Buscar

História Política: Conceitos e Abordagens

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício: CEL0496_EX_A4_201609012046_V1 	12/04/2018 21:53:45 (Finalizada)
Aluno(a): MATHEUS ARAUJO CAETANO QUINUPA	2018.1 EAD
Disciplina: CEL0496 - TEORIA DA HISTÓRIA 	201609012046
 
Ref.: 201609754670	
 Código de referência da questão.1a Questão
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome de um historiador brasileiro que estabeleceu relações estreitas entre a história e o poder.
 Certo	Francisco Falcon.
 Errado	Ciro Flamarion Cardoso.
	Manoelo Florentino.
	João Fragoso.
	Caio Prado Jr.
 
Ref.: 201609688287	
 Código de referência da questão.2a Questão
Ao longo da história da ciência histórica, a história política foi constantemente abordada pelos autores que se debruçaram sobre o tema do ofício do historiador. Tendo estado bem presente no historicismo germânico, que, como sabemos, foi o berço de nascimento da nossa disciplina, a história política foi alvo da crítica do movimento historiográfico que aprendemos a chamar de "Escola dos Annales". Atualmente, diante da crise do estruturalismo da história social francesa, a história política, com seus métodos e abordagens renovados, voltou a fazer parte do cardápio teórico dos historiadores profissionais. Diante disso, assinale, entre as opções abaixo, aquela que melhor define os objetivos da história política.
	Examinar exclusivamente o funcionamento do Estado.
	Examinar, através de uma metodologia baseada na semiótica, a cultura artística de uma determinada sociedade.
	Examinar, através de dados estatísticos, o perfil demográfico de uma determinada sociedade sociedade.
 Certo	Examinar as relações de poder em uma determinada sociedade.
	Examinar a produção, a circulação e a distribuição de riqueza em uma determinada sociedade.
 
Ref.: 201609252371	
 Código de referência da questão.3a Questão
Assinale a Alternativa ERRADA.
Além da sua notável expansão de objetos de estudo, a História Política renovou-se também a partir dos seus diálogos intradisciplinares com outros campos da História, bem como de seus diálogos interdisciplinares com outras ciências humanas e sociais.
	Outro conceito relevante para a ampliação dos objetos de estudo dos que se dedicam a História Política é o de "Micro Poder", que tem como entre suas principais referências as obras de Michel Foucault.
 Certo	Em função da tentativa de interação com outros campos do saber, a História Política passou a sofrer muitas críticas, sendo acusada de se apropriar indevidamente de técnicas, conceitos, vocabulários e problemáticas que não lhe diziam respeito.
	A Ciência Política contribuiu simultaneamente para uma renovação do vocabulário da História Política e para a incorporação de novas noções, tais como o conceito de "poder simbólico", proposto pelo sociólogo Pierre Bourdieu.
	Entre estas ciências humanas e sociais, destacam-se, entre outras, a Sociologia, a Ciência Política e a Psicologia Social.
 Errado	Com relação as novas metodologias que passaram a ser disponibilizadas aos historiadores políticos através da renovação dos diálogos interdisciplinares, podemos citar como exemplos a Linguística e a Estatística.
 
Ref.: 201609589945	
 Código de referência da questão.4a Questão
Sobre o campo da história política na contemporaneidade: I. Não é mais praticada por não responder mais aos questionamentos do presente com sua história dos grandes acontecimentos e heróis. II. Passou a conviver com outras perspectivas e modalidades históricas, como a história cultural. III. Renovou-se a partir de uma expansão conceitual relativa ao seu fundamento principal, o poder, como a noção de micro-poder.
	AS afirmativas I, II e III estão corretas.
 Certo	As afirmativas II e III estão corretas.
	As afirmativas I e III estão corretas.
	As afirmativas I e II estão corretas.
	Apenas a afirmativa II está correta.
 
Ref.: 201609754652	
 Código de referência da questão.5a Questão
Assinale, entre as alternativas apresentadas abaixo, aquela que apresenta, corretamente, o nome da abordagem historiográfica que se interessa pelas relações de poder.
	História demográfica.
	História serial.
	História econômica.
	História quantitativa.
 Certo	História política.
 
Ref.: 201609882164	
 Código de referência da questão.6a Questão
Sobre a História Política, observe as seguintes afirmações: I - Estamos diante de uma virada epistemológica no século XX, com a reformulação dos objetos de pesquisa e do próprio modus operandi do fazer historiográfico. Essa virada é nítida com o advento do positivismo. II - Essa Nova História está preocupada com o poder. Ou seja, analisa as relações presentes nos processos revolucionários, na construção dos regimes, no como o poder é construído nas micro-relações e como esse processo está relacionado aos demais movimentos existentes em determinado espaço social. III - Até então, a história política era uma construção voltada para a descrição dos grandes estados e/ou a dessa construção por meio dos ¿grandes homens¿. Essa história flerta com o caráter ora biográfico, ora meramente descritivo, oferecendo como produto o resultado de batalhas e seus desdobramentos.
 Certo	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	Somente a afirmativa III está correta.
 Errado	Todas as afirmativas estão corretas.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
 
Ref.: 201609030877	
 Código de referência da questão.7a Questão
"Esses avanços se operam muitas vezes em detrimento de outro ramo, como se todo avanço devesse ser pago com algum abandono, duradouro ou passageiro, e o espírito só pudesse progredir rejeitando a herança da geração anterior. Era pois provavelmente inevitável que o desenvolvimento da história econômica ou social se fizesse às custas do declineo da história dos fatos políticos, daí em diante lançada num descrédito aparentemente definitivo. Ora, o movimento que leva a história, o mesmo que acerretou o declínio da história do político , hoje traz de volta essa história em primeiro plano, Ao lado da história das relações internacionais, profundamente renovada, da história religiosa, também reformada e em pleno desenvolvimento da história cultural, a última a chegar e que desfruta de um entusiasmo comparável àquele de que se beneficiaram tempos atrás a história econômica e a história social, eis que a história política experimenta uma espantosa volta da fortuna cuja importância os historiadores nem sempre têm percebido."
RÉMOND, Réne. "Por uma história presente". In: ____________. "Por uma história política". Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003. p. 13-14.
Qual o objetivo do autor com a passagem acima?
	Exaltar o renascimento da política nos estudos históriográficos recentes.
	Prever o esquecimento da história cultural, tal como aconteceu com a história econômica e política.
 Certo	Anunciar uma nova forma de pensar a história política atráves da conexão entre os campos de estudo.
	Demonstrar que a competição entre os campos historiográficos é corrente e alguns serão beneficiados e outros esquecidos.
	Protestar contra os historiadores que ignoram os fatos políticos em suas análises.
 
Ref.: 201609689349	
 Código de referência da questão.8a Questão
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que melhor apresenta o conceito de poder que está no fundamento analítico dos atuais estudos de história política.
	Tal como a história política oitocentista, a atual história política está preocupada, exclusivamente, com a ação dos grandes homens.
 Certo	Diferente da história política oitocentista, a atual história política não se limita a examinar as relações de poder no nível do Estado, mas se fundamenta em uma concepção "microfísica" de poder.
	Tal como a história política oitocentista, a atual história política está preocupada, exclusivamente, com o as relações de poder a nível do Estado.
	Diferente da história política oitotencista, a atual história política tem preocupação, exclusivamente,
biográfica.
	Não é possível falar em uma "história política" no atual momento da historiografia, pois o estruturalismo da história social francesa ainda continua hegemônico na nossa disciplina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais