Buscar

Embriologia UFRRJ- Resumo introdução, fecundação e pré implantação

Prévia do material em texto

Embriologia- Introdução/ fecundação
Embriologia- Introdução/ fecundação
Capacitação:
Etapa que antecede a fertilização. É uma transformação dos Sptz que ocorre durante a sua migração pelo trato genital feminino, para que possam se ligar à zona Pelúcida, realizar a reação acrossômica e fertilizar o ovócito.
Os Sptz que saem dos testículos e entram no ducto epididimário possuem movimento circular. Após um processo de maturação de duas semanas,quando percorrem todo o epidídimo e são armazenados em sua cauda, os Sptz adquirem motilidade para frente, necessária para a fecundação.
Na capacitação, que ocorre dentro do trato genital feminino, durante o trajeto até a tuba uterina que leva algumas horas, alteram-se dois aspectos decisivos no comportamento espermático:
1-Aumento da motilidade do flagelo;
2-O Sptz torna-se capaz de sofrer a reação acreossômica.
No processo de capacitação, o Sptz sofre grandes transformações bioquímicas e funcionais, como alterações em glicoproteínas, lipídios e canais de íons na membrana plasmática. Ocorre a exposição de receptores de superfície celular que ajudam o Sptz a se ligar à zona Pelúcida.
Fecundação:
União de um Sptz com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina, formando o zigoto. Possui algumas fases:
1)Reação acreossômica- Passagem do Sptz através da corona radiata do ovócito. Tal reação é auxiliada pela ação da enzima Hialuronidase, liberada no acrossoma do Sptz e também pelo movimento da causa do Sptz.
2)Penetração na zona pelúcida- Formação de um caminho na zona pelúcida através da ação de enzimas. Assim que o Sptz penetra na zoa pelúcida, desencadeia o fim da segunda meiose e uma reação zonal, mudanças nas propriedades da zona pelúcida que a torna impermeável a entrada de outros Sptz.
3)Fusão das membranas- Ocorre a fusão das membranas do ovócito e do Sptz. A cabeça e a cauda do Sptz entram no citoplasma do ovócito, na área de fusão.
4)Fim da segunda divisão meiótica do ovócito- Formação do ovócito maduro (pronúcleo feminino) e o segundo corpo polar.
5)Formação do pronúcleo masculino- Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo do Sptz aumenta a fim de formar o pronúcleo masculino, enquanto que a cauda do Sptz se degenera. Durante o crescimento, os pronúcleos replicam o seu DNA.
6)Lise da membrana do pronúcleo- Ocorre a agregação dos cromossomos para a divisão celular mitótica e a primeira clivagem do zigoto.
A fecundação ocorre na ampola do oviduto.
Bloqueio à poliespermia:
A poliespermia é quando mais de um Sptz lança material genético no ovócito. Existem mecanismos que impedem a poliespermia. Assim que o primeiro Sptz toca a região da zona pelúcida (membrana do ovócito), ocorre um estímulo para a liberação de grânulos corticais para a zona pelúcida e a inativação do Sptz.
O primeiro Sptz a penetrar na zp se funde com a membrana do ovócito e induz a exocitose de Ca+² dependente de grânulos corticais localizados logo abaixo da membrana plasmática, no processo chamado de reação cortical. O conteúdo liberado dos grânulos corticais inativa a ZP3, de modo que ela não mais pode se ligar a membrana do Sptz. Há também a clivagem de ZP2, que endurece a zp, impedindo a penetração do Sptz.
O bloqueio à poliespermia pode ser rápido ou lento. O bloqueio rápido se dá pela mudança do potencial de membrana do ovócito. Tal bloqueio não é dado como certo em mamíferos. O bloqueio lento é o descrito anteriormente como reação cortical.
Resumo das etapas da fecundação:
1-Passagem do Sptz pela corona radiata;
2-Adesão do Sptz à zp;
3-Reação acrossômica e passagem do Sptz através da zp;
4-Fusão das membranas do Sptz e do ovócito;
5-Entrada de material genético do Sptz no ovócito;
6-Término da segunda divisão meiótica do ovócito;
7-Formação dos pronúcleos;
8-União dos pronúcleos (singamia e anfimixia);
9-Formação do zigoto
Os ovócitos também se preparam para a fecundação. Durante a ovulação, ovócitos de mamíferos são liberados do ovário para dentro da cavidade peritoneal, próximo a entrada do oviduto, para dentro da qual são levados rapidamente. Eles são então cobertos por várias camadas de células foliculares (ou da granulosa) e embebidas em matriz extracelular rica em hialuronana (ou ácido hialurônico). Estas células podem ajudar o ovócito a ser recolhido para dentro do oviduto e elas também podem secretar sinais químicos (quimiotaxia), que atraem os Sptz para o ovócito.
Consequências da fecundação:
-Restauração do número de cromossomos da espécie;
-Determinação do sexo;
-Ativação metabólica do zigoto para a próxima fase: Clivagem.
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas, que resultam em um aumento significativo de células, dizemos que tal processo é a fase de Clivagem (segmentação ou blastogênese). Tais células originadas na clivagem são os Blastômeros, que diminuem de tamanho a cada divisão por clivagem que ocorre. A clivagem possui diversos estágios e se dá no oviduto.
1-Cálula ovo
2-Fase de 2 blastômeros
3-Fase de 4 blastômeros
4- Fase de 8 blastômeros
5-Mórula
6-Blastocisto inicial
7-Blastocisto tardio
Fase de pré-implantação:
-Clivagem
-Compactação (aumento da espessura e formação do blastocisto). A compactação é a fase onde há o aumento da expressão de proteínas de adesão como a e-caderina.

Continue navegando