Buscar

prova e apol nota 100 letramento do ensino .superior

Prévia do material em texto

Questão 1/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: RAMIRES, V. Leitura e produção escrita: uma relação não-mecânica. In: MOURA, D. (Org.). Os múltiplos usos da língua. Maceió: Edufal, 1999. P. 300. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, são exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente: 
 
A laudos técnicos e depoimentos em inquérito. 
 
B manuais de instruções e noticiários de TV. 
 
C depoimentos em inquérito e laudos técnicos. 
Você acertou! 
“Existem, na realidade, três conjuntos de gêneros textuais: a) tipicamente orais; b) tipicamente escritos; e c) os produzidos na interface entre oralidade e escrita. [...] podemos identificar, por exemplo, na situação de inquérito policial [...] o depoimento como um gênero tipicamente oral. Os laudos técnicos aos quais o delegado tem acesso, ao contrário, seriam gêneros tipicamente escritos.” Livro-base, p. 100. 
 
D manuais de instruções e listas de compras. 
 
E laudos técnicos e mensagens de celula
Questão 2/10 
Leia o trecho e responda a questão. 
“É papel da escola, portanto, facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem- se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. P. 74. 
De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, a escrita é utilizada de forma significativa quando é praticada : 
 
A com o intuito de dizer algo a alguém. “Os alunos têm desenvolvido, devido a uma necessidade de cumprir tarefa escolar, apenas a habilidade de preenchimento de folha em branco. Na verdade, nunca aprenderam a utilizar a escrita de forma significativa, ou seja, com o intuito de dizer algo a alguém.” Livro -base, p. 59. 
 
B de acordo com modelos canonizados. 
 
C com atenção centrada na correção ortográfica. 
 
D visando exibir precisão gramatical. 
 
E - com a utilização de conceitos da gramática normativa. 
 
Questão 3/10 
Leia o trecho e responda a questão. 
“Todas as variedades da língua são valores positivos. Não ser á nega ndo -as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudarão em nada esses uso s de níveis culturalmente inferiores, como alguns equivocadamente pensam.” 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: LUFT, C. P. Língua e Liberdade. São Paulo: Ática, 2002. P. 69. 
De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, a variante de uma língua que serve como parâmetro às atividades administrativas da vida pública e aos meios de comunicação é denominada: 
 
A variante agramatical 
 
B norma-padrão 
Você acertou! 
“Norma-padrão é o conjunto de formas e construções de uma língua utilizada por pessoas de elevado grau de escolaridade e que vivem e m grandes 
centros urbanos. Além disso, serve como parâmetro para os meios de comunicação social e para atividades administrativas da vida pública.” Livro -
base, p. 42. 
 
C gramática popular 
 
D norma urbana 
 
E norma correta 
Questão 4/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Então escrever é o modo d e quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não -
palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: LISPECTOR, C. Citada em: NOLASCO, E. C. Clarice Lispector: nas entrelinhas da escritura. São Paulo: Annablume, 2001. P. 124. 
De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino 
superior, é corr eto afirmar sobre os gêneros ‘resumo’ e ‘rese nha’: 
 
A diferem principalmente pela extensão, sendo os resumos mais curtos. 
 
B ambos apresentam opinião crítica sobre o objeto a ser resumido ou resenhado. 
 
C ambos podem atingir diversas e variadas funções. 
Você acertou! 
“[...] os t extos que costumamos chamar de resumo são de natureza diversa e assumem diferentes configurações, em atendimento à s necessidades dos usuários da língua, nos variados eventos de letramento. [...] Como comentamos em relação aos resumos, também as resenhas podem assumir diferentes 
funções [...]” Livro-base, p. 141, 168. 
 
D na elaboração da resenha, o tom deve ser subjetivo. 
 
E na elaboração do resumo, os trechos mais importantes do objeto a ser resumido devem ser copiados. 
Questão 5/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escrita acadêmica em geral vem merecendo a atenção dos analistas de gêneros textuais [...]. Os gêneros textuais acadêmicos carecem de uma descrição que revele as convenções geradas e praticadas em comunidades discursivas acadêmicas.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: RODRIGUES, B. B. “A escrita de resumos acadêmicos: evidência de uma realidade”. In: MOURA, D. (Org.). Os Múltiplos Usos Da Língua. Maceió: EDUFAL, 1999. P. 205. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, podemos a firmar sobre o resumo escolar/acadêmico: 
 
A as ideias devem ser expostas na mesma ordem em que aparecem no texto original. 
 
