Buscar

Caso 02 Civil Explicação Prof

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resumo de PRÁTICA EM DIREITO CIVIL – Caso 02
PERGUNTAS BÁSICAS
1ª) Qual é a peça?
Para se encontrar a peça, leia o enunciado do problema/caso proposto e nele analisar palavras chaves, onde com essas, se verifica qual a peça do caso (lembrando nessa fase só verificar as peças e não as teses jurídicas e nem qual ação em espécie, pois isso será objeto de uma fase posterior no estudo ora contido nessa aula).
Obs.:
Nota:
	Maiores informações, verificar no material encaminhado junto das explicações referente ao caso nº 01, no arquivo apostila e explicações gerais estágio I e livros recomendados de prática jurídica;
	Assim, neste material, iremos direto ao assunto, posto que maiores informações, deverão ser observadas na apostila 01 (explicações gerais) e dos livros de práticas recomendados, onde recomendo para melhor entendimento de como seria para descobrir qual seria a peça a ser produzida, entre outros assuntos.
O problema não faz menção que existe ação judicial em andamento:
(não seria hipótese do caso 02)
Nota:
	Nesse caso segundo, verifica-se que existe ação, vez que seu cliente fora citado. Portanto, não seria o caso de petição inicial, mas sim meios de resposta da parte ré.
Problema faz menção que existe ação judicial em andamento:
(é a hipótese do caso 02 – pois seu cliente foi citado)
	Respostas do Réu – Neste caso, verificar no problema se o mesmo informa se existe alguma ação judicial já em andamento. Caso sim, saberemos que o problema irá exigir um meio de resposta do Réu, que nesse exemplo, várias peças poderão ser exigidas, como abaixo restará demonstrado (caso este do caso 02):
b.1) o problema informa que seu cliente foi citado (caso este do caso 02) – assim, nesse caso certamente será umas das peças iniciais da fase postulatória para o réu, tais como ex.:
	Contestação (aplica-se ao caso 02 - Apresentar defesa de acordo com as informações fornecidas pelo seu cliente);
	Reconvenção (aplica-se ao caso 02, pois seu cliente informou que também sofreu prejuízos e então seria o caso de apresentar, conjuntamente, a reconvenção);
	Etc.
(lembre-se, acima estamos somente identificando a peça a ser proposta e não a tese de direito a ser alegada).
Nota quanto ao direito a ser inserido no caso do seu cliente: 
	analisar a partir do artigo 335 e seguintes (inclusive 343) todos do NCPC;
	nesse caso, verificar se existe questões preliminares a serem abordadas (art. 337 do NCPC) (analisando o caso se constata a existência de 2 pontos: 1º) o valor da causa informado encontra-se incorreto; 2º) o caso informa que não foi devidamente instruído no processo a representação processual da autora);
	se o caso informa que houve deferimento liminar – se sim, além das peças acima, ainda será necessário a utilização do Agravo de Instrumento (não seria o caso, posto que não existe pedido liminar na inicial proposta pela parte autora, conforme se lê na narrativa da ação proposta).
	Petição simples no processo já em andamento – verificar nesse caso se trata de uma petição simples no processo como se fosse dar andamento a uma fase do processo (manifestação como ex.: especificar as provas, manifestar sobre documentos juntados etc.) (não seria, posto que o caso 02 informa que seu cliente foi citado e da a entender que seria meio de resposta);
	Petição na Fase Postulatória ao Autor, novamente (não seria o caso 02):
c.1) Impugnação a Contestação (Réplica) ou a Reconvenção (Contestação) no processo já em andamento – verificar nesse caso se o problema informa que você foi intimado da contestação ou reconvenção apresentada pelo réu.
Nota: 
	nesse caso, verificar se existe questões preliminares a serem abordadas.
OU SE EXISTE ANDAMENTO DE PROCESSO, MAS SERIA OUTRO ATO A SER PRATICADO PELAS PARTES.
(não seria nenhuma hipótese do caso 02, posto que o caso não fala em decisão judicial, mas sim citação do seu cliente, portanto, não seria caso de inconformismo suscetível a interposição de recurso).
	Agravo de Instrumento – Se o problema informa de alguma decisão interlocutória praticada pelo juiz no processo – nesse caso o agravo será distribuído a instância superior, ex. TJ;
	Embargos de Declaração – Se o problema informa que houve sentença e está apresenta irregularidades (conteúdo de erro material ou processual – omissão, contradição ou obscuridade), nesse caso a petição direcionada ao juiz que prolatou a decisão;
	Apelação – Se o problema informa que houve sentença, mas não aponta nenhuma irregularidade, pois se sim, é o caso dos embargos acima, caso não exista, seria o caso do recurso de apelação ao Tribunal – porém protocolada ao magistrado que proferiu a sentença;
	Recurso Especial – Se o problema informa que houve decisão do Tribunal (acórdão) julgando o recurso de apelação, nesse caso, recurso ao STJ, mas protocolado ao tribunal que emanou o acórdão – lembrando em caso de violação de legislação federal;
	Recurso Extraordinário – Se o problema informa que houve decisão do Tribunal (acórdão) julgando o recurso de apelação, nesse caso, recurso ao STF, mas protocolado ao tribunal que emanou o acórdão – lembrando em caso de violação da CF;
	Agravo Interno – Se o problema informa que o tribunal emanou decisão monocrática que julgue o recurso pelo relator e no problema não informa que foi pelo colegiado (acórdão), como é a regra.
Nota:
1) verificar também se não é caso de oferecer contrarrazões aos recursos interposto pela parte contrária, ex.: o problema informa que a outra parte interpôs algum recurso, nesse caso, seria as contrarrazões a esse recurso.
Os pontos a mais, favor, como já citado, se reportar a apostila 1 encaminhada junto do primeiro caso e dos livros recomendados de prática jurídica, posto que agora irei direto ao ponto do caso proposto, vejamos:
EXEMPLO – COM INFORMAÇÃO/ARTIGO PARA ELABORAR.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BAURÚ, ESTADO DE SÃO PAULO
Autos nº...
(pular umas 10 linhas entre endereçamento e qualificação da parte)
NOME DO SEU CLIENTE, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o nº..., endereço eletrônico..., com sede na Rua..., nº..., bairro..., Cidade.../Estado..., CEP... (diferente a qualificação pois seu cliente é empresa), por seu advogado e bastante procurador, “in fine” assinado (ou trazer os dados como já informado nas explicações anteriores) (Instrumento de Procuração com poderes especiais em anexo – doc. (Art. 105 do NCPC)), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos (descrever os artigos da contestação e da reconvenção conforme caso proposto – art. 335 e 343 ambos do NCPC) apresentar 
CONTESTAÇÃO
OU
CONTESTAÇÃO C/C RECONVENÇÃO
(Exemplo dois, seria para caso queira já informar de plano que teria reconvenção - isso facilitaria para o magistrado sua existência e abrir vistas a parte contrária, sem necessidade deste ler toda contestação para saber se existe – uma dica apenas)
em face da exordial/inicial e documentos acostados às fls..., proposta por NOME DA PARTE AUTORA DA INICIAL..., já devidamente qualificada, pelas razões de fato e de direito (Art. 336 do NCPC) a seguir aduzidos:
I – DOS FATOS
OU
I – DOS FATOS NARRADOS NA INICIAL
Descrever os fatos como apresentado no problema informado, nos moldes da inicial, não inventando nenhum fato que não contenha no problema...
Ex. para início do texto:
Excelência, a autora ajuizou a presente ação indenizatória, alegando em resumo, que no dia...., o veículo da empresa ré teria causado um acidente de trânsito e por consequência teria causado prejuízos no veículo a ela pertencente.... (continuar descrevendo os pontos contidos no caso 02).
Ex. para fecho dos fatos:
Portanto, essa não é a verdade dos fatos, conforme restará demonstrado nesta defesa, bem como durante a instrução do presente feito.
II – DAS
PRELIMINARES (Art. 337 do NCPC)
Melhor separar por assunto encontrado no problema – fica mais fácil para descrever e argumentar...
Aqui deverá ser indicado a fundamentação jurídica, já descrita para facilitar, no caso 02 – lei, princípios, jurisprudência, súmula.
