Buscar

PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Prévia do material em texto

PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
		 
	CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0374_EX_A7_201408034042_V1 
	Matrícula: 201408034042
	Aluno(a): HELENICE LOPES BRAZ
	Data: 20/11/2017 21:15:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408188376)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Leia o fragmento a seguir para responder a questão:
"As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. [...] entretanto, o poder torna-se descentrado. [...] está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. [...] o poder transforma-se, mas não desaparece. [...] o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder" (SILVA, 2004, P. 148-149). O argumento de Tomaz Tadeu da Silva coloca as teorias pós-críticas como uma discussão...
		
	
	que amplia a visão tradicional de currículo para uma concepção de currículo que transforma as relações de poder inerentes ao capitalismo, a partir de um conhecimento verdadeiro.
	
	que contesta e nega todas as proposições das teorias críticas por considerá-las ultrapassadas e sem significância para as formações.
	 
	que coloca as relações de poder no centro das reflexões sobre o currículo e vê com desconfiança conceitos como: alienação, emancipação, libertação, autonomia. Que considera o currículo como campo de experiências e significações que forjam nossa identidade.
	 
	que nega as relações de poder e prega a neutralidade do campo e das elaborações curriculares para as formações, em busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
	
	que propõe um outro campo de conhecimento para o estudo do currículo, isento de reflexões pós-estruturalistas e que não se opõem ao poder.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409103051)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Currículo Real é aquele idealizado pela prática do professor onde por meio das atividades é experimentada a reação dos educandos mediante ao que está sendo aprendido e retido por eles. O Currículo Real tem uma característica muito especial que é a contextualização dos conteúdos e o que efetivamente se passa em sala de aula.
I- O Currículo Real é aquele que acontece dentro da sala de aula em decorrência das ações do professor.
II- O Currículo Real acontece em decorrência do Projeto Político Pedagógico.
III- O Currículo Real acontece em decorrência dos Planos de Ensino.
IV- O Currículo Real é a contextualização do Currículo Formal.
		
	 
	( ) As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	( ) Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	( ) Somente a alternativa II está correta.
	
	( ) Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	
	( ) Somente a alternativa IV está correta.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409074871)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A organização curricular reflete as práticas sócio-culturais. Para colocá-la à serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é preciso haver
		
	
	consideração da possibilidade de conflitos entre os grupos culturalmente diversos, buscando a negociação e objetivando o consenso
	
	destaque às diferenças culturais produzidas historicamente, priorizando valores e costumes dos grupos pouco privilegiados em detrimento da cultura hegemônica
	 
	estímulo à igualdade de grupos e a capacidade intelectual de todos, por meio da articulação em prol da ascensão social
	 
	interação entre diferentes culturas, que têm linguagens e identidades próprias, com vistas à transformação das relações culturais e sociais
	
	inserção das diferentes culturas numa culturas comum, na qual as visões de mundo, dos costumes e dos saberes escolares sejam representativas
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409109965)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O multiculturalismo assume distintas abordagens, cada uma pautada em diferentes questões políticas, econômicas, culturais e sociais (CANDAU, 2008). Nesse sentido é incorreto afirmar que:
		
	
	O termo multiculturalismo é polissêmico, pois admite diferentes significados.
	
	As questões relativas ao multiculturalismo têm sido incluídas de forma frágil no currículo escolar, ainda se traduzindo em uma dinâmica folclórica e descontextualizada.
	 
	O multiculturalismo pode ser concebido como uma maneira de atuar, intervir e transformar a dinâmica social desconsiderando a democracia e justiça social.
	
	O multiculturalismo traduz a heterogeneidade da sala de aula e considera a diversidade cultural presente na sociedade.
	
	O multiculturalismo nasceu fora das universidades a partir de discussões e debates advindos de movimentos sociais, especialmente aqueles oriundos dos EUA relacionados à luta por direitos civis.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409052449)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção "_____ da educação" como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o "saber" é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
		
	
	liberal ‐ autonomia - idealista
	 
	bancária - opressão ‐ depositante
	
	religiosa - opressão - idealista
	 
	determinista - escola - transmissor
	
	autoritária - dominação - bancário
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408195059)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Macedo (2007, p. 64-65) destaca que "[...] o movimento pós-moderno vem desestabilizar a teoria crítica propondo a inauguração de uma pedagogia pós-crítica. [...] Nesse movimento de crítica da crítica do currículo o movimento pós-estruturalista vai falar também do currículo. [...] O que caracteriza de forma marcante as análises pós-estruturalistas é a idéia [sic] de que o significado é socialmente construído e vive de forma ineliminável a incerteza e a opacidade" . Marque a alternativa que traduz a ideia do autor sobre as teorias pós-críticas do currículo.
		
	
	A crítica da crítica do currículo desestabiliza o currículo e seu valor formativo.
	
	Para o autor incerteza e opacidade são sinônimos.
	
	Para o autor a incerteza é uma característica do pensamento moderno no âmbito do pós-estruturalismo.
	 
	O autor situa as teorias críticas do currículo no movimento da modernidade e relaciona as teorias pós-críticas com o movimento pós-estruturalista.
	
	A pedagogia pós-critica é uma consequência do pensamento da modernidade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408195053)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	"Nas escolas, o saber é transmitido às futuras gerações. Se o nosso conhecimento da transmissão deste saber for defeituoso, estaremos indubitavelmente em perigo: a escolarização é algo tão intimamente relacionado com a ordem social, que se o nosso conhecimento sobre escolarização for inadequado ou sem importância pública, então os principais aspectos da vida social e política ficam obscurecidos" (GOODSON, 2003, p. 70-71). Marque a alternativa que se relaciona com o pensamento do autor.
		
	
	Como teorias críticas do currículo se entende a forma como o saber é transmitidoe se relaciona com a ordem social de modo inadequado.
	 
	As teorias críticas do currículo situam a educação como um processo que precisa ser dinâmico e formativo de um sujeito crítico e centrado na sua realidade social.
	
	A ordem social e política não tem influência direta e adequada no trabalho educativo da escola.
	
	Para as teorias críticas do currículo a escola não precisa relacionar-se com o mundo do trabalho e somente com a sociedade.
	
	As escolas precisam transmitir o saber e se preservar da influência da ordem social e política.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408188279)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Roberto Macedo, no livro "Currículo: campo, conceito e pesquisa", afirma que: 
"Ao longo de nossas elaborações sobre currículo, costumamos implicar a epistemologia, a sociologia, a antropologia, a política, a psicologia, o romance, a poesia, a fábula, o cinema, o teatro, o mito, a música, as artes plásticas e outras narrativas fora da prosa científico-educacional, como possibilidades de enriquecer/aguçar/ampliar/problematizar a compreensão sobre as pautas e as práticas curriculares e suas questões, sem com isso perder de vista de onde falamos, de que falamos e qual o nosso compromisso explicitativo em termos do objeto de reflexão e análise" (MACEDO, 2007, p. 21).
Marque a alternativa que interpreta a reflexão do autor:
		
	
	Um currículo apenas por disciplina, sem considerar as competências.
	 
	Importância de se atender à necessária complexidade do humano nas elaborações curriculares por competências.
	
	Um currículo pleno para uma formação geral e disciplinar.
	
	Prática do currículo único como solução para todos os problemas educacionais.
	
	Formalização de um currículo homogêneo, uniforme para todos os fins práticos.
	
	 Gabarito Comentado

Continue navegando