Buscar

etica profissional1

Prévia do material em texto

ÉTICA PROFISSIONAL
Michéli Rossi
Janaina Hank
Fabia Regina Zeferino
TUTOR EXTERNO – Ana Claudia Haffeman
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Gestão Financeira
RESUMO:
 A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Assim como em todas as áreas de atuação, o Executivo de Finanças possui seu próprio Código de Ética, o qual determina que no exercício de suas atribuições e responsabilidades profissionais e pessoais, o profissional deve conduzir seu trabalho com absoluta integridade e honestidade.
 
Palavras chaves: Ética profissional, Ética, Ética no setor financeiro. 
1 INTRODUÇAO:
 A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os sentidos da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano. As mudanças decorrentes da evolução e dos acontecimentos históricos são muito significativas e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.
 Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social.
Assim, a Ética é o conjunto de normas morais pelo qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
 Sendo a ética, um exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes das ações sociais, podemos dizer que ela também é responsável por nossas condutas morais. As relações interpessoais no ambiente de trabalho são extremamente necessárias, no entanto, é fundamental manter uma postura ética e responsável. Por esse motivo, existem códigos de ética que buscam estabelecer normas de conduta aos profissionais.
 Esses Códigos de Ética criados pelos Conselhos existem para padronizar procedimentos operacionais e condutas de comportamento, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários de cada serviço. Eles estabelecem princípios ético-morais de determinada profissão, e prevêem penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito em qualquer esfera. Por isso, cabe ainda aos Conselhos a função de fiscalizar o cumprimento dos Códigos de Ética.
 No exercício da gestão Financeira é importante se manter atualizado (a) com conhecimentos técnicos e possíveis mudanças que possam ocorrer. Sendo assim, o profissional contribui efetivamente para seu aperfeiçoamento pessoal e para o da empresa.
 Na elaboração de relatórios financeiros, o executivo deve incluir as informações de forma objetiva, clara e precisa, para que os investidores possam compreender corretamente as informações.
 Esses são indicativos essenciais dos valores éticos no trabalho, os quais se estabelecem através do respeito mútuo, tratando todos os funcionários com civilidade e gentileza. Por final, cabe ao profissional de finanças, garantir que as normas éticas sejam respeitadas.
 Dobson, buscando demonstrar o papel da ética em finanças, diz que “A teoria econômico-financeira promulgou seu tipo particular de hedonismo. Assumindo que a única motivação razoável para o comportamento humano é a maximização da riqueza pessoal, sancionou e promoveu tal comportamento entre a comunidade financeira.” (Dobson, 1993, p. 57). Sob esse prisma, diz que a ética em finanças tende a ser vista apenas dentro do rígido conceito da teoria financeira, e que, por isso, assume o papel ambíguo e subserviente de legitimar alguns objetivos materialistas. Afirma que a atual concepção de ética, como uma restrição ao comportamento, é ilógica, pois sanciona comportamentos não éticos se estes levarem a ganhos financeiros; nessa mesma linha de raciocínio, crítica os que afirmam que o comportamento ético é uma restrição necessária e desejável por manter o nível de confiança no mercado.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 De qualquer forma, mesmo havendo os valores éticos, o indivíduo por vezes se depara com dilemas éticos, pois os interesses e necessidades das pessoas envolvidas na decisão são geralmente conflitantes. Os valores éticos são desenvolvidos ao longo do tempo e são influenciados pelos grupos dos quais ele faz parte, como a família, religião, amigos, escola etc.
 Nas organizações o código de ética tem objetivo auxiliar nas decisões que envolvam conflitos morais. O código de ética é um conjunto de normas formais e padrões baseados nos valores éticos e nas crenças sobre certo e errado. Porém, a existência de um código de ética só leva a comportamentos éticos se houver governança, ou seja, se ações imorais, antiéticas ou ilegais forem denunciadas.
REFERENCIAS
Gomes, Carlos Roberto Secretariado e assessoria administrativa / Carlos Roberto Gomes. —1. Ed .—Santa Cruz do Rio Pardo,SP : Editora Viena , 2010. --
 Acesso 27/05/2017 15h30min
http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-etica-profissional/
http://blog.fipecafi.org/valores-eticos-no-ambiente-de-trabalho/
Acesso 28/05/2017 18h04min
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/etica_profissional.htm
http://blog.fipecafi.org/a-etica-para-o-executivo-financeiro/
http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n2/v1n2a05.pdf

Continue navegando