Buscar

PCC de Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Epitelial
O tecido epitelial é um tipo de tecido de revestimento externo do organismo e revestimento externo e interno dos órgãos. Formam também, as glândulas exócrinas e endócrinas e constituem estruturas e órgãos sensoriais. Sua origem é através dos três folhetos embrionários (histogênese), sendo eles, ectoderma, mesoderma e endoderma. São a vascularizados por não possuírem vasos sanguíneos e sua nutrição e oxigenação é através do tecido conjuntivo, ou seja, o epitelial só se mante com o conjuntivo. Ambos tecidos juntos, formam o maior órgão do corpo humano, a pele (revestimento externo). Possui excelente capacidade de regeneração e são inervados, possuindo células justapostas (que estão unidas umas às outras, através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana).
O tecido epitelial desenvolve variadas funções, tais como proteção, absorção, secreção e excreção. As células epiteliais estão presas à chamada membrana basal (conjunto da lâmina basal mais fibras reticulares do tecido conjuntivo), uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente. A lâmina basal é formada pelo tecido epitelial e impede o contado direto deste tecido com o tecido conjuntivo que sempre se localiza abaixo dos epitélios.
Os epitélios de revestimento, são constituídos por uma ou mais camadas de células com diferentes formas e tamanhos. De acordo com as camadas celulares, são classificados em: Epitélio Simples (formado por uma única camada de células); Epitélio Estratificado (formado por mais de uma camada de células) e Epitélio Pseudoestratificado (formado por uma camada de células, porém possui células com alturas diferentes). 
Os epitélios também podem ser classificados de acordo com a forma das células, sendo eles: Epitélio Pavimentoso (formado por células achatadas); Epitélio Cúbico (formadas por células em formatos de cubo); Epitélio Prismático (formado por células alongadas em formas de coluna) e Epitélio de Transição (formado por células cúbicas, mas ficam achatadas devido ao estriamento provocado pela dilatação dos órgãos.
Os epitélios glandulares são tecidos com função secretora, que constituem órgãos especializados, chamados de glândulas. A maioria das glândulas do corpo humano são formadas a partir do epitélio de revestimento. Podem ser de dois tipos: exócrinas (formadas pelas células de secreção e um ducto excretor) ou endócrinas (responsável pela produção de hormônios).

Outros materiais