B é recomendável fazer referência ao texto original e ao autor deste, a fim de localizar o leitor. 
Você acertou! 
 “Cabe ainda observar que é recomendável que no resumo exista referência ao texto original e ao autor deste a fim de localizar o leitor. Ao longo do 
resumo, também é interessante fazer menção recorrente a essa autoria [...]” 
Livro-base, p.150. 
 
C um bom resumo apresenta cópia fiel de trechos ou frases do texto original. 
 
D é necessário incluir todas as informações secundárias ou acessórias do texto original. 
 
E devemos traduzir no resumo o pensamento do autor do texto original, porém apresentá-lo como nosso próprio pensamento. 
Questão 6/10 
Leia o trecho e responda a questão. 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar um a gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996. P. 64. De acordo com os conteúdos abor dados nas aulas e no livro - base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, a unidade básica de comunicação, na linguagem humana, é: 
 
A a frase. 
 
B a gramática normativa. 
 
C o locutor. 
 
D o texto. 
“ [...] devemos considerar que a unidade básica de interação verbal não é a frase isolada, mas o texto completo e contextualizado. [...] O texto, e não a 
frase, é a unidade básica de comunicação.” Livro-base, p. 68. 
 
E o modelo canônico
Questão 7/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] todos os falantes, mesmoquando se acreditam monolíngues (que não conhecem “línguas estrangeiras”) , são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estende m entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. P. 114. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, são fator es textuais de ordem interna : 
 
A informatividade e situacionalidade. 
 
B coesão e intertextualidade. 
 
C coesão e coerência. 
 “O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...] o segundo grupo, de ordem interna, relacionado à 
organização das partes do texto.” Livro-base, p. 69. 
 
D coerência e intencionalidade. 
 
E aceitabilidade e informatividade. 
 
Questão 8/10 
Leia o trecho e responda a questão. “Oralidade e escrita parecem m anter uma relação constante, atual ou virtual, com o ‘outro’, sendo a escr ita uma prática linguístico-cultural e socio cultural situada, tal como a fala.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FLORES, O.; SILVA, M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. P. 23. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letra mento no ensino superior, é corr eto afirmar a respeito dos gêneros textuais orais e escritos: 
 
A existem como causa e consequência uns dos outros 
 
B relacionam-se e misturam-se, não havendo distinção entre eles. 
 
C são independentes um do outro. 
 
D estão dispostos em polos opostos. 
 
E estão dispostos em um 
“Pelo que podemos ver, os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, e não em polos opostos.” Livro-base, p. 101 
 
Questão 9/10 
Leia o trecho e responda a questão. 
“O ensino tradicional da escrita faz com que as crianças restrinjam seus escritos às tarefas escolares: frases vazias de significado com a única função de faze r com que eles assimilem esta ou aquela letra.” 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERROTA, C. et al. Histórias de contar e de escrever. São Paulo: Summus Editorial, 1994. P. 46. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, para que um texto apresente coesão é necessário que: 
 
A apresente boa ortografia – correção na escrita das palavras. 
 
B apresente precisão vocabular – palavras certas aos conceitos e ideias. 
 
C as informações no texto sejam claras e objetivas. 
 
D as palavras e frases estejam conectadas entre si, formando uma sequência. 
“Coesão, segundo Koch, diz respeito ao ‘modo como os componentes da superfície textual – isto é, as palavras e as frases que compõem u m texto – encontram-se conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical’.” Livro-base, p.77. 
 
E o leitor possa inferir a intenção do autor. 
 
Questão 10/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] todo texto é um intertexto, pois nele se integra, em vários níveis, sob formas mais ou menos identificáveis, tudo que foi lido pelo sujeito anterior ente.” Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FLORES, O.; SILVA, M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilingüística. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. P. 26. De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no en sino superior, é correto afirmar sobre o gênero literário ‘resenha’: 
 
A apresenta comentário e avaliação a respeito do objeto resenhado, além do resumo. 
Você acertou! 
“Podemos perceber que o gênero resenha se define como o texto em que se apresentam, além do resumo do objeto resenhado (livro , filme, peça de teatro, artigo), comentários e avaliações a respeito desse objeto.” Livro-base, p.168. 
 
