Buscar

Discursiva inclusao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva
1-	Na história da Educação Especial brasileira passamos por três paradigmas distintos. O Paradigma da Institucionalização...
R: O paradigma da institucionalização esteve ligado à caridade e a filantropia. Essa institucionalização foi marcada pela criação do imperial instituto de meninos cegos em 1854 (chamado instituto Benjamin Constant), e pela instalação do instituto dos surdos-mudos conhecido como (Instituto nacional de educação de surdos- INES), o atendimento se estendeu as pessoas com deficiência mental. Caracterizou se também pela retirada das pessoas com deficiência do convívio social e comunitário, inserindo as em instituições residenciais ou escolas em locais distantes de onde moravam seus familiares..
2-	O Paradigma da Institucionalização foi muito criticado a partir das décadas de 1960 e 1970 e, por conta disso, um novo paradigma começa a...
R: Essa institucionalização se deu por causa da privação que os deficientes tinham em convivência social, já que ficavam presos em instituições distantes de suas residências. A LDB estabelece que a educação especial deva enquadrar-se no sistema geral de educação, a fim de integra-los na comunidade.
3-	O paradigma de serviços é fortemente criticado e, por causa disso, surge um novo movimento na área da Educação Especial... R: A sociedade precisa se adaptar para atender ao publico especial, seria necessário à reorganização de estratégias, começando pelo apoio das instâncias municipal, estadual e federal. É preciso fortalecer a formação dos professores para entenderem a inclusão estabelecendo assim um alvo, criar uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores, familiares e profissionais especializados e também uma reestruturação arquitetônica e no currículo pedagógico com propostas flexíveis e abertas. É preciso fornecer suporte para que todos tenham acesso a vida em comunidade.
4-	Uma Escola Regular recebeu neste ano um aluno com deficiência que foi matriculado no 3º ano.
R: Primeiro é necessário identificar qual o tipo de deficiência para se adequar as necessidades desse aluno. Falando de modo geral teria que ver se a arquitetura da escola é adequada, se tem materiais diferenciados, ter suporte de uma ajudadora pedagógica, ter uma rede de apoio entre a área da saúde, área da educação e família. Além de programas de conhecimento na área de inclusão para os professores. 
5-	A partir das décadas de 1960 e 1970 há um movimento de retirar as pessoas com deficiência das...
R: O Paradigma de Serviço defende a integração progressiva das pessoas com deficiência na vida em comunidade junto ás pessoas consideradas normais, mas para que isso corresse, era necessário um trabalho conjunto entre as instâncias administrativas que regulam o sistema regular e o sistema de ensino da Educação Especial. Nesse paradigma a pessoa com deficiência deve no que for possível ser integrada no sistema de ensino regular, e se não tiver condições de frequentar a sala regular, é oferecida uma educação nas salas especiais ou nas instituições.
6-	Alguns deficientes físicos, por conta de sua condição biológica, apresentam dificuldades na comunicação.
R: Comunicação alternativa: é qualquer forma de comunicação diferente da fala (gestos, figuras, escrita) são formas alternativas de comunicação para o individuo que carecem da capacidade de falar. Comunicação aumentativa: é a comunicação complementar ou de apoio à fala. É um facilitador do desenvolvimento da fala.
7-	A escolarização de alunos com deficiência na rede regular de ensino é um fato e o Ensino Colaborativo...
R: Ensino Colaborativo: é a situação onde a professora do ensino regular e uma professora especialista são parceiras, trabalham juntas em colaboração. Consultoria colaborativa: é o trabalho de suporte profissional à escola (psicólogo, fonoaudiólogo...), esses prestam serviço de orientação para melhorar a condição de ensino.
8-	Alguns deficientes físicos, por conta de sua condição biológica, apresentam dificuldades na comunicação.
R: Comunicação alternativa: há a substituição da fala por outro tipo de comunicação, uma vez que a pessoa sente muitas dificuldades com a oralização; utilizam-se pranchas ou cartões de comunicação. 
Comunicação aumentativa: usa-se um meio de comunicação para compensar as falhas da fala, contudo o sujeito não deixa de utilizar a linguagem oral.
9-	Quais foram as dificuldades encontradas no Paradigma de Serviços, que fez com que...
R: A primeira dificuldade é que 
10-	A expansão industrial atrelado a oferta de mão de obra para atuar no mercado, resultou no aumento...
R: Para fazer parte de um grupo, é necessário usar as mesmas roupas (sempre de marcas caras e famosas), ter o melhor carro, etc. Sendo assim, a pessoa passa a ser respeitada e valorizada por aquilo que tem (coisas materiais) e não pelo que é (seu caráter, valores e princípios). Por conta disso, quem foge do padrão estabelecido pela sociedade, acaba sendo excluído e sofre preconceito. Por sua vez, o Estado garante, através de suas leis, que todos sejam tratados da mesma forma praticando, assim, a inclusão.
Como as redes de apoio devem ser desenvolvidas?
11-	O documento Subsidiário à Política de Inclusão, elaborado pelo Ministério da Educação em 2005...
12-	Matricular pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular requer...
13-	Hoje, apesar das desigualdades presentes na sociedade, há determinações legais que no plano teórico asseguram condições...
14-	Na história da educação especial passamos por três momentos históricos, dentre eles podemos destacar o paradigma da institucionalização.
15-	Segundo Nogueira, “um projeto, na verdade, é, a principio uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo...
16-	Em 2002, o Ministério da educação e a Secretaria de Educação Especial publicaram um documento sobre classe hospitalar...
17-	Na história da Educação Especial passamos por três momentos históricos, dentre eles podemos...
18-	 Matricular pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular requer uma serie de ajustes...
19-	Hoje, apesar das desigualdades presentes na sociedade, há determinações legais que no plano...
20-	 Disserte sobre este momento da educação especial, tambem chamado de Paradigma de Serviços...
21-	A escolarização de alunos com deficiência na rede regular de ensino é um fato e o Ensino Colaborativo...
22-	 Quais foram as dificuldades encontradas no Paradigma de Serviços, que fez com que mudássemos...
23-	A expansão industrial atrelado a oferta de mão de obra para atuar no mercado, resultou no aumento considerável de produtos industrializados...
24-	Uma Escola Regular recebeu neste ano um aluno com deficiência que foi matriculado no 3º ano.
25-	A partir das décadas de 1960 e 1970 há um movimento de retirar as pessoas com deficiência das instituições...
26-	As escolas de todo o país enfrentam um antigo desafio: incluir no cotidiano escolar todos os alunos, com suas semelhanças e diferenças, possibilitando...
27-	Quem sugeriu e documentou a inclusão? Em que época isso ocorreu ? qual foi o embasamento teórico utilizado?

Outros materiais