Buscar

PROVA GINECOLOGIA

Prévia do material em texto

1) DESCREVA AS CARACTERISTICAS REPRODUTIVAS E O TRATAMENTO INDICADO PARA VACA QUE APRESENTE CISTO FOLICULAR.
R= AUSENCIA DE OÓCITO, CÉLULAS DA GRANULOSA DEGENERADAS, CÉLULAS DA TECA EDEMACIADAS. TRATAMENTO: GNRH, HCG,COMPRESSÃO MANUAL- PUNÇÃO.
2) ÉGUA DA RAÇA CAMPOLINA, PELAGEM BAIA, 7 ANOS,APRESENTOU HÁ DUAS SEMANAS ATRÁS DO CIO ANOVULATÓRIO. O MEDICO VETERINARIO ACOMPANHOU A ÉGUA ATRAVÉS DE PALPAÇÃO RETAL E SOLICITOU AO TRATADOR PARA DEIXÁ-LA SOLTA NO PASTO. PERGUNTA-SE:a)O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A ÉGUA?É NORMAL APRESENTAR ESTE CIO ANOVULATORIO? EXPLIQUE.
R= ESTÁ ACONTECENDO UM CRESCIMENTO FOLICULAR SEM OVULAÇÃO: O FOLICULO ENTRA EM ATRESIA E SE LUTEINIZA. FORMA O CORPO LÚTEO E REGRIDE EM 17-18 DIAS APÓS. É NORMAL NO PRIMEIRO CIO.
b)VOCÊ TERIA A MESMA CONDUTA DAQUELE MEDICO VETERINARIO? JUSTIFIQUE.
R= EU FARIA TRATAMENTO COM GNRH E HCG PARA BOTAR ELA NO CIO E AUMENTAR O NÍVEL DE FSH E LH.
3) FAÇA UM QUADRO EXPLICANDO AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E DAS ESTRUTURAS EXTERNAS E INTERNAS DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO DA VACA NAS DIFERENTES FASES DO CICLO ESTRAL, DESCREVENDO OS HORMONIOS QUE ESTÃO RELACIONADOS.
R= VACA 21 A 22 DIAS (CICLO)
PRO-ESTRO= OCORRE A LIBERAÇÃO DE FSH E LH PELA ADENO-HIPOFISE, PARA QUE HAJA DESENVOLVIMENTO DO FOLICULO E PRODUÇÃO DE ESTRÓGENO. A PAREDE VAGINAL FICA ESPESSA E AUMENTA A VASCULARIZAÇÃO UTERINA. SE INICIAM AS MODIFICAÇÕES NA GENITALIA E AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS. OCORRE EDEMACIAÇÃO DA VULVA, NAS VACAS HÁ PRESENÇA DE UM MUCO CRISTALINO E O UTERO FICA TÚRGIDO (FIRME).HÁ MODIFICAÇÕES DISCRETAS, HIPEREMIA, INQUIETAÇÃO, MONTA NAS OUTRAS VACAS PORÉM NÃO SE DEIXA SER MONTADA.
ESTRO= CIO, FASE EM QUE OCORRE PIQUE DE LH, DETERMINANDO UM AUMENTO NA LIBERAÇÃO DE ESTROGENO. A FEMEA PASSA A APRESENTAR TODAS AS CARACTERISTICAS DE CIO (CÉRVIX RELAXADA, VULVA EDEMACIADA, LEVANTA A CAUDA , ACEITA O MACHO, ETC). CULMINA COM A RUPTURA DO FOLICULO (COM EXCEÇÃO DA VACA, ONDE SUA OVULAÇÃO OCORRE NO PERÍODO INICIAL DO METAESTRO, ATÉ 6 HORAS APÓS ACABAR O CIO).NA FASE DO ESTRO O UTERO DA VACA FICA TURGIDO.
METAESTRO= FASE PÓS OVULATORIA, QUE SEGUE A FORMAÇÃO DO CORPO LUTEO FUNCIONAL. OCORRE REDUÇÃO DE ESTROGENIO E AUMENTO DE PROGESTERONA. O APARELHO GENITAL ENTRA EM ESTADO DE QUIESCENCIA. O UTERO FICA FLACIDO NO CASO DE VACAS E PEQUENOS RUMINANTES, E A CÉRVIX COMEÇA A FECHAR. VULVA E VAGINA FICAM PALIDAS E MENOS UMIDIFICADAS. A VACA COMEÇA A SUA OVULAÇÃO NESTA FASE.
DIESTRO= HÁ PLENA ATIVIDADE DO CORPO LUTEO COM PRODUÇÃO DE PROGESTERONA E O ÓRGÃO QUIESCENTE, É A FASE SECRETORA. UTERO SE PREPARA PARA A IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO.VULVA E VAGINA SE APRESENTAM COLORAÇÃO NORMAL. CÉRVIX FECHADA, VULVA SEM PRODUÇÃO DE SECREÇÃO.A PROGESTERONA VAI FAZER A MANUTENÇÃO DA GESTAÇÃO. CASO NÃO HAJA FECUNDAÇÃO, O UTERO IRÁ ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE PROSTAGLANDINA QUE IRÁ PROMOVER A LISE DO CL, PROMOVENDO UMA QUEDA NA PRODUÇÃO DE PROGESTERONA E AUMENTO NA PRODUÇÃO DE FSH E LH, RETORNANDO AO ESTADO INICIAL(NOVO CICLO).
ANESTRO= LONGO PERIODO DE INATIVIDADE (AUSENCIA DE CIO), PODENDO SER GESTACIONAL, POR CARENCIA NUTRICIONAL (ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, ANIMAL PASSANDO FOME OU MUITO OBESO).
ANESTRO FISIOLOGICO= ÉGUA PARA DE OCORRER CIO DEVIDO AO INVERNO PELA DIMINUIÇÃO DE LUZ.(OCORRE EM FEMEAS ESTACIONAIS, ÉGUA TEM O CIO NA PRIMAVERA E VERÃO, CABRA CIO É NO INVERNO). NA VACA A LUMINOSIDADE NÃO INTERFERE NO ANESTRO, SÓ EM CASOS NUTRICIONAIS. (VACAS MUITO OBESA PODE OCASIONAR ANESTRO).
4) FATORES QUE INTERFEREM NA PUBERDADE:
R= ÉPOCA QUE MACHOS E FEMEAS COMEÇAM A LIBERAR GAMETAS ATINGINDO A CAPACIDADE REPRODUTIVA, MANIFESTANDO COMPORTAMENTO SEXUAL. HÁ UM DESBLOQUEIO DA INIBIÇÃO DOS HORMONIOS ESTEROIDES AO HIPOTALAMO QUE IRÁ ESTIMULAR O GNRH A PRODUZIR FSH E LH PELA ADENO HIPOFISE. COM FSH EM ALTA, OCORRE O RECRUTAMENTO E SECREÇÃO DO FOLICULO. OCORRE A PRODUÇÃO DE ESTROGENIO ELEVANDO O LH, PERMITINDO A MATURAÇÃO DO FOLICULO, A INIBINA DIMINUI A PRODUÇÃO DE FSH PERMITINDO O AUMENTO DO PICO DE LH, FAZENDO OCORRER A OVULAÇÃO DO FOLICULO, DESENCADEANDO A PUBERDADE. FATORES GENETICOS, HORMONAIS E AMBIENTAIS PODEM ATRASAR OU ADIANTAR A PUBERDADE. 
5)Descreva as estruturas anatômicas que fazem parte do aparelho reprodutor feminino, caracterizando as principais diferenças entre a vaca, égua, cadela e porca.
(2,0 pontos)
R=Os órgãos femininos da reprodução são compostos por: ovários, ovidutos ou tubas uterinas, útero, cérvix uterina, vagina e genitália externa (vulva).
Os órgãos genitais internos são sustentados pelo ligamento largo do útero (mesovário – sustenta os ovários; mesométrio – sustenta o útero; e mesosalpinge – sustenta as tubas uterinas) e pelo ligamento intercornual (a égua não o tem e só a vaca o possui muito desenvolvido - se localiza entre os cornos uterinos). A dobra entre o mesovário e o mesosalpinge forma a bolsa ovariana. Nas vacas, porcas e éguas, a abertura é maior que o ovário, podendo ser aberta para removê-lo. Nos carnívoros essa abertura é menor que o ovário, não podendo ser aberta para remoção dos ovários.