B diferencia-se do resumo por ser necessariamente mais longa. 
 
C tem a função exclusiva de divulgação. 
 
D deve ser sempre escrita por especialistas. 
 
E quando de teor científico, torna-se um artigo e não mais uma resenha. 
 
1/5
Leia o trecho e responda a questão. 
“Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o ‘outro’, sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala.” 
É correto afirmar a respeito dos gêneros textuais orais e escritos: 
 
A existem como causa e conseqüências uns dos outros 
 
B relacionam-se e misturam-se, não havendo distinção entre eles. 
 
C são independentes um do outro. 
 
D estão dispostos em polos o postos. 
 
E estão dispostos em um 
2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ao invés de apenas registrar o que os outros já disseram, da forma como o disseram, sem achar uma brecha para si, o sujeito escritor passa a ser um intérprete de si mesmo.” 
As resenhas escolares/acadêmicas... 
 
A registram somente as impressões positivas de uma obra ou texto. 
 
B constituem uma ‘resposta’ ao pensamento expresso pelo autor da obra resenhada. 
 
C pouco influenciam os pesquisadores na decisão de ler ou não uma obra ou texto. 
 
D são escritas por resenhistas leigos . 
 
E são diferentes das solicitadas nas faculdades, por serem ma is curtas e superficiais. 
3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” 
É correto afirmar sobre os gêneros ‘resumo’ e ‘resenha’: 
 
A diferem principalmente pela extensão, sendo os resumos mais curtos. 
 
B ambos apresentam opinião crítica s obre o objeto a ser resumido ou resenhado. 
 
C ambos podem atingir diversas e variadas funções. 
 
D na elaboração da resenha, o tom de ve ser subjetivo. 
 
E na elaboração do resumo, os trechos mai s importantes do objeto a ser resumido devem se r copiados 
4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Assim como uma frase, ou até mesmo uma única palavra, pode expressar vários pensamentos, um único pensamento pode ser expresso por meio de uma única palavra 
ou por meio de várias frases.” 
É correto afirmar sobre os ‘relatórios’: 
 
A obedecem uma estrutura fixa e não admitem subjetividade por parte d o relator. 
 
B ao contrário d os demais gêneros, o relatório independe do diálogo que o escritor mantém com o leitor. 
 
C o relatório é construído pelo uso da forma composicional da ‘ argumentação’. 
 
D Há pouco espaço para descrições nos relatórios formais. 
 
E São difíceis de serem definidos, por serem flexíveis quanto às suas funções sociocomunicativas e seus aspectos formais. 
5/10
Leia o trecho e responda a questão. 
“Todas as variedades da língua são valores positivos. Não será negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudarão em na da esses usos de níveis culturalmente inferiores, como alguns equivocadamente pensam.” 
A variante de uma língua que serve como parâmetro às atividades administrativas da vida pública e aos meios de comunicação é denominado: 
 
A variante agramatical 
 
B norma-padrão 
 
C gramática popular 
 
D norma urbana 
 
E norma correta 
6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngües (que não conhecem 
“(línguas estrangeiras”), são sempre mais ou menos plurilíngües, possuem um leque de competênciasque se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras lingüísticas.” 
São fatores textuais de ordem interna: 
 
A informatividade e situacionalidade. 
 
B coesão e intertextualidade. 
 
C coesão e coerência. 
 
D coerência e intencionalidade. 
 
E aceitabilidade e informatividade. 
7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento.” 
São exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública: 
 
A o e-mail pessoal e os artigos de opinião. 
C o artigo de opinião e a carta do leitor 
B as cartas em geral e o e-mail institucional.
 D a carta do leitor e o e-mail institucional. 
 
E o artigo de opinião e os e-mails em geral. 
8/10
Leia o trecho e responda a questão. 
“O ensino tradicional da escrita faz com que as crianças restrinjam seus escritos às tarefas escolares: frases vazias de significado com a única função de fazer com que eles assimilem esta ou aquela letra.” 
Para que um texto apresente coesão é necessário que: 
 
A apresente boa ortografia – correção na escrita das palavras. 
 
B apresente precisão vocabular – palavras certas aos conceitos e idéias. 
 
C as informações no texto seja m claras e objetivas. 
 
