Buscar

avaliando aprendizado 04/18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201202196339)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O nome da disciplina Cultura das Mídias representa:
	
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	 
	Que a mídia e seu poder simbólico de sedução criam e recriam novos produtos, hábitos e valores, gerando assim uma cultura midiática que estabelece uma relação entre os grandes meios de comunicação e os sujeitos, com base no consumo e na adoção de ideologias e discursos sem a necessidade do poder coercitivo.
	
	Que a cultura é híbrida. Isto é, que a cultura não é pura e heterogênea. As diferentes culturas se mesclam e adquirem novas configurações com homogeneidade.
	 
	Que a mídia representa a cultura de um povo da forma como esta de fato é. A mídia aborda a realidade da forma como os processos e fenômenos acontecem nas sociedades urbanas sem espetacularização das informações relevantes ao público.
	
	Que cultura é formada por todos os hábitos e práticas criados em uma comunidade e/ou sociedade, como: sua língua, sua religião, suas tradições, seus mitos e ritos, seus valores e normas morais, assim como sua produção artística, que se relacionam com elementos culturais externos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201202468757)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A autora Lúcia Santaella propôs uma divisão da história da comunicação em seis Eras Culturais, tendo como objetivo caracterizar não só as técnicas e as práticas comunicacionais, mas também as configurações sociais arquitetadas pelos meios de comunicação. Com base nesta classificação, associe as Eras Culturais às suas caracterísitas, através da indicação dos números que identificam cada uma delas:
1. Cultura Oral
2. Cultura Escrita
3. Cultura Impressa
4. Cultura de Massas
5. Cultura das Mídias
6. Cultura Digital
 
(    )  A partir de 1980, o casamento entre linguagens e meios começou a ser intensificado. Surgiram equipamentos que possibilitaram um consumo individualizado e a construção de audiência segmentada.
(    )  Por volta do ano 700 a.C. o alfabeto foi criado na Grécia. Foi o alfabeto que proporcionou a infra-estrutura mental para a comunicação cumulativa, baseada em conhecimento.
(     )   As principais características desta nova configuração social são o acesso à informação e a digitalização, a convergência das mídias, a interatividade, a imersão e a não-linearidade.
(     )  De acordo Manuel Castells, houve pelo menos duas revoluções industriais ao longo da história: a primeira com a máquina a vapor e a segunda com o desenvolvimento de produtos químicos com base científica e a descoberta da eletricidade. A eletricidade impulsionou o desenvolvimento de outras tecnologias, como o rádio e a televisão. Juntamente com estes veículos, a fotografia e o cinema também ajudaram a construir novos padrões de comunicação.
(      )   As primeiras formas de comunicação humana não passavam de sons, gestos e linguagem corporal.
(      )  As primeiras tentativas de criar uma linguagem escrita mesclavam imagens, traços e símbolos, mas ainda não eram alfabéticas.
 
A sequência correta das afirmativas é:
	
	 
	e) 5, 2, 6, 4, 1, 3
	 
	c) 3, 5, 6, 2, 4, 1
	 
	a) 6, 3, 5, 4, 1, 2
	 
	b) 4, 3, 6, 5, 1, 2
	 
	d) 5, 3, 6, 4, 1, 2
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201202656641)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - Com a Revolução Industrial e a introdução das máquinas no processo produtivo os trabalhadores das sociedades modernas perdem o controle do processo de produção que o modelo de manufatura os garantia. II - A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo são considerados os dois principais divisores na história das técnicas e da vida social urbana, marcando o surgimento das sociedades de manufatura. III - As sociedades modernas foram caracterizadas por sistemas de produção marcados por tarefas repetidas e limitadas e pelo trabalho racionalizado e padronizado. IV - O desenvolvimento das sociedades modernas está diretamente relacionado ao surgimento da Internet e das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. V - O desenvolvimento as sociedades modernas industriais foi acompanhado pelo declínio do papel e da relevância da crença religiosa. No que diz respeito às sociedades modernas, estão corretas as seguintes alternativas:
	
	 
	II, III e IV
	 
	II, IV e V
	 
	III, IV e V
	 
	I, III e V
	 
	I, II e III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201201588834)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal contendo o mainstream de uma dada cultura, significa:
	
	
	Propagação Institucional.
	
	Cultura Superficial.
	
	Mídia.
	
	Cultura digital.
	 
	Cultura de massa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201201592857)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale F ou V nas afirmativas abaixo: Quais as fase em que Stone divide a ideia de comunidade virtual:
	
	
	( ) primária, secundária e terciária;
	
	( ) Revolução industrial, Revolução Tecnológica e Revolução Virtual;
	
	( ) ancestralidade virtual, modernidade virtual e contemporaneidade virtual;
	 
	( ) século XVII, comunicações elétricas, na informática e na fase do ciberespaço e realidade virtual;
	
	( ) século XVIII, século XVIII e Século XX;

Outros materiais