Buscar

HISTÓRIA DA AMÉRICA I AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA I
5a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O processo de conquista da América pelos ibéricos encontrou um obstáculo importante, que foi a falta de força de trabalho para ocupar os territórios. Os portugueses solucionaram o problema forçando a migração de centenas de milhares de negros da África para o Brasil, recurso que os espanhóis usaram de forma apenas complementar. No caso espanhol a mão-de-obra foi obtida nos próprios territórios dominados, através da imposição da corvéia aos índios, usando como formas de domínio a Cruz, a espada e a fome, como afirmou Pablo Neruda séculos depois. Marque a opção que explique as conseqüências deste processo de domínio.
		
	
	O sucesso do sistema colonial espanhol promoveu um aparte natural dos segmentos ameríndios que se adaptavam ou não ao modelo de exploração da metrópole. Aos que se adaptavam a promessa, nunca cumprida, de fortuna e poder e os que não se adaptavam eram deslocados pacificamente para áreas onde puderam perseverar a sua cultura.
	
	Podemos afirmar que não houve qualquer tipo resistência indígena ao processo de domínio. Os historiadores atribuem isso ao poder de persuasão dos evangelizadores da Igreja católica, como por exemplo Bartolomeu de Las Casas.
	
	As conseqüências do processo de domínio foram desastrosas, em pouco tempo os espanhóis já precisavam importar mão-de-obra escrava negra da África em números superiores aos dos portugueses. Isso deveu-se a um política implementada pelo clérigo Bartolomeu de Las Casas, que determinou a eliminar todos os indígenas que resistissem ao domínio.
	
	O processo foi descrito, pelos historiadores ufanistas pela América, de forma muito mais agravada do que realmente foi. As conseqüências desastrosas do Antigo sistema colonial só foi sentida em algumas regiões, como Santo Domingo e Cuba, nos demais locais houve uma adaptação rápida dos ameríndios à lógica espanhola. O grande responsável por fácil adaptação foi Las Casas.
	 
	O antigo sistema colonial espanhol aproveitou-se da grande densidade populacional que existia em algumas regiões dos seus domínios, notadamente México e Peru. Mas o processo de exploração desmedida ocasionou uma queda significativa da população ameríndia. As doenças, as guerras e o trabalho excessivo foram as causas. A situação era tão grave que Bartolomeu de Las Casas denunciou a Coroa e exigiu medidas rápidas, sob pena de colocar em risco o sucesso da empresa espanhola.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A América Espanhola sofreu um intenso processo de espoliação durante o período inicial da colonização dos espanhóis na região. Imensas quantidades de metais foram retirados da região para abastecer o mercado europeu, principalmente prata. A principal mão-de-obra utilizada nesse processo foram os indígenas que aqui residiam, o que conduziu a um intenso decréscimo da população indígena na América. Dentre as principais motivações que explicam esse decréscimo, não podemos incluir:
		
	
	A superioridade bélica dos conquistadores diante dos indígenas, que com aparato militar muito inferior, tornaram-se alvos fáceis na conquista do território.
	
	As doenças que assolaram os povos da região, aliadas ao intenso trabalho forçado.
	
	A intensa exploração dos indígenas e os trabalhos forçados nas minas.
	 
	A transferência de uma grande parcela dessa população para a Europa, onde exerceriam funções diferenciadas.
	
	Os trabalhos forçados, aliados às condições de alimentação.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A respeito dos sistemas de trabalho compulsório nas Américas, assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	A Nova Inglaterra empregou a servidão por contrato, temporária, em pagamento da passagem de navio para o trabalhador.
	
	No Brasil, padres combateram a escravidão indígena, mas toleraram e até praticaram a escravidão negra.
	
	A mita era a servidão coletiva temporária de origem inca, adaptada pelos espanhóis nas minas, mediante um salário, e fortemente opressiva.
	 
	Mita, encomienda e cuatequil foram adotados pelos espanhóis porque não violentavam costumes indígenas, habituados à servidão coletiva.
	
	Na América Espanhola, a encomienda era a servidão indígena como tributo em contrapartida da salvação de sua alma e de "proteção".
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Baseados em um sistema mercantil em que a metrópole teria o máximo ganho comercial sobre as colônias, os sistemas de trabalho compulsório introduzidos pelos colonizadores europeus se manifestaram com diversas variações. Sabendo disso, diga qual das afirmações a seguir é FALSA:
		
	 
	Desconhecido pelos ameríndios, o repartimiento foi um sistema brutal de exploração do trabalho, que não promoveu nenhum tipo de integração dos indígenas ao sistema econômico europeu.
	
	O uso do trabalho escravo africano na América espanhola supriu a escassez de mão de obra após a dizimação de vastas populações indígenas, além de garantir arrecadação à Coroa com a venda das licenças de tráfico.
	
	A Encomienda funcionava através da delegação de poderes de exploração do trabalho indígena ao encomendero, que muitas vezes abusava desse direito.
	
	Mesmo não sendo formalmente um tipo de escravidão, a prática hacienda prendia os trabalhadores indígenas a terras controladas pelos espanhóis por meio de dívidas.
	
	Muitos encomenderos acabaram sendo responsáveis pela dizimação de grandes quantidades de população indígena.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A chegada do espanhóis e portugueses a América deu início ao amplo processo de exploração do território em benefício das metrópoles conquistadoras. O sistema colonial tem algumas características especificas do modelo Ibérico, indique, a partir das afirmativas abaixo, a opção que traduz o sistema colonial da América Ibérica. 
I- A mão-de-obra na América hispânica era eminentemente escrava, priorizando-se os escravos negros nas minas de ouro e prata do altiplano. 
II- Na América portuguesa a atividade exploratória só se tornou rentável com a distribuição de sesmarias e o uso de escravos africanos na produção de cana-de-açúcar. 
III- No que diz respeito a exploração da atividade agrícola na América hispânica, a hacienda era sua principal estrutura e a encomienda a fonte de mão-de-obra nos primeiros anos de exploração. 
IV- As minas de ouro e prata se situavam no Peru e no México.
		
	
	Estão corretas somente II e IV.
	 
	Estão corretas somente a II, III e IV.
	 
	Estão corretas somente a II e III.
	
	Estão corretas somente I e II.
	
	Estão corretas somente a III e a IV
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O estabelecimento da mineração criou um mercado interno colonial, voltado, sobretudo, para o consumo de quais produtos?
		
	
	Açúcar e Café
	
	Vinhos e azeites
	
	Sedas e especiarias
	
	Cachaça e Rum
	 
	Têxteis de lã e algodão
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quais das afirmações abaixo explicam corretamente as vantagens que os colonizadores viam na introdução do trabalho escravo africano na América Ibérica? 
I. Preguiçosos e acomodados, os indígenas não ameaçavam os europeus, mas também não trabalhavam o suficiente para suprir suas expectativas.
II. O trabalho escravo era muito mais barato, já que os custos de transporte era muito mais barato e eles não precisavam ser alimentados.
III. A venda de licenças para a prática do tráfico de escravos gerava uma gorda renda para as monarquias europeias.
IV. Amenizava os efeitos da dizimação das populações indígenas, o que foi especialmente importante para os objetivos espanhóis.
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas I, e IV estão corretas.8a Questão
	
	
	
	
	É possível estabelecer uma relação entre o uso de trabalho escravo africano e os tipos de exploração desenvolvidos na América Ibérica?
		
	
	Sim. Por isso a escravidão indígena foi muito mais forte na América Portuguesa, enquanto na América Espanhola os indígenas foram inseridos em um suave regime de trabalho livre.
	 
	Sim. O trabalho escravo foi usado com maior intensidade na América portuguesa em razão da ausência imediata de metais preciosos. Assim, a agricultura de plantation se tornou a maior fonte de riqueza da colônia.
	
	Não. Tanto na América portuguesa quanto na América espanhola o uso do trabalho indígena foi praticamente o mesmo. Pouco desenvolvido e de pouca duração. Assim, espanhóis e portugueses usaram trabalho escravo em grande escala desde cedo.
	
	Sim. Pois a experiência portuguesa nas ilhas atlânticas não se comparava à experiência espanhola na apropriação de trabalhos como a mita e a encomienda.
	
	Não. Sendo um tipo de trabalho muito produtivo, a escravidão africana foi aplicada com a mesma intensidade, independentemente de região e de produção.