Neste caso 2, verifica-se que existem dois pontos prejudiciais que afetam diretamente a ação, antes de discutir o mérito da ação proposta. Por isso, de acordo com o art. 337, devem primeiro serem rebatidos, posto que se não sanadas, levam a extinção do feito, ex.:
	DA IMPUGNAÇÃO AO VALOR DA CAUSA
OU 
DA INCORREÇÃO DO VALOR DA CAUSA (337, III);
Observação quanto aos pontos que devem ser rebatidos: 
	para rebater essa tese, verificar o art. 292 do NCPC;
	verifica-se que nos pedidos da inicial o valor dos prejuízos almejados pelo autor seria de R$ 75.000,00, mas este atribuiu o valor de R$ 1.000,00 à causa. Portanto, citado valor está incorreto nos termos do artigo supra e por essa razão deve impugnado nos termos do art. 293 do NCPC, posto que isto, se não sanado, leva a extinção do processo.
Exemplo de abordagem abaixo: 
Preliminarmente, oportuno destacar que (aqui vai objeto da preliminar atacada – ex. o autor ao ajuizar sua ação atribuiu valor incorreto a causa....).
Assim, analisando seu pleito e o valor dado a causa, verifica-se que o mesmo não o fez com observância ao art. 292 do NCPC, que assim dispõe:
“transcrever o artigo”
Ou seja, na simples leitura do artigo 292, do Código de Processo Civil, conclui-se que (menção ao problema ocorrido – aqui você meio que insere o problema ao artigo de lei utilizado na tese adotada – ex. o valor da causa deveria ser o valor total dos prejuízos perseguidos na ação, o que não fez o autor haja vista a divergência apontada...). Ressalta-se, caso estes dos autos em comento.
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Mas a frente, comenta ainda o autor (exemplo se desejar citar texto do mesmo autor – como exemplo), que...
Sobre esse assunto o (TJ/STJ/STF etc.) em julgado similar (assim entendeu/defendeu/julgou/etc – transcrever a jurisprudência)
Nesse contexto, conclui-se que... (fazendo um encaixe do problema a sua conclusão do assunto).
Sob este prisma, oportuno destacar então, que... (argumentando mais na conclusão caso deseje)
Portanto/Destarte/Conclui-se/Por tais razões/etc, a ré apresenta a presente preliminar, requerendo que esse r. juízo à acolha e por derradeiro, determine a intimação do autor para que este efetue a correção do valor dado a causa e consequentemente efetue a complementação das custas processuais, nos termos do art. 293 do NCPC, sob pena de extinção do processo sem julgamento do mérito (verificar o artigo 485 do NCPC).
	DO DEFEITO DE REPRESENTAÇÃO (337, IX);
Observação quanto aos pontos que devem ser rebatidos: 
	para rebater essa tese, verificar os arts. 320, 287 e 75, VIII, todos do NCPC, posto que isto, se não sanado, leva a extinção do processo.
Exemplo de abordagem abaixo: 
Excelência, de igual forma, oportuno destacar que (aqui vai objeto da preliminar atacada – ex. o autor ao ajuizar a presente ação, não trouxe aos autos os documentos indispensáveis à propositura da ação, conforme determina o art. 320 do NCPC, vez que deixou de anexar o instrumento de procuração, bem como xerocópia dos atos constitutivos da empresa....).
Ademais, importante ainda registrar, que o mesmo não o fez com observância aos arts. 287 e 75, VIII, ambos do NCPC, que assim dispõe:
“transcrever os artigos”
Ou seja, na simples leitura dos artigos supra citados, conclui-se que (menção ao problema ocorrido – aqui você meio que insere o problema ao artigo de lei utilizado na tese adotada – ex. falta ao autor requisitos válidos para o prosseguimento feito...). 
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Mas a frente, comenta ainda o autor (exemplo se desejar citar texto do mesmo autor – como exemplo), que...
Sobre esse assunto o (TJ/STJ/STF etc.) em julgado similar (assim entendeu/defendeu/julgou/etc – transcrever a jurisprudência)
Nesse contexto, conclui-se que... (fazendo um encaixe do problema a sua conclusão do assunto).
Sob este prisma, oportuno destacar então, que... (argumentando mais na conclusão caso deseje)
Portanto/Destarte/Conclui-se/Por tais razões/etc, a ré apresenta a presente preliminar, requerendo que esse r. juízo à acolha e por derradeiro, determine a intimação do autor para que este efetue a regularização de sua representação, sob pena de extinção do processo sem julgamento do mérito (verificar o artigo 485 do NCPC).