D as palavras e frase s estejam conectadas entre si, formando uma seqüência.. 
 
E o leitor possa inferir a intenção d o autor.
9/10
Leia o trecho e responda a questão. 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma 
gramática – que nada mais é do que o resultado d e uma (longa) reflexão sobre a lín gua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido.” 
. 
, A unidade básica de comunicação, na linguagem humana, é: 
 
A - A frase. 
B - A gramática normativa. 
 
C - O locutor.
D – O texto
E o modelo canônico. 
10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto.” 
São exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente: 
 
A Laudos técnicos e depoimentos em inquérito. 
 
B manuais de instruções e noticiário s de TV. 
 
C depoimentos em inquérito e laudos técnicos. 
 
D manuais de instruções e listas de compras. 
 
E laudos técnicos e mensagens de celular
Apol Prática Profissional- Língua e Produção de Texto Portuguesa – Nota 100 19/03 a 20/04/2018
Questão 1/5 – Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Amontoar um punhado de boas ideias e aplicar regras gramaticais não garante a qualidade do texto. Além de soltura para escrever, é necessário conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZO, R. Escrita criativa: O prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 38. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a pontuação e a paragrafação de um texto, é correto afirmar que o uso inadequado ou a ausência de parágrafos e de pontuação em um texto:
 B - Podem dificultar a compreensão do leitor.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar que as variações linguísticas
 B - são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com
 o tempo.
Questão 3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto, textualidade e interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve ser:
D o texto completo e contextualizado.
Questão 4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são
B - Historicamente vinculadas uma da outra.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A heterogeneidade ordenada dos sistemas linguísticos, confirmada pelas várias situações em que se constata mais de uma forma para se dizer a mesma coisa, não compromete a estrutura desses sistemas. Tanto é que, nos momentos de variação, que precedem as mudanças linguísticas, as línguas não deixam de atender perfeitamente as necessidades comunicativas do falante”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base, base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, há heterogeneidade e variação linguística de uma mesma língua, pois as pessoas se expressam sobretudo de acordo com:
C - Tendo em vista suas identidades sociais.
 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo 
para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem 
adequadamente em seus diversos contextos [...]” 
 É correto afirmar que as variações linguísticas: 
 
Ocorrem quando há desigualdades sociais, e a norma-padrão não é corretamente aprendida pelos falantes. 
 
B São sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo
C ocorrem em escala menor quando os falantes da língua são letrados e cultos. 
 
D podem ser uniformizadas com a gramática normativa. 
 
E tornam-se menos frequentes com a memorização das regras gramaticais. 
 
 
Questão 1/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996. p. 64. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre texto, textualidade e interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve ser:
	A
	a frase isolada.
	 B a gramática normativa tradicional.
	C
	o interlocutor.
	D
	o texto completo e contextualizado.
	E
	partes do texto.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todas as variedadesda língua são valores positivos. Não será negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino. Nem se mudarão em nada esses usos de níveis culturalmente inferiores, como alguns equivocadamente pensam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUFT, C. P. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 2002. p. 69. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre os estudos da sociolinguística em relação à variação linguística, a variante de uma língua que geralmente serve como parâmetro para os meios de comunicação social é a norma denominada:
	
	A
	descontextualizada
	
	B
	padrão
	
	C
	invariável
	
	D
	inculta
	
	E
	incorreta
“Amontoar um punhado de boas ideias e aplicar regras gramaticais não garante a qualidade do texto. Além de soltura para escrever, é necessário conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZO, R. Escrita criativa: O prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 38. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre a pontuação e a paragrafação de um texto, é correto afirmar que o uso inadequado ou a ausência de parágrafos e de pontuação em um texto:
	
A comprometem completamente a textualidade.
B podem dificultar a compreensão do leitor.
C são recursos eficazes para auxiliar o leitor a compreender sem problemas qualquer gênero textual.
D são soluções para os problemas relacionados à coesão e à coerência textuais.
E são recursos desnecessários para a construção sintático-semântica de qualquer gênero textual.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRETTI, D. Sociolinguística: Os níveis de fala. São Paulo: EDUSP, 2003. p. 11. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma da outra.
	
	C
	historicamente desvinculadas uma da outra.
	
	D
	dissociados socialmente uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.

Continue navegando