Buscar

34 Resumo VII Berne Elementos da função renal

Prévia do material em texto

Elementos da função renal
Resumo VII – Fisiologia renal
Berne
A unidade funcional do rim é o nefro. Todos os nefros são formados por um corpúsculo renal, túbulo proximal, alça de Henle, túbulo distal e ducto coletor.
O corpúsculo renal é composto de capilares glomerulares e cápsula de Bowman.
O aparelho justa-glomerular é um componente do importante mecanismo de feedback que regula o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular. O aparelho justa-glomerular é formado pela mácula densa, pelas células mesangiais extra-glomerulares e pelas células granulares produtoras de renina na arteríola aferente.
O trato urinário inferior é formado pelos ureteres, bexiga e uretra. A micção é o processo de esvaziamento da bexiga urinária. O reflexo da micção é um reflexo da medula espinhal. Contudo ele pode ser inibido ou facilitado por centros no tronco cerebral e córtex.
A taxa de filtração glomerular é calculada pela medida da depuração renal de inulina ou creatinina. Mudanças na TFG podem ser monitoradas pela medida da concentração de creatinina no plasma.
As forças de Starling através dos capilares glomerulares constituem a força movente para a ultra-filtração do plasma dos capilares glomerulares para dentro da cápsula de Bowman.
O ultra-filtrado glomerular é desprovido de elementos celulares e contém pouquíssimas quantidades de proteínas; no mais é praticamente idêntico ao plasma. As proteínas com raio molecular menor que 20 ângstrons são rapidamente filtradas, proteínas entre 20 e 42 ângstrons são filtradas em uma taxa que depende do tamanho e da carga (proteínas aniônicas são filtradas em menor intensidade) e proteínas com raio molecular maior que 42 ângstrons não são filtradas.
O fluxo sanguíneo renal (1,25l/min) é cerca de 25% do débito cardíaco, ainda que os rins constituam menos que 0,5% do peso corporal total. O fluxo sanguíneo renal determina a taxa de filtração glomerular; modifica a reabsorção da água e solutos no túbulo proximal; participa na concentração e diluição da urina; leva oxigênio, nutrientes e hormônios para as células do nefro; retorna o dióxido de carbono e o fluido e solutos reabsorvidos para a