III – DO MÉRITO OU DO DIREITO
Melhor separar por assunto encontrado no problema – fica mais fácil para descrever e argumentar...
Aqui deverá ser indicado a fundamentação jurídica já trazida no caso para facilitar o entendimento e estudo – lei, princípios, jurisprudência, súmula.
Neste caso 2, como se trata de contestação (neste momento), seria importante e mais fácil elaborar a peça separando em tópicos (na peça de exemplo, trago maiores detalhes), ex.:
	Da intervenção de terceiros – Da denunciação da lide a seguradora do seu cliente – art. 125, II do NCPC;
	Da excludente de responsabilidade da ré - culpa exclusiva da autora;
	Da improcedência do pedido indenizatório nos danos materiais do conserto do veículo do autor;
	Da improcedência do pedido indenizatório nos danos emergentes do autor;
	Da improcedência do pedido de indenização por lucros cessantes do autor;
A) DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE A SEGURADORA – ART. 125, II DO NCPC
Primeiramente, oportuno destacar que (objeto do caso – acidente envolvendo as partes e os danos gerados como consequência...) a ré, conforme se verifica na apólice de seguro em anexo (doc. nº...) possui cobertura de seguro contra terceiro.
Assim, analisando citada apólice, a ré esta coberta pela seguradora...., até o valor de R$.... a títulos de danos materiais.
Desta forma, de acordo com o artigo 125, II, do NCPC, a ré requer que esse r. juízo acolha o pedido ora requerido e determine a citação da seguradora..., para que venha a integrar a presente lide diante da cobertura securitária ora comprovada.
“transcrever o artigo”
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Mas a frente, comenta ainda o autor (exemplo se desejar citar texto do mesmo autor – como exemplo), que...
Sobre esse assunto o (TJ/STJ/STF etc.) em julgado similar (assim entendeu/defendeu/julgou/etc – transcrever a jurisprudência)
Nesse contexto, conclui-se que... (fazendo um encaixe do problema a sua conclusão do assunto).
Sob este prisma, oportuno destacar então, que... (argumentando mais na conclusão caso deseje)
Portanto/Destarte/Conclui-se/Por tais razões/etc, requer seja acolhido por esse r. juízo a denunciação da lide e por derradeiro determine a citação da seguradora denunciada no endereço situado na Rua..., nº..., bairro..., cidade..., estado..., cep..., para querendo, apresente resposta no prazo legal.
Outrossim, protesta pela juntada posterior das custas envolvendo a citação da denunciada (recomendo pedir isso, pois na prática se aguarda primeiro o deferimento
do magistrado da denunciação, para somente depois recolher as despesas de diligência na citação e isso demonstra também que vc sabe que teria custas com a citação desta e que deveria recolher – pequenos detalhes, mas que demonstra o conhecimento quanto aos procedimentos).
	DA EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE DA RÉ - CULPA EXCLUSIVA DA AUTORA
Vide exemplos de redação acima e também os contidos no material de apoio encaminhado no primeiro caso e nos livros de práticas recomendados.
Neste tópico observar os artigos trazidos no caso 2, ex.:
	Primeiro, analisar a versão informada pelo seu cliente e ir acrescentando na fundamentação jurídica como argumento, pois ele informa, conforme descrito no caso 2, fatos que levam a tese de culpa exclusiva da autora, bem como falta de observâncias na condução do veículo por parte da autora, situações de emergência, testemunhas etc...
	Segundo, pensando que esta tese pode não ser acolhida pelo juiz, importante requerer como pedido subsidiário a tese da culpa concorrente, posto que no caso a responsabilidade será reduzida (ex.: no entanto, excelência, caso a tese acima não seja acolhida por esse r. juízo, o que não se espera, em respeito ao princípio da eventualidade, a ré requer seja acolhido a tese de culpa concorrente....)
	Ler e fundamentar seus argumentos nos artigos do CTB – arts. 28; 29, II; 34; 46; 48, § 1º; 182, V;
	Ler e fundamentar seus argumentos nos artigos do CC – arts. 186; 932, 944, § único; 945;
	DA IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO INDENIZATÓRIO NOS DANOS MATERIAIS DO CONSERTO DO VEÍCULO DO AUTOR
Vide exemplos de redação acima e também os contidos no material de apoio encaminhado no primeiro caso e nos livros de práticas recomendados.
Neste tópico observar os artigos trazidos no caso 2, ex.:
	Primeiro, como já abordou os artigos no tópico anterior, aqui entra mais a argumentação para pedir a improcedência do pleito, tendo em vista a consequência do acolhimento dos artigos supra, que por consequência, não há que se falar em indenização a autora;
	Segundo, pensando que esta tese pode não ser acolhida pelo juiz, importante impugnar os documentos juntados pelo autor (orçamentos), sob a tese que foram produzidos de forma unilateral, sem a participação de seu cliente etc... (ex.: no entanto, excelência, caso a tese acima não seja acolhida por esse r. juízo, o que não se espera, em respeito ao principio da eventualidade, a ré impugna os documentos carreados a lide pela autora, posto que foram produzidos de modo unilateral pela mesma....)
	DA IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO INDENIZATÓRIO NOS DANOS EMERGENTES DO AUTOR;
Vide exemplos de redação acima e também os contidos no material de apoio encaminhado no primeiro caso e nos livros de práticas recomendados.
Neste tópico observar os artigos trazidos no caso 2, ex.:
	Primeiro, como já abordou os artigos num tópico anterior, aqui entra mais a argumentação para pedir a improcedência do pleito, tendo em vista a consequência do acolhimento dos artigos supra, que por consequência, não há que se falar em indenização a autora;
	Segundo, ler e fundamentar seu argumento no art. 944 do CC;
	Terceiro, pensando que esta tese pode não ser acolhida pelo juiz, importante impugnar os danos emergentes, sob a tese que ficaram duplicados tal pleito com o lucros cessantes, bis in idem, (seguir mesmo exemplo que citei no tópico anterior do princípio da eventualidade).
	DA IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR LUCROS CESSANTES DO AUTOR;
Vide exemplos de redação acima e também os contidos no material de apoio encaminhado no primeiro caso e nos livros de práticas recomendados.
Neste tópico observar os artigos trazidos no caso 2, ex.:
	Primeiro, como já abordou os artigos no tópico anterior, aqui entra mais a argumentação para pedir a improcedência do pleito, tendo em vista a consequência do acolhimento dos artigos supra, que por consequência, não há que se falar em indenização a autora;
	Segundo, pensando que esta tese pode não ser acolhida pelo juiz, importante impugnar o ponto, sob a tese de que não restou comprovados de forma clara os prejuízos, vez que não juntou notas fiscais de períodos anteriores, balanço do ano anterior para comprovar que na mesma época do acidente ela auferia os valores que requer em juízo etc... (seguir mesmo exemplo que citei no tópico anterior do princípio da eventualidade, abordando aqui também, na tese eventual de culpa concorrente e pedir redução do valor).
DA RECONVENÇÃO (Art. 343 do NCPC)
Aqui deverá ser indicado os fundamentos legais do que se justifica seus pleitos em defesa de seu cliente, isto é, a fundamentação – lei, princípios, jurisprudência, súmula, entre outros – lembrando que reconvenção seria natureza de ação (imagina que estaria entrando com a ação em separado em defesa do seu cliente, vejamos:
	Primeiro, analisar a versão informada pelo seu cliente, no tocante a versão dele dos fatos e ir argumentando e acrescentando na fundamentação jurídica.
	Segundo, ler e fundamentar seus argumentos nos artigos do CTB e do CC, conforme utilizou nos pontos anteriores;
Excelência, de acordo com o todo acima exposto e que dos autos constam, verifica-se que a culpa do acidente em comento deve ser atribuída exclusivamente a autora, ora reconvinda, posto que foi esta a causadora do acidente envolvendo o objeto da presente lide, vez que esta invadiu a contramão na estrada, vindo a colidir frontalmente com o veículo da reconvinte...
Assim, diante da verdade dos fatos, bem como ao conjunto probatório, comprovados e demonstrados nesta peça apresentada, além dos que serão comprovados durante a instrução deste feito, verifica-se que a mesma ao conduzir seu veículo infringiu os artigos ..., todos do CTB, conforme já descritos nesta petição.
Nesse contexto, deverá esta arcar com os prejuízos suportados pela empresa reconvinte, nos termos dos artigos..., todos do CC.
