Buscar

cultura das mídias, avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um fato muito evidente da diferença entre a cultura das mídias e a cultura digital:
		
	 
	Está ocorrendo a convergência das mídias, um fenômeno muito distinto da convivência das mídias típica da cultura das mídias.
	
	A cultura digital e a moeda corrente da informação
	
	É a nova mídia e a diversificação da audiência de massas.
	
	As mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios.
	
	E a cultura do disponível, e a cultura do acesso.
	Respondido em 05/05/2020 18:21:08
	
Compare com a sua resposta: De acordo cm Lúcia Santaella, atualmente o termo ¿mídia¿ vem sendo empregado rotineiramente para se referir a quaisquer meios de comunicação que de massa ¿ impressos, visuais, audiovisuais, publicitários- e até mesmo para referir-se a aparelhos, dispositivos e programas auxiliares de comunicação.
	A autora Lúcia Santaella propôs uma divisão da história da comunicação em seis Eras Culturais, tendo como objetivo caracterizar não só as técnicas e as práticas comunicacionais, mas também as configurações sociais arquitetadas pelos meios de comunicação. Com base nesta classificação, associe as Eras Culturais às suas características, através da indicação dos números que identificam cada uma delas:
1. Cultura Oral
2. Cultura Escrita
3. Cultura Impressa
4. Cultura de Massas
5. Cultura das Mídias
6. Cultura Digital
 
(    )  A partir de 1980, o casamento entre linguagens e meios começou a ser intensificado. Surgiram equipamentos que possibilitaram um consumo individualizado e a construção de audiência segmentada.
(    )  Por volta do ano 700 a.C. o alfabeto foi criado na Grécia. Foi o alfabeto que proporcionou a infra-estrutura mental para a comunicação cumulativa, baseada em conhecimento.
(     )   As principais características desta nova configuração social são o acesso à informação e a digitalização, a convergência das mídias, a interatividade, a imersão e a não-linearidade.
(     )  De acordo Manuel Castells, houve pelo menos duas revoluções industriais ao longo da história: a primeira com a máquina a vapor e a segunda com o desenvolvimento de produtos químicos com base científica e a descoberta da eletricidade. A eletricidade impulsionou o desenvolvimento de outras tecnologias, como o rádio e a televisão. Juntamente com estes veículos, a fotografia e o cinema também ajudaram a construir novos padrões de comunicação.
(      )   As primeiras formas de comunicação humana não passavam de sons, gestos e linguagem corporal.
(      )  As primeiras tentativas de criar uma linguagem escrita mesclavam imagens, traços e símbolos, mas ainda não eram alfabéticas.
 
A sequência correta das afirmativas é:
		
	 
	c) 3, 5, 6, 2, 4, 1
	 
	d) 5, 3, 6, 4, 1, 2
	 
	b) 4, 3, 6, 5, 1, 2
	 
	a) 6, 3, 5, 4, 1, 2
	 
	e) 5, 2, 6, 4, 1, 3
	Respondido em 05/05/2020 18:25:03
	
Compare com a sua resposta:
As práticas contemporâneas de agregação social que utilizam tecnologias móveis para ações que reúnem muitas pessoas, muitas vezes multidões, para realizar um ato em conjunto e depois se dispersam são chamadas de MOBS. Os encontros acontecem em um espaço público e são marcados via internet. Quando essas manifestações relâmpagos são apolíticas e têm finalidades artísticas ou apenas são realizadas para provocar estranheza e perplexidade aos que passam, como um musical, uma dança ou outro tipo de performance, elas são chamadas de "flash mobs". Já quando essas mobilizações são realizadas por integrantes que geralmente não se conhecem, mas possuem alguma causa em comum, ou seja, há um objetivo mais engajado, de cunho político-ativista, essas mobilizações são denominadas "smart mobs".
	Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:
		
	
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	
	I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
	
	I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	 
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	 
	I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
	Respondido em 05/05/2020 18:31:12
	
Compare com a sua resposta: O determinismo tecnológico parte do pressuposto de que as formas de vida social e de produções culturais são sempre determinadas pela tecnologia e pelos meios de comunicação. Um notório entusiasta deste conceito é o canadense Marshall McLuhan e uma autora que se posiciona de forma contrária é Lucia Santaella.
	
	
	A maneira como compreendemos as dinâmicas do mundo atual está fortemente ligada ao conceito de cibercultura, que aborda questões de acerca da técnica, das práticas sociais, atitudes, modos de pensamento e valores possibilitados por meio da interconexão de computadores. Ao discorrer sobre esse tema, Pierre Lévy afirma que estamos vivenciando um novo dilúvio, um dilúvio de informações que nos desafia a saber nadar e navegar de uma maneira diferente. Sobre esse cenário crescente é possível afirmar:
		
	
	A cibercultura é apenas um desdobramento mais intenso de inúmeros processos sociais que já existiam anteriormente, mas que só foram possíveis de acontecer neste momento por conta das novas possibilidades advindas da rede mundial de computadores que nega as mídias anteriores.
	
	A cibercultura garante que todos os indivíduos possam participar, interagir, evidenciar e se comunicar de maneira mais equilibrada e da mesma forma e de maneira igual as grandes corporações o fazem.
	
	A cibercultura se propõe a ser um mero desdobramento das questões das mídias de massa e as torna mais acessíveis aos indivíduos deste tempo para garantir abertura e participação dos sujeitos ao seu funcionamento.
	
	A cibercultura revalida aspectos das sociedades tradicionais. Ou seja, faz o mundo retornar a um tempo anterior a partir exclusivamente da oralidade, com a finalidade de demonstrar uma comunicação mais sensível às questões deste tempo.
	 
	A cibercultura expressa um novo modo de estar em sociedade diferente de todas as formas culturais que a precederam e jamais haverá um modo de regresso ao modo de ser anterior a ela, pois mesmo sem a internet a sociedade carregará a experiência social que ela possibilitou.
	Respondido em 05/05/2020 18:32:49
	
Compare com a sua resposta: A Cultura da mídias tem como características ser uma cultura intermediária, do disponível e do transitório, além da coleção e da proliferação dos diferentes suportes. A transição para a cultura digital se deu a partir do processo de digitalização e convergência das mídias, além da segmentação. Por ser uma cultura intermediária, a cultura das mídias trouxe a característica da segmentação e individualização do consumo, que se firmou completamente na cultura digital. Os aparelhos e tipos diferentes de mídia foram sendo substituídos por dispositivos convergentes.
	Por Cultura das Mídias, pode-se afirmar:
		
	
	É a a cultura com tráfego desacelerado entre suas múltiplas formas.
	
	Uma dinâmica que, ao se alastrar nas relações das mídias entre si, impossibilita a seus consumidores a escolha entre produtos simbólicosalternativos.
	
	Fenômenos emergentes e novos na dinâmica cultural e o surgimento de processos culturais iguais aos da lógica que era própria da cultura de massas.
	
	Dissolução entra a polaridade entre o popular e o erudito, anulando suas fronteiras.
	 
	As mesmas informações transitam de uma mídia para a outra, distribuindo-se em aparições diferenciadas.
	Respondido em 05/05/2020 18:35:28
	
Compare com a sua resposta: Em sua definição de Cultura das Mídias, Lúcia Santaella descreve o processo em que as mesmas informações transitam de uma mídia para outra, distribuindo-se em aparições diferenciadas. Na notícia acima temos um livro que é adaptado ao meio audiovisual, um exemplo do tráfego entre múltiplas plataformas.

Outros materiais