Buscar

aula 4

Prévia do material em texto

Ref.: 201703654102
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para traçar o perfil do bom profissional para trabalhar com crianças no segmento da educação infantil, estamos delineando as características, a partir das diretrizes postuladas pelo governo e considerando as diferenças dos aspectos socioculturais. E entre alguns aspectos estão:
		
	
	admitir as preferências em relação as crianças para que possa ser autêntico com seus sentimentos.
	
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo, mesmo antes de escuta-la, pois nessa fala a linguagem ainda está em desenvolvimento.
	 
	procurar estar com bom humor e bem disposta/o pois as crianças são ativas e rápidas, necessitam de educadores/as com essas características.
	
	pensar em suprir a relação de maternagem, pois as crianças precisam de carinho e cuidados na ausência das mães.
	
	não ter objetivos pre-definidos para não interferir nas situações inesperadas que irão surgir no decorrer das atividades.
	
	 
	Ref.: 201703654114
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos anos, principalmente após a promulgação da Constituição de 1988 que reconheceu o direito a educação da criança com menos de 7 anos de idade, a formação adequada do educador de creche tem sido considerada condição indispensável para a melhoria da educação infantil. Com relação a esse tema, qual é a formação minima exigida atualmente para ser professor de creche no Brasil?
		
	
	curso mínimo superior especifico.
	
	experiência de no mínimo dois anos de atuação na modalidade de ensino da educação infantil
	 
	experiência de no mínimo dois anos de atuação na modalidade de ensino da educação infantil e titulação mínima em nível médio, modalidade normal.
	 
	titulação mínima em nível médio, modalidade normal.
	
	não há o estabelecimento ainda de titulações mínimas
	
	 
	Ref.: 201704309640
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise as duas afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
1. O termo pedagógico é representativo de uma concepção crítica de educação que compreende a Pedagogia como a reflexão sistemática sobre as práticas educativas. Dessa reflexão resulta a formulação de objetivos e meios formativos para dar um sentido ao processo educativo-pedagógico. 2. A ação pedagógica não se refere apenas ao "como se faz", mas, principalmente, ao "por que se faz", orientando o trabalho educativo-pedagógico para as finalidades sociais e políticas almejadas pelo grupo de educadores. Uma visão crítica da Pedagogia assume que ter uma atitude pedagógica é dar uma direção de sentido, um rumo, às práticas educativas, onde quer que elas sejam realizadas.
		
	
	A afirmativa I é verdadeira e a segunda falsa.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	A afirmativa I é falsa e segunda verdadeira.
	
	 
	Ref.: 201703654110
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Geralmente, ao ouvir "NÃOs" as crianças manifestam irritabilidades ou choros, saber lidar bem com essas situações é muito importante. Facilita bastante o fato de um adulto saber lidar de forma equilibrada com seus próprios sentimentos. Pensando no perfil de um bom educador de creches podemos AFIRMAR sobre esse aspecto que:
		
	
	o educador jamais deverá perder seu lugar de figura de autoridade e para isso deve evitar brincar e valorizar as interações entre as crianças para que não seja desrespeitado.
	
	atividades variadas e materiais diversificados, bem como a quantidade de crianças por adulto, são aspectos que não interferem no equilíbrio emocional do professor.
	 
	a busca pelo equilíbrio emocional facilitará o oferecimento de uma sólida base de afeto.
	
	deixar a criança pensar isoladamente é uma atitude de reflexão, resultado da busca por melhores estratégias de construção de limites.
	
	nesses momentos o educador deve fazer o que achar melhor, pois não há muitos estudos a esse respeito.
	
	 
	Ref.: 201703654098
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação a questão de gênero como critério definidor de qualidade para ser um bom professor de educação infantil, Cerisara (2002, p.30) ressalta: insistir sobre o caráter social das relações de gênero significa considerar que, além de uma categoria biológica, o gênero também é uma categoria histórica. Ou seja, o fazer-se homem ou mulher não é um dado resolvido no nascimento, pelas características biológicas de cada um, mas construído por meio de práticas sociais masculinizantes ou feminilizantes, de acordo com as diferentes concepções presentes em cada sociedade. CONSIDERANDO O PARÁGRAFO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	 
	a melhor forma é pensar que tradicionalmente a profissão de professora de educação infantil tem sido ocupada exclusivamente pelo universo feminino, refletindo uma concepção de trabalho doméstico e maternagem.
	
	ao considerarmos o cuidar de crianças como uma forma de trabalho feminilizante, devemos garantir que esse papel seja exclusivamente feminino.
	 
	considerando que as práticas sociais são mutáveis históricamente, é possível na atualidade ampliar as possibilidades para integrar os homens nessa profissão.
	
	os valores sociais de nossa sociedade não tem interferido para que homens tenham chances menores de tornarem-se professores de educação infantil.
	
	este é um assunto bastante complexo e existem poucos parâmetros para defini-lo de forma absoluta, portanto a melhor forma é deixar a situação como se encontra na atualidade.
	
	 
	Ref.: 201703530152
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Existem alguns itens indicados como necessários para o reconhecimento de um professor de qualidade na educação infantil, são eles:
1) Conhecer as diferentes concepções relativas à educação infantil.
2) Acima de tudo procurar deixar as crianças sempre limpas e alimentadas.
3) Reconhecer as funções do "cuidar" e do "brincar" para o desenvolvimento das crianças e da educação infantil.
4) Construir limites rígidos, pois a autoridade e o respeito devem ser compreendidos desde cedo.
5) Reconhecer o papel do lúdico no desenvolvimento infantil, apenas como importante para o desenvolvimento cognitivo.
COM RELAÇÃO A ESTE ASPECTO ESTÃO CORRETAS APENAS:
		
	
	4 e 5
	 
	1 e 3
	
	2 e 4
	 
	3 e 5
	
	2 e 3
	
	 
	Ref.: 201703654125
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	 
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
	
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale:'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	
	 
	Ref.: 201703523139
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um ponto importante é procurar atuar como mediador/a entre a criança, as suas emoções e o seu ambiente. Desta forma queremos dizer que isso significa:
		
	 
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo
	
	estimular os alunos a disputarem os brinquedos com agressividade
	
	valorizar somente as produções bonitas e bem coloridas
	
	dirigir atenção apenas às crianças que tiram notas baixas
	
	oferecer atividades fora do alcance da criança

Continue navegando