Buscar

Embriologia Resumo Moore 9 Aparelho faríngeo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Aparelho faríngeo
Resumo
Moore
A faringe primitiva e limitada lateralmente pelos arcos faríngeos. Cada arco é constituído por um eixo de mesênquima, coberto externamente por ectoderma e internamento por endoderma. O mesênquima original de cada arco deriva do mesoderma; mais tarde, células da crista neural migram para os arcos e constituem a fonte principal de seus componentes do tecido conjuntivo, incluindo cartilagem, osso e ligamentos das regiões oral e facial. Cada arco faríngeo contém uma artéria, uma haste cartilaginosa, um nervo e um componente muscular.
Externamente, os arcos faríngeos são separados pelos sulcos faríngeos. Internamente, os arcos faríngeos são separados por evaginações da faringe - as bolsas faríngeas. Onde o ectoderma de um sulco entra em contato com o endoderma de uma bolsa, formam-se as membranas faríngeas. 
Os sulcos faríngeos desaparecem, exceto os do primeiro par, que persistem como meato acústico externo. As membranas faríngeas também desaparecem, exceto as do primeiro par, que se tornam as membranas timpânicas. A primeira bolsa faríngea dá origem á cavidade timpânica, ao antro mastoideo e á tuba faringo-timpânica. A segunda bolsa faríngea está associada ao desenvolvimento da tonsila palatina. O timo deriva do terceiro par de bolsas faríngeas e as paratireoides formam-se do terceiro e quatro pares de bolsas faríngeas.
A tireoide forma-se a partir de uma projeção que cresce para baixo do soalho da faringe primitiva na região onde a língua se desenvolve. As células parafoliculares (Células C) da tireoide derivam dos corpos ultimofaríngeos, que se originam principalmente do quarto par de bolsas faríngeas. 
Cistos, seios e fístulas branquiais podem se desenvolver a partir de partes do 2o sulco faríngeo, do seio cervical ou da segunda bolsa faríngea, caso não se obliterem.
Uma tireoide ectópica ocorre quando a tireoide não desce completamente de seu local de origem na língua. O ducto tireoglosso pode persistir ou seus remanescentes podem dar origem a cistos do ducto tireoglosso e a massas de tecido tireoideo ectópico. Cistos infectados podem perfurar a pele e formar seios do ducto tireoglosso, que se abrem anteriormente no plano mediano do pescoço.
A fenda labial é uma anomalia congênita comum. Apesar de frequentemente estarem associadas, a fenda labial e palatina são anomalias etiologicamente distintas, que envolvem processos do desenvolvimento diferentes, que ocorrem em tempos diversos. A fenda labial resulta da não-fusão das massas mesenquimais das saliências nasais mediais e das maxilares, enquanto a fenda palatina resulta da não aproximação e fusão das massas mesenquimais dos processos palatinos. A maioria dos casos de fenda labial, com ou sem fenda palatina, é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais (herança multifatorial).

Continue navegando