Buscar

História da Educação aula atividade avaliação virtual 1 unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)
A partir de um longo processo histórico de existência das sociedades primitivas (ou comunismo primitivo) surgiram as primeiras sociedades de classes, tendo a propriedade privada da terra como elemento fundamental para o surgimento da exploração do trabalho. É nesse contexto que a aquisição de conhecimentos e a educação alteram-se profundamente, sendo que os conhecimentos que a classe dominante necessita não são os mesmos da classe dominada, produzindo uma separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual.
Esse processo pode ser corretamente denominado por:
Alternativas:
a)
Dualismo educacional.
Alternativa assinalada
b)
Dialética.
c)
Educação Integral.
d)
Paideia.
e)
Escolástica.
2)
O período moderno passou por intensas transformações na vida social, política, econômica, social e educacional. Não só a Europa que foi transformada pela nova sociedade que surgia, o restante do mundo também foi submetido, com as características próprias de cada formação social que existia, às novas exigências de uma sociedade cada vez mais mercantil. O período moderno também pode ser compreendido como uma fase de transição entre a velha sociedade feudal e a nova sociedade capitalista. O ressurgimento do comércio e das cidades, com as cruzadas, o Renascimento Cultural, a Reforma Protestante, as Grandes Navegações, o Mercantilismo, o Absolutismo, a escravização dos africanos, as Revoluções Burguesas, a I Revolução Industrial foram momentos importantes dessa transição.
Nesse sentido, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
No campo educacional veremos como a pedagogia cristã consolidou-se como instrumento da burguesia para a justificativa da nova ordem social que surgia.
b)
No campo educacional veremos como a burguesia produzirá uma educação libertária, de forte questionamento da sociedade capitalista.
c)
No campo educacional veremos como a pedagogia burguesa extinguiu o dualismo escolar com o resgate de uma educação integral defendida pelos gregos antigos.
d)
No campo educação veremos como a escolástica foi resgatada pela burguesia como teoria pedagógica e universalizada nos sistemas públicos de ensino da Europa.
e)
No campo educacional veremos como a pedagogia cristã compartilhará, cada vez mais, seu espaço com outras formas educacionais, produzindo tensões e conflitos próprios num momento de transformações. As novas classes sociais da sociedade burguesa, na defesa de seus interesses próprios, produzirão novas experiências e propostas pedagógicas, incorporando e superando o que foi até então produzido.
Alternativa assinalada
3)
A Igreja Católica reagiu à Reforma Protestante em vários sentidos. No campo educacional realizou enormes investimentos, pois acreditava na possibilidade de reforma interna e no combate à Reforma Protestante por meio de uma moralização que a educação poderia cumprir. A Companhia de Jesus, conhecida como ordem jesuítica, foi fundada em 1534, por Inácio de Loyola, que defendeu uma rígida disciplina militar ("os soldados de Cristo") e a pregação missionária da fé e o combate às heresias. Além das ações do Santo Ofício, da inquisição, defendiam que a educação seria um instrumento importante para a educação cristã, fundando colégios em toda parte do mundo. Nesse sentido, houve um forte Investimento na formação de professores, que culminou na formulação do documento Ratio Studiorum, conjunto de regras pedagógicas que orientavam os educadores em suas atividades.
As principais características do ensino jesuítico estão corretamente indicadas na alternativa:
Alternativas:
a)
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.
Alternativa assinalada
b)
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a introdução do ensino lúdico e de uma disciplina flexível.
c)
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a inversão da relação professor aluno, sendo este o centro do processo pedagógico e o respeito pela espontaneidade dos alunos.
d)
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a defesa da livre interpretação da Bíblia e a defesa da educação libertária.
e)
As principais características gerais do ensino jesuítico foram a defesa de uma educação moderna, de valorização das línguas locais, de um ensino crítico, de uma educação lúdica e que valorizava os conhecimentos das diversas culturas.
4)
Os objetivos e tarefas dos jesuítas, definidos nos Regimentos Portugueses para a colônia, visavam catequizar e instruir os nativos, assim como a população em geral, além de garantir a geração de sacerdotes para a continuidade do processo. No que se refere à educação dos filhos dos escravos, acontecia por meio da pedagogia da escravização que consistia em:
Alternativas:
a)
Reconstruir as relações comunitárias e identitárias nos quilombos e fora deles.
b)
Naturalizar o processo de opressão/submissão e da desigualdade.
Alternativa assinalada
c)
Resgatar suas expressões culturais e religiosas.
d)
Formar homens críticos que busquem a própria libertação.
e)
Construir a autonomia que favorece a libertação pela rebeldia.
5)
Em 1827, após a independência, foi aprovada a primeira lei brasileira específica sobre a educação nacional. Nesta legislação encontramos algumas alterações e outras manutenções em relação ao que já era aqui praticado na educação em geral.
Como exemplo, podemos citar.
Alternativas:
a)
Eliminação do método mútuo. Permissão para acesso das meninas às primeiras letras, ensino voltado à uma minoria não escrava.
b)
Expansão do método mútuo. Proibição do acesso das meninas às primeiras letras, ensino voltado à uma minoria não escrava.
c)
Inauguração do método mútuo. Permissão para acesso das meninas às primeiras letras, ensino voltado à uma minoria não escrava
d)
Expansão do método mútuo. Permissão para acesso das meninas às primeiras letras, expansão do ensino à maioria da população.
e)
Expansão do método mútuo. Permissão para acesso das meninas às primeiras letras, ensino voltado à uma minoria não escrava

Outros materiais