Além dos ligamentos citados, há também o ligamento próprio do ovário – entre o ovário e o corno uterino, e o ligamento suspensório do ovário – prende o ovário ao teto da cavidade. Em gatas e cadelas fica caudal ao rim.
A irrigação sangüínea destes órgãos é feita pelas artérias ovariana, uterina média e pudenda interna. A vascularização segue através dos ligamentos até os órgãos. Em vacas pode-se perceber a pulsação da artéria uterina média durante a gestação, a partir do 4º mês.
VULVA= POSSUI AS Glândulas de Bartholin (vaca) e de Cowpen (égua e porca). Funções: Proteção da entrada do trato genital ,Cópula, Passagem da urina, Passagem do feto. 
Vagina= Funções: Secreção de muco,Acolhimento de pênis durante a cópula e depósito de sêmen e Passagem do feto. Cérvix=Secreção de muco, facilitando o transporte espermático para o útero, Retenção de sptz inviáveis e defeituosos ,Proteção uterina e Passagem do feto.
 Utero= Tipos: Simples = mulher; macaca, Duplex = coelha; rata; camundonga, Bicornual = porca ,Bipartido = vaca; ovelha; égua; cadela; gata. Funções: Transporte espermático,Receber o concepto e permitir sua nidação e nutrição,Gestação ,Expulsão do feto ,Secreção de prostaglandina, relaxina e ocitocina ,Regulação da função do CL.
 Tubas uterinas: Tipos= Infundíbulo = adjacente ao ovário; alargada; contem a fímbria ,Ampola = dilatada mais distalmente e Istmo = estreita porção proximal, ligando-a ao útero; na égua forma uma projeção no corno uterino – papila intramural. Funções=Secreção de muco,Captação e transporte do óvulo, Transporte do sptz e é Local da fertilização.
O OVÁRIO POSSUI VÁRIAS FORMAS DIFERENTES DEPENDENDO DA ESPÉCIE ANIMAL, EM BOVINOS E OVINOS = FORMA AMENDOA (OVAL), EQUINOS= FORMA DE FEIJÃO OU RIM (FOSSA OVARIANA), SUÍNOS (FORMA DE CACHO DE UVAS(LOBULADOS). FUNÇÕES: ENDOCRINAS:PRODUÇÃO DE HORMONIOS PROGESTERONA E ESTROGENIO. EXOCRINAS: PRODUÇÃO DE GAMETAS FEMININOS.
6) VERDADEIRO OU FALSO:
A)NA FÊMEA, O FSH É RESPONSAVEL PELA DOMINANCIA DE UM FOLICULO OVARIANO E O LH SOMENTE PELA FORMAÇÃO DO CORPO LUTEO.(F)
FALSO, POIS O LH É RESPONSAVEL PELA MATURAÇÃO, OVULAÇÃO E FORMAÇÃO DO CL. O FSH RECRUTA E SELECIONA OS FOLICULOS COM SUAS ONDAS.
B) NA VACA O OVÁRIO É OVOIDE, COM APROXIMADAMENTE 2,3CM DE COMPRIMENTO; NA EGUA O OVARIO É RINIFORME, COM APROXIMADAMENTE 2 CM DE COMPRIMENTO; NA PORCA O OVÁRIO TEM FORMA DE CACHO DE UVA MEDINDO 2 CM DE COMPRIMENTO.(VERDADEIRO)
C)MÉDICO VETERINARIO EXAMINOU UMA VACA QUE SE ENCONTRAVA COM 5 DIAS DE OVULADA DO OVARIO ESQUERDO. NESTE MESMO DIA APLICOU PROGESTERONA PARA PROMOVER A LISE DO CL E INDUZIR UM NOVO CIO.(F)
FALSO, POIS O QUE SE DEVE APLICAR PARA REALIZAR A LISE DO CL É A PROSTAGLANDINA. O CL VAI PRODUZIR PROGESTERONA QUE IRÁ MANTER O ÓRGÃO EM ESTADO DE QUIESCENCIA.
D)OS FOLICULOS PRIMARIOS POSSUEM UMA CAMADA DE CELULAS DA GRANULOSA AO REDOR DO ÓOCITO, ENQUANTO OS FOLICULOS SECUNDÁRIOS APRESENTAM VÁRIAS CAMADAS DE CÉLULAS DA GRANULOSA E DA TECA. (FALSO, POIS OS FOLICULOS PRIMARIOS POSSUEM MAIS DE UMA CAMADADE CÉLULAS E ESSAS NÃO SÃO MAIS ACHATADAS, SÃO CUBOIDES.
7) EXPLIQUE O FOTOPERIODO NA FEMEA EQUINA
R= PODE-SE ESTIMULAR O ESTRO NAS ÉGUAS ATRAVES DO FOTOPERIODO, COM LUZ ARTIFICAL PARA FAZÊ-LAS CICLAREM FORA DO PERIODO NORMAL. AS EGUAS PRECISAM DE 16H DE LUZ POR DIA PARA CICLAREM. ÉGUA PSI PRECISAM PARIR EM JULHO, POIS ESSA RAÇA TRABALHA COM ANO HIPICO, ONDE SE REGISTRAM TODOS OS POTROS EM JULHO.NORMALMENTE SÓ IRIAM COMEÇAR A CICLAR EM OUTUBRO, MAS ENTÃO SEUS POTROS IRIAM NASCER DEPOIS DA EPOCA DO REGISTRO. PARA CICLAREM EM AGOSTO, COMEÇA-SE A INDUZIR O FOTOPERIODO ARTIFICIAL EM MAIO. DESSA FORMA, QUANDO CHEGAR AGOSTO JÁ ESTARÃO CICLANDO NORMALMENTE.
R=FOTOPERIODO INFLUENCIA O HIPOTALAMO A LIBERAR GNRH QUE IRÁ PRODUZIR LH E FSH PELA ADENO HIPOFISE, O FOLICULO SE DESENVOLVE E LIBERA INIBINA E ESTRÓGENO, INTENSIFICANDO A PRODUÇÃO DE ESTROGENO QUE VAI INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DA FEMEA. O LH VAI NA HIPOFISE E TEM SEU PICO OCASIONANDO OVULAÇÃO E LUTEINIZAÇÃO
8)ÉGUA DA RAÇA PSI, PELAGEM CASTANHA, 5 ANOS, ENCERROU A ATIVIDADE TURFÍSTICA NO MÊS DE ABRIL. MÉDICO VETERINÁRIO FOI SOLICITADO PARA AVALIAR ESTA FEMEA, QUE AO MÊS DE AGOSTO DO MESMO ANO, APRESENTOU ESTRO COM DURAÇÃO DE 12 DIAS CONSECUTIVOS. DURANTE O EXAME POR PALPAÇÃO RETAL OBSERVOU-SE OVÁRIO DIREITO COM PEQUENOS FOLICULOS E OVARIO ESQUERDO DURO E LISO. PERGUNTA-SE:
a)O COMPORTAMENTO APRESENTADO POR ESTA ÉGUA É NORMAL? EXPLIQUE.
NÃO, ELA ESTÁ COM O ESTRO PROLONGADO, PRODUZINDO ESTROGENIO. E ESTÁ COM UM OVÁRIO AFETADO.
b) QUE CONDUTA O MEDICO VETERINARIO DEVERIA ADOTAR? JUSTIFIQUE.
É UMA PATOLOGIA BENIGNA (TUMOR DE CÉLULAS DA GRANULOSA), MAS TEM CRESCIMENTO RÁPIDO. DEVE-SE RETIRAR O OVÁRIO AFETADO.
9) MÉDICO VETERINÁRIO EXAMINOU CORRETAMENTE UMA ÉGUA DA RAÇA B.H, PELAGEM ALAZÃ, 14 ANOS, E DETECTOU A EXISTENCIA DE UM TUMOR DE GRANULOSA NO OVÁRIO DIREITO. NA SEQUENCIA DO ACOMPANHAMENTO GINECOLOGICO OBSERVOU-SE QUE A REFERIDA ÉGUA APRESENTOU INICIALMENTE CIO PROLONGADO E DEPOIS DEMONSTROU VIRILIZAÇÃO E ANESTRO. CORRELACIONE AQUELA PATOLOGIA COM ESTA SEQUENCIA DE COMPORTAMENTO APRESENTADO PELA ÉGUA.
R=A FEMEA PERMANECE EM ESTRO POR MUITO TEMPO, PRODUZINDO ESTROGENIO, COM O TEMPO O ORGANISMO PROMOVE FEEDBACK NEGATIVO, A FEMEA ENTRA EM DIESTRO E POSTERIORMENTE ANESTRO. É BENIGNO, MAS TEM CRESCIMENTO RÁPIDO. GERALMENTE É UNILATERAL. O IDEAL É REMOVER O OVÁRIO AFETADO. A FÊMEA FICA SUBFÉRTIL, MAS CAPAZ DE PRENHAR.
10)MÉDICO VETERINÁRIO FOI REQUISITADO PARA ATENDIMENTO A UMA ÉGUA DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR, TORDILHA, 12 ANOS, QUE APRESENTOU UM CORRIMENTO VULVAR PURULENTO, TRÊS DIAS APÓS A COBERTURA POR MONTA NATURAL. RESPONDA:
A) EXPLIQUE A PATOGENIA DESTE QUADRO DESCRITO.
ENDOMETRITE
B)QUAL DEVE SER O PROCEDIMENTO DO MEDICO VETERINÁRIO PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR ESTA PATOLOGIA?
HISTORICO E AMNESE, EXAME GINECOLOGICO (INSPEÇÃO, PALPAÇÃO RETAL E ULTRASSOM, CITOLOGIA E CULTURA E BIOPSIA UTERINA). TRATAMENTO: OCITOCINA 10-20 UI, PROSTAGLANDINA, LAVAGEM UTERINA, PLASMA, SANGUE TOTAL. ANTIBIOTICOS E QUIMIOTERAPICOS, CLOREXIDINE E LUGOL.
11) CITE E EXPLIQUE AS FUNÇÕES DA VULVA, TUBA UTERINA, UTERO
R= VULVA= POSSUI AS Glândulas de Bartholin (vaca) e de Cowpen (égua e porca). Funções: Proteção da entrada do trato genital ,Cópula, Passagem da urina, Passagem do feto. 
Vagina= Funções: Secreção de muco,Acolhimento de pênis durante a cópula e depósito de sêmen e Passagem do feto. Cérvix=Secreção de muco, facilitando o transporte espermático para o útero, Retenção de sptz inviáveis e defeituosos ,Proteção uterina e Passagem do feto.
 Utero= Tipos: Simples = mulher; macaca, Duplex = coelha; rata; camundonga, Bicornual = porca ,Bipartido = vaca; ovelha; égua; cadela; gata. Funções: Transporte espermático,Receber o concepto e permitir sua nidação e nutrição,Gestação ,Expulsão do feto ,Secreção de prostaglandina, relaxina e ocitocina ,Regulação da função do CL.
 Tubas uterinas: Tipos= Infundíbulo = adjacente ao ovário; alargada; contem a fímbria ,Ampola = dilatada mais distalmente e Istmo = estreita porção proximal, ligando-a ao útero; na égua forma uma projeção no corno uterino – papila intramural. Funções=Secreção de muco,Captação e transporte do óvulo, Transporte do sptz e é Local da fertilização.
12) EXPLIQUE AS FUNÇÕES ENDOCRINAS E EXOCRINAS DO OVÁRIO E CARACTERISTICAS MORFOLOGICAS.
R= O OVÁRIO POSSUI VÁRIAS FORMAS DIFERENTES DEPENDENDO DA ESPÉCIE ANIMAL, EM BOVINOS E OVINOS = FORMA AMENDOA (OVAL), EQUINOS= FORMA DE FEIJÃO OU RIM (FOSSA OVARIANA), SUÍNOS (FORMA DE CACHO DE UVAS(LOBULADOS). POSIÇÃO GERALMENTE É DORSAL NA CAVIDADE PELVICA VARIANDO DE ACORDO COM A FASE DE GESTAÇÃO DA FEMEA. FUNÇÕES: ENDOCRINAS:PRODUÇÃO DE HORMONIOS PROGESTERONA E ESTROGENIO. EXOCRINAS: PRODUÇÃO DE GAMETAS FEMININO.COMPOSIÇÃO: EPITELIO GERMINATIVO, TUNICA ALBUGINEA, PORÇÃO MEDULAR (COMPOSTA POR TC, VASOS SANGUINEOS E NERVOS) E PORÇÃO CORTICAL (FORMADA POR FOLICULOS E/OU CORPO LUTEO). OS FOLICULOS PRIMORDIAIS SÃO OS OVULOS CIRCUNDADOS POR UMA CAMADA DE CELULAS FOLICULARES,OS FOLICULOS MADUROS SÃO OS FOLICULOS PRIMARIOS DESENVOLVIDOS, POSSUI ZONA PELUCIDA QUE É UMA FINA MEMBRANA ENTRE O OVULO E A CAMADA INTERNA DE CÉLULAS. O FOLICULO DE GRAAF POSSUI UMA CAVIDADE REPLETA DE LIQUIDO(ANTRO) DENTRO DA CAMADA DE CÉLULAS DA GRANULOSA, OVULO É FIXADO PELO CUMULUS OOFORUS, AO REDOR SE ENCONTRA A MEMBRANA E AS CELULAS DA TECA INTERNA E EXTERNA. O CORPO HEMORRÁGICO OCORRE APÓS A OVULAÇÃO ONDE A CAVIDADE FOLICULAR ENCHE DE SANGUE E LINFA, O CORPO LUTEO É FORMADO PELA LUTEINIZAÇÃO DAS CELULAS DA GRANULOSA E DA TECA INTERNA, ALÉM DE FIBRINA E RESTOS CELULARES, ELE É PRODUTOR E EXCRETOR DE PROGESTERONA. E O CORPO ALBICANS É FORMADO PELA REGRESSÃO DO CORPO LÚTEO.
13) EXPLIQUE A FUNÇÃO DOS SEGUINTES HORMONIOS NA FEMEA: LH, FSH, ESTROGENOS, PROSTAGENOS, INIBINA, ESTRADIOL, ATIVINA E FOLISTATINA.
R= FSH =CRESCIMENTO FOLICULAR, PRODUÇÃO DE ESTRADIOL (JUNTO COM LH), AUMENTO DA VASCULARIZAÇÃO DO FOLICULO.
LH=ESTEROIDOGENESE, MATURAÇÃO FOLICULAR E OVULAÇÃO. FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CL.
ESTRÓGENO= FAZ DIFERENCIAÇÃO SEXUAL, MANIFESTAÇÃO DO ESTRO, CRESCIMENTO DOS DUCTOS GLANDULARES DO ENDOMETRIO, ALTERAÇÕES DO EPITELIO VAGINAL DURANTE O CIO, CRESCIMENTO DOS DUCTOS GLANDULARES MAMÁRIOS, CONTROLE DA LIBERAÇÃO DE HORMONIOS HIPOFISÁRIOS, POTENCIALIZAÇÃO DOS EFEITOS DA OCITOCINA E PROSTAGLANDINAS, IMPLANTAÇÃO EMBRIONÁRIA, CAPTAÇÃO DE CALCIO E OSSIFICAÇÃO, EFEITO ANABOLICO PROTEICO.
PROSTÁGENO= FAZ SINERGISMO COM ESTRÓGENOS – GLANDULAS UTERINAS E MAMÁRIAS, INIBIÇÃO DA CONTRAÇÃO UTERINA, ESTIMULA GLANDULAS ENDOMETRIAIS A PRODUZIR FLUIDO ENDOMETRIAL PARA A NUTRIÇÃO DO EMBRIÃO ANTES DA IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DA GESTAÇÃO EM ALTA CONCENTRAÇÃO CAUSA INIBIÇÃO DO CIO E LH (PRÉ OVULATORIO).
ESTRADIOL=SUA FORMAÇÃO É DEVIDO A AÇÃO DA AROMATASE, CELULAS DA TECA IRÃO PRODUZIR ANDROGENOS QUE IRAO PASSAR PELA MEMBRANA BASAL E NA CAMADA DA GRANULOSA SENDO TRANSFORMADOS EM ESTRADIOL. ELE É RESPONSAVEL PELA INDUÇÃO DOS SINAIS DE CIO E DESENVOLVIMENTO DA GLANDULA MAMÁRIA.
INIBINA= QUANTO MAIOR FOR O FOLICULO, MAIOR A QUANTIDADE DE INIBINA PRODUZIDA. FUNÇÃO: INIBIR O DESENVOLVIMENTO DOS FOLICULOS VIZINHOS. AÇÃO ENDOCRINA= IMPEDE A LIBERAÇÃO DE FSH PELA HIPOFISE.
FOLISTATINA= IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DOS FOLICULOS ADJACENTES.
ATIVINA= ESTIMULA A DIVISÃO DAS CELULAS QUE A PRODUZIRAM.
14) CONCEITUE OS FOLICULOS PRIMORDIAIS, PRIMARIOS, SECUNDARIOS, PRÉ ANTRAL E ANTRAL.
R=FOLICULOS PRIMORDIAIS= SÃO FORMADOS NA FASE EMBRIONÁRIA, POSSUINDO UMA CAMADA DE CÉLULAS EPITELIAIS ACHATADAS EM TORNO DO OÓCITO, AS FEMEAS JÁ NASCEM COM ELE E NÃO SECRETAM HORMONIOS NEM RESPONDEM AOS HORMONIOS DA REPRODUÇÃO. O SEU DESENVOLVIMENTO SE DÁ DEVIDO A AÇAO DE FATORES DE CRESCIMENTO, PRINCIPALMENTE O IGF FAZENDO COM QUE OCORRA PROLIFERAÇÃO DA MONOCAMADA DE CELULAS E PASSA A SER UM FOLICULO PRIMARIO.
FOLICULOS PRIMARIOS= POSSUI MAIS DE UMA CAMADA DE CÉLULAS E ESSAS NÃO SÃO MAIS ACHATADAS, SÃO CUBOIDES. NÃO PRODUZ HORMONIOS ESTEROIDES E PASSA A RESPONDER ÀS GONADOTROFINAS. NA PRESENÇA DE FSH O FOLICULO PRIMARIO SE DESENVOLVEE PASSA A FOLICULO SECUNDÁRIO.
FOLICULOS SECUNDARIOS= REALIZA A PROLIFERAÇÃO DE CAMADAS CELULARES E DIFERENCIAÇÃO EM DOIS TIPOS CELULARES: CELULAS GRANDES E ALONGADAS (CELULAS DA TECA) E CELULAS PEQUENAS E CUBOIDES (CELULAS DA GRANULOSA). AS CELS DA GRANULOSA VÃO PRODUZIR A ZONA PELUCIDA, FORMANDO UMA CAMADA QUE PROTEGE CONTRA A PENETRAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES INTRA-ESPECIFICA. ELA É RESPONSAVEL PELO BLOQUEIO DA POLIESPERMIA, APÓS A ENTRADA DO SPTZ A ZONA PELUCIDA SE MODIFICA, MUDANDO SUA POLARIDADE E IMPEDINDO A ENTRADA DE OUTROS SPTZ. O FSH ESTIMULA A PRODUÇÃO DE ESTRADIOL E A SECREÇÃO DE FLUIDO RICO EM ESTRADIOL QUE IRÁ SE ACUMULAR ENTRE AS CELULAS FORMANDO ANTROS(BURACOS) FORMANDO O FOLICULO PRE ANTRAL.
FOLICULO PRÉ ANTRAL= É O CRESCIMENTO DO FOLICULO COM ACUMULO DE LIQUIDO ENTRE AS CAMADAS CELULARES E FORMAÇÃO DE VÁRIOS ANTROS. QUANDO A QUANTIDADE DE LIQUIDO É MUITO GRANDE IRÁ FORMAR UMA GRANDE CAVIDADE QUE É A UNIÃO DE VÁRIOS ANTROS FORMANDO O FOLÍCULO ANTRAL.
FOLICULO ANTRAL=ACONTECE A FORMAÇÃO DE UMA MEMBRANA BASAL ENTRE A CAMADA DA GRANULOSA E DA TECA. OCORRE A FORMAÇÃO DO ‘’CUMMULUS OOPHOROS’’ QUE É UMA PONTE DE CELULAS QUE MANTEM O OOCITO PROJETADO NO INTERIOR DO FOLICULO. A CAMADA DE CÉLULAS QUE FICA EM TORNO DO OOCITO É CHAMADA DE CORONA RADIATA. O FOLICULO ANTRAL DEIXA DE SER DEPENDENTE DO FSH E PASSA A RESPONDER O LH. SÓ OS FOLICULOS ANTRAIS SÃO CAPAZES DE OVULAR. EM BOVINOS TEM MAIS DE 8MM.
15) NA FÊMEA DA ESPECIE OVINA, O PRINCIPAL TRADUTOR DO FOTOPERIODO É A GLANDULA PINEAL QUE PRODUZ MELATONINA EM RESPOSTA A ESCURIDÃO, SENDO QUE QUANTO MAIOR A PRODUÇÃO DE MELATONINA, MAIOR O ESTIMULO PARA O HIPOTALAMO SECRETAR GNRH.
16) DESCREVA O EIXO HIPOTALAMICO HIPOFISARIO GONODAL
R=O GNRH QUE É PRODUZIDO PELO HIPOTALAMO VAI PELA CIRCULAÇÃO PORTA PARA HIPOFISE ANTERIOR PARA A PRODUÇÃO DE FSH E LH. O FSH VAI ATUAR NO FOLICULO QUE ESTA NO OVÁRIO, ESTIMULANDO SEU CRESCIMENTO E ESTE FOLICULO ATRAVES DO ESTIMULO DO FSH E LH COMEÇA A PRODUZIR ESTROGÊNIO QUE VAI SER RESPONSAVEL PELAS MUDANÇAS NO TRATO REPRODUTIVO COM OBJETIVO DE PERMITIR A ENTRADA DE SPTZ PARA SUBIR PELO UTERO E CHEGAR NO OVIDUTO.O ESTROGENIO TAMBÉM É RESPONSAVEL PELO COMPORTAMENTO SEXUAL, DE CIO PARA PERMITIR A COPULA. QUANDO O ESTROGENIO ESTA ALTO, ELE FAZ UM FEEDBACK NEGATIVO PARA A PRODUÇÃO DE FSH E PERMITE O AUMENTO NA PRODUÇÃO DE LH (PICO DE LH).O ESTROGENIO COMEÇA A CAIR E O LH TERMINA A MATURAÇÃO DO FOLICULO E SEU ROMPIMENTO PARA OCORRER LIBERAÇÃO DE OOCITO E REALIZANDO A LUTEINIZAÇÃO DO CORPO HEMORRAGICO TRANSFORMANDO-O EM CORPO LUTEO. ESTE CL VAI PASSAR A PRODUZIR PROGESTERONA E ELA IRÁ FAZER UM FEEDBACK NEGATIVO NA PRODUÇÃO DE LH E TERÁ MODIFICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DA FEMEA, ELA NÃO ACEITARÁ MAIS O MACHO E MODIFICAÇÕES NO TRATO REPRODUTIVO (AUMENTO DO TONUS UTERINO, ETC). SE NÃO HOUVER FECUNDAÇÃO, NÃO TERÁ ESTIMULOS QUE SERIA O EMBRIÃO,O ENDOMETRIO IRÁ PRODUZIR PROSTAGLANDINA QUE IRÁ LISAR O CL E COM ISSO TERÁ QUEDA DE PROGESTERONA, COM ISSO FAZENDO UM FEEDBACK POSITIVO VOLTANDO A PRODUZIR FSH E RECOMEÇANDO O CICLO. SE HOUVER FECUNDAÇÃO NÃO TERÁ PRODUÇÃO DE PROSTAGLANDINA, O EMBRIÃO IRÁ CRESCER E O CL CONTINUARÁ PRODUZINDO PROGESTERONA PARA REALIZAR A PROTEÇÃO DO EMBRIÃO.
CICLO ESTRA= É O INTERVALO ENTRE AS OVULAÇÕES, VARIANDO COM A SP, MODIFICAÇÕES (GENITALIA E COMPORTAMENTO)
DURAÇÃO: VACA = 21 A 22 DIAS, PORCA= 19-21 DIAS, ÉGUA = 19-25 DIAS, CABRA= 20-21 DIAS E OVELHA 16-17 DIAS
ÉGUA= DIESTRO E ESTRO

Continue navegando