Buscar

Embriologia Aula Sistema Respiratório II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema Respiratório
Aula escrita
 
Toda a região de cavidade oral, até esôfago, marca bem a origem de faringe primitiva.
Separando a cavidade oral, q esta em formação, do intestino anterior há uma membrana que irá ser rompida por volta do 25º dia.
A base surge primeiro e depois, d proliferações de iminências, é q a cavidade é preenchida: boca, epiglote,...
Os brotos de formação da língua, os distais direito e esquerdo e o mediano
Língua: o v da língua é o limite de união posterior/anterior, ou seja, de formação das proliferações hipofaríngea e cópula/distais e mediano; a parte anterior ao v surge dos brotos distais que crescem para fora, o mediano q é abraçado por eles; a porção posterior é proveniente da eminência hipofaríngea e da cópula.
Mais inferiormente estão as tonsilas palatinas(órgão: revestimento epitelial, associado a uma grande massa de tecido conjuntivo)
Dos 3 primeiros arcos, da parte endodérmica associada a eles surge a língua; na 4ª semana é possível observar uma fenda na região entre o IV arco direito e o esquerdo, a fenda laringotraqueal, que marca o surgimento da traquéia. Língua pra frente e epiglote pra trás, a baixo da epiglote surge a fenda laringotraqueal.
A tonsila palatina não é independente da região da faringe, ela esta aderida nela, é considerada um órgão porque é formada por mais d um tecido, a face anterior dela é revestida por epitélio e a posterior é continua com tecidos da faringe.
A fenda laringotraqueal marca o primórdio, a porção bem inicial, dos órgãos respiratórios inferiores. Surge como um divertículo da região anterior do intestino anterior
*Na formação do epitelio de órgãos com cavidade: Inicialmente se prolifera o epitélio, como se não houvesse controle de proliferação, a luz chega a ser obliterada e então eh q se inicia a modelagem do órgão, cavitação. O epitélio de revestimento eh simples, então as camadas d células formadas sofrem apoptose. Sulco, epitélio cresce, cavita, logo abaixo, sulco, epitélio cresce, cavita....
Laringe (cartilagens laríngeas 4º e 6º arcos faríngeos):
Aos poucos surge em torno da fenda uma protuberância (saliência), os tecidos começam a crescer em volta, formando a saliência aritenóide, isso marca o início da glote primitiva. Toda essa região é inervada pelo vago. Essa fenda passa a ter uma forma aproximada de T. A eminência hipofaríngea contribui para a parte posterior da língua com sua porção superior, e para a formação da epiglote com sua parte caudal, vai crescendo e ocluindo a fenda
A saliência aritenoide vai crescer e formar as cartilagens laríngeas, o tecido vai se aprofundar. Ela vai crescendo para cima e dobrando para dentro, forma a prega vocal (de tecido mucoso)
Se olhar de perfil é mais facil de ver a origem do esôfago, o q surge como divertículo eh a tranqueia, o surgimento do esôfago é continuo. No divertículo existe uma união entre o esôfago e a traquéia, isso tm q ser fechado (existem anomalias q mantem essa fistula aberta).
O diverticulo cresce e forma inicialmento os brotos dos brônquios(a partir d uma bifurcação no divertículo), o pinguelinho todo jah eh formado bem separado do esôfago para q n haja fistula no futuro ( se o crescimento da traquéia e bronquios for muito próximo do esôfago pode ocorrer fistulas então há um grande angulo de inclinação), a epiglote vai se formando logo acima da passagem para q feche a traquéia qnd comemos \o/.
Traqueia: epitélio, tecido conjuntivo mais glândulas, cartilagens e musculo liso
A origem dos órgãos respiratórios de seus epitélios associados e das suas glândulas tem origem endodérmica do intestino anterior.
