Buscar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA
4a aula Aluno: Joseph Arivanas
	 
	
	 
Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Isaías 41:9
	
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Marque dentre as alternativas abaixo, aquela que não influenciou no contexto das transformações na história ao longo do século XIX:
		
	
	Imperialismo
	
	Unificação da Itália e da Alemanhã
	 
	Processo de descolonização da África e da Ásia.
	
	Neocolonialismo
	
	Segunda Revolução Industrial
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿O nome ¿positivismo¿ tem sua origem no adjetivo ¿positivo¿, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do ¿cientificismo¿, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela¿ (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o positivismo assinale a alternativa correta.
		
	
	O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
	
	O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
	 
	O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto.
	
	O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.
	
	O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim criou o seu próprio método investigativo.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O século XIX foi um momento fundamental na história da história. Foi nesse momento que a história se tornou uma ciência especializada e autônoma. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor complementa essa afirmação.
		
	
	A história se tornou uma disciplina especializada e autônoma na Rússia, o que fez com que o marxismo tenha se transformado na principal abordagem teórica disponível para os historiadores europeus na primeira metade do século XX.
	 
	A história se tornou uma disciplina especializada e autônoma no espaço universitário germânico, já que foi na Universidade de Berlim que Leopold Ranke fundou a primeira cátedra especificamente destinada aos estudos históricos.
	
	O Brasil ocupa posição de vanguarda nos estudos historiográficos contemporâneos, já que foi nos quadros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) que a história se tornou pela primeira vez uma ciência especializada e autônoma.
	
	Apesar de ter se tornado uma ciência especializada e autônoma apenas no século XIX, já existia desde o século XVIII a formação especializada nos estudos históricos.
	
	Foi na Inglaterra que a história se tornou uma ciência autônoma e especializada, o que faz com que a historiografia inglesa seja até hoje uma das mais influentes.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as afirmações abaixo, quais correspondem às diferenças entre o historicismo e o positivismo?
I. O positivismo pensava a história como uma ciência, enquanto o historicismo encara a história como poesia.
II. O positivismo defendia a possibilidade de um olhar totalmente isento para o passado, enquanto o historicismo, mesmo defendendo o trabalho com fontes históricas, sempre via o historiador como alguém que interferia na observação.
III. Enquanto os historicistas defendiam a precisão dos dados históricos, o positivismo se concentrava na filosofia sociológica da ordem e do progresso, ignorando o uso de fontes históricas.
		
	 
	Apenas a II
	
	Apenas a I e a II
	
	Apenas a I e a III
	
	Apenas a I
	
	Apenas a III
	
	 
	
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"O tempo corresponde a regular o presente a partir do futuro deduzido do passado." Essa frase é de autoria de Auguste Comte, 'pai' do positivismo, uma proposta de análise histórica da sociedade. Sobre sua proposta, identifique as afirmações verdadeiras. 
I. Como uma forma racionalista de organizar a sociedade, o positivismo determinava que todas as sociedades passavam por estágios teológicos e metafísicos (irracionais) até adentrar o estágio positivo de desenvolvimento.
II. A postura radicalmente racional de Comte era acompanhada por um grande conservadorismo político, expresso resumidamente na máxima "ordem e progresso".
III. Mesmo que defendesse o conhecimento científico e racional, o positivismo de Comte reconhecia a impossibilidade do cientista ser totalmente neutro.
IV. O positivismo ficou conhecido como proposta metódica, pois Comte entendia que a história precisava de métodos totalmente racionais para estudar o passado.
		
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual das afirmações a seguir não correspondem ao historicismo idealizado por Leopold von Ranke no século XIX?
		
	
	O maior sinal de que a proposta historicista se enquadrava no racionalismo cientificista do século XIX estava na principal meta das propostas de Ranke e de seus discípulos: encontrar a verdade histórica.
	
	Ainda que extremamente romântico e indubitavelmente nacionalista, o historicismo ainda era uma proposta cientificista e extremamente racionalista no que dizia respeito aos procedimentos metodológicos da disciplina histórica.
	
	O historicismo rankeano tinha como fundamentação uma perspectiva nacionalista, e por isso acabou sendo tão popular dentro e fora do mundo germânico do século XIX.
	
	Ranke reconhecia que era impossível o historiador não se envolver com seu objeto de estudo, mas concentrou todos os seus esforços no desenvolvimento da história como uma disciplina científica, racional e objetiva.
	 
	Ranke não via a separação entre ciência e filosofia, e por isso tinha muitas dúvidas se era possível transformar a história em um conhecimento científico, optando assim por desenvolver o historicismo.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O positivismo de Augusto Comte tem como característica geral a exaltação da ciência e a preocupação de defender as conquistas da Revolução Industrial. Segundo os positivistas, a evolução do conhecimento humano universal percorreu três estados distintos, na sequência a seguir:
		
	
	Científico, mitológico e filosófico;
	 
	Teológico, metafísico e positivo;
	
	Filosófico, mitológico e científico;
	
	Nenhuma das alternativas postas.
	
	Abstrato, fictício e positivo;
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Análise as afirmativas abaixo:
I. Heródoto é considerado o primeiro historiador do mundo Ocidental.
II. Leopold Von Ranke foi o primeiro historiador moderno, responsável pela formalização da história enquanto disciplina, durante o século XIX.
III. Podemos definir o objeto do estudo da história como o estudo do passado, tenha ele deixado ou não vestígios.
IV. Historiografia é o conjunto de fontes, materiais e imateriais, necessário a produção do conhecimento histórico.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e IV

Continue navegando