Buscar

DNA resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DNA: O SEGREDO DA VIDA
Abre-se a análise sobre a origem do código que mantem as informações de todos os seres vivo, se mostrando presente em todas as criaturas, desde a mais pequena até o maior ser vivente do planeta. Sendo uma descoberta recentemente nova o DNA – ainda se mostra fator surpreendente para a maioria dos cientistas. Comparou-se a função do DNA com se um sistema binário de um computador, onde através de códigos executa-se os comandos a serem obedecidos pela máquina, mais ao contrário do computador, o DNA não utiliza sistema binários mais sim tijolos químicos formados por: A, C, G e T
Os pioneiros nas descobertas do DNA no século XX foram Francis Crick e James Watson, onde no ano de 1953 descobriram o sistema de combinações que formam a espiral do DNA. Observaram também a questão da herança genética, onde uma espécie herda traços de DNA de seus ancestrais. 
Outros pontos que foram observados e trata das proteínas e enzimas no contexto de manutenção da vida, onde se cita que o gene é a uma sequência de letras de códigos de DNA com comandos de produção de proteínas. As proteínas são formadas por conjunto de aminoácidos, que seriam potencialmente a combinação de três das estruturas que compõe o DNA para assim poder se formar as vinte combinações existentes de aminoácidos.
Chama-se atenção para o processo de produção e proteínas no DNA, onde surge o RNA que traz a cópia de uma das hélices do DNA combinadas igualmente a matriz origina, porem substituindo a letra T por um ácido nucleico (U). Assim que o RNA tem a cópia completa da sequência de letras eles se direciona a parte externa da célula, e nesse momento ele e cercado por componentes da máquina molecular que prendem em torno do RNA, formando um ribossomo. Enquanto o processo ocorre no ribossomo moléculas especiais de transferências trazem os aminoácidos para o processo. 
Caso haja algum erro no processo de formação de DNA, e alguma única letra não seguir a ordem correta acarreta em alguma variação de doença para a pessoa, como no caso a anemia falciforme que é uma doença herdade geneticamente. Numa tentativa de achar respostas e potenciais curar para problemas genéticos, mapeou-se toda estrutura de um DNA humano, que ao ser impresso e empilhado daria a altura de 300 pés de altura, uma quantidade incrível de dados, onde se dividiu a pesquisa por partes e o responsável pela unificação final dos dados foi Jim Kent.
A partir desse mapeamento foi possível fazer importantes descobertas, como que apenas 1% das combinações são responsáveis pela produção e proteínas, e que ainda boa parte das combinações do DNA ainda não tem funções descobertas pelos cientistas, sendo um dos grandes segredos que compõe a origem e desenvolvimento da vida no planeta.

Outros materiais