Se não houver limitação de crescimento a traquéia vai crescendo para baixo e se divide em dois. O mesenquima mais denso vai estar sempre na frente e orientando o processo de crescimento, d agrupamento de tecido conjuntivo... Esse mesenquima extremamente denso obriga o crescimento lateral da traqueia impedindo seu crescimento em comprimento e favorecendo sua ramificação. No lado esquerdo o bronquio tm um caminho mtu mais horizontal e há formação de dois brônquios primários enquanto o direito é mais inclinado (favorecendo engasgo) e tem formação de 3 bronquios primarios.
Bronquios x Bronquiolos: bronquíolo tm mais tecido muscular muscular liso, ausência de cartilagem, epitélio mais fino, ausência de glândulas, menos espessura  há 17 gerações de ramificações de brônquios a bronquíolos.
Há crescimento das ramificações e formação dos pulmões envoltos pela pleura visceral, espaço pleural, e pleura parietal.
O mesenquima denso cresce (é o mesoderma esplanico), ao redor do corpo há mesoderma somático q vai gerar o tecido conjuntivo via mesenquima nessa regiao.
Sacos alveolares, tecido conjuntivo, mesotelio(de origem mesodremica)  pleura visceral
O revestimento pulmonar, o mesotélio, surge a partir do mesenquima denso (mesoderma esplanico), e ele associado ao tecido conjuntivo forma a pleura visceral.
Não se v a pleura parietal, quando e retira o pulmão, pois ela esta aderida à parede torácica, ela eh formada pelo mesoderma somático.
O pulmão em si vem do endoderma.
O mesoderma vai gerar mesenquima, o mesenquima forma células mesenquimais q formam conjuntivo, endotélio vascular, o revestimento dos vasos sanguineos, forma músculos, forma mesotelio. Qualquer tecido conjuntivo, muscular, e mesotelial é formado a partir de mesênquima.
Em relação ao desenvolvimento do sistema respiratória: 
Expressão de moléculas, de fatores de proliferação, só são possíveis com fatores que ativem a expressão gênica para produção de proteínas q irão cair na circulação e ativar processos
fatores que ativam expressão gênica: FGF-10, receptor de acido retnóico (associado ao desenvolvimento do sistema resp), Zin fingers (dedos de zinco), outros fatores
Expressão de proteínas de proliferação e diferenciação q irão agir em receptores celulares provocando diferenciação e proliferação.
Interação mtu intima entre endo e meso e se diferenciam mutuamente pela troca de moléculas
Movimentos pulmonares primitivos também auxiliam na maturação do sistema pela entrada d liquido amniótico, ele proporciona a expansão do sistema respiratória e treina musculatura para os movimentos respiratórios.
O liquido da cavidade pleural não formado torna inviável a sobrevivência extrauterina.
Maturação/formação dos pulmões:
Fase pseudoglandular (da 6ª ate 16ª semana): proliferação da rede d condução com ramificação ate se formar o inicio dos sacos alveolares, estrutura parecida com glândula, período incompativel com a vida
Fase canalicular(da 16ª ate 26ª semana): está proliferando tudo, mas a mdida q os canaliculos vão se formando já há vasos sanguineos, crescimento de tecido nervoso, de vasos linfaticos, já há formação dos ductos terminais com inicio dos respiratórios, incompatível com a vida, a produção de surfactante inicia por volta da 20ª semana
Fase sacos(): crescimento dos sacos alveolares nas extremidades de cada ducto respiratório, q se abrirão em 6 sacos mais ou menos cada, a medida q ocorre esse crescimento o mesenquima acompanha com formação de vasos sanguineos e da rede capilar. Pneumocitos tipo I(90% do revestimento) e II, em quantidades quase equivalente mas de tamanhos diferentes, tm origem endodérmica, o tipo dois produz e mantem o surfactante, o tipo I recobre e permite difusão. O s macrófagos alveolares são células de tec conj q ficam aderidas ao epitélio pelo lado de dentro e ifica se deslocando por movimentos amebóides, são residentes.

Outros materiais