Em decorrência do acidente em comento, a empresa reconvinte amargou no prejuízo no importe total de R$..., tudo conforme documentos que instruem esta petição, tais como, mas não exclusivamente, fotos, orçamentos, etc.
O direito da reconvinte efetuar citado pleito, encontra-se previsto no artigo 343, do NCPC, que assim dispõe:
“citar o artigo”
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Mas a frente, comenta ainda o autor (exemplo se desejar citar texto do mesmo autor – como exemplo), que...
Sobre esse assunto o (TJ/STJ/STF etc.) em julgado similar (assim entendeu/defendeu/julgou/etc e cite abaixo)
(transcrever a jurisprudência)
Nesse contexto, conclui-se que... (fazendo um encaixe do problema a sua conclusão do assunto).
Sob este prisma, oportuno destacar então, que... (argumentando mais na conclusão caso deseje)
Portanto/Destarte/Conclui-se/Por tais razões/etc, deverá a reconvinda ser condenada ao pagamento dos danos materiais suportados pela reconvinte, nos valor de R$..., vez que conforme comprovado, é a responsável...
DA CONCLUSÃO OU DO PEDIDO
(O melhor seria “da conclusão” posto que seu papel nesta peça seria rebater a inicial proposta e mais técnico utilizar “da conclusão” do que “do pedido” – “do pedido” se utiliza mais na inicial)
Neste caso, como os “pedidos” a serem formulados, são mais complexos que do caso anterior, posto que se tratar de preliminar, excludente de responsabilidade e/ou subsidiariamente a culpa concorrente e reconvenção ao mesmo tempo e, com isso, a legislação exige procedimentos a mais que um simples pedido do um rito comum, por isso, segue uma forma de requerer o pedido no caso proposto número 02 para melhor entendimento por parte dos senhores...
“Ex positis”, requer a Vossa
Excelência:
Ou
Ante ao exposto e tudo que dos autos constam, requer a empresa ré, que se digne-se Vossa Excelência:
a) que sejam acolhidas as preliminares arguidas, acolhendo a procedência destas, quanto a Impugnação ao Valor da Causa e do pedido quanto a irregularidade da representação processual da parte autora e, por derradeiro determine a intimação desta para as devidas regularizações, bem como para a complementação das custas processuais, tudo sob pena de extinção do feito sem resolução do mérito;
b) que seja acolhido o pedido de denunciação da lide a seguradora..., conforme item III, item “a” (conforme meu modelo), com a consequente citação desta, no endereço situado na Rua..., nº..., bairro..., cidade..., estado..., cep..., para querendo, apresente resposta no prazo legal;
c) E no mérito, requer a improcedência dos pedidos iniciais nos termos propostos pela autora e por consequência, a condenação desta no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no patamar de 20% (vinte por cento) sobre o valor dado a causa, nos termos do artigo (Art. 85, § 2º, do NCPC), do NCPC ou;
c.1) caso este não seja o pedido esposado por esse r. juízo, o que não se espera, mas o faz em respeito ao princípio da eventualidade, requer como pedido subsidiário, seja acolhido a tese de culpa corrente, procedendo na compensação dos valores despedidos por ambas as partes;
Outrossim, no tocante a reconvenção, requer a empresa ré, ora reconvinte, que se digne-se Vossa Excelência:
d) A procedência dos pedidos da reconvenção, para condenar a autora, ora reconvinda, no pagamento de indenização por danos materiais no importante de R$..., acrescido do pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no patamar de 20% (vinte por cento) sobre o valor dado a causa, nos termos do artigo (Art. 85, § 2º, do NCPC), do NCPC.
e) ao acolhimento da juntada dos documentos em anexo.
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal da empresa autora, sob pena de confissão e revelia, oitiva de testemunhas a ser eventualmente arroladas, juntada de novos documentos, perícias, expedições de ofícios e as demais que se fizerem necessárias ao deslinde da demanda, sem exclusão de nenhuma.
Finalmente, em relação à presente reconvenção, ora pleiteada, nos termos do art. 292, do NCPC, dá-se à causa o valor de R$..., para fins de alçada.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data....
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
Endereço profissional do advogado - caso não insira no preâmbulo após a qualificação dos autores.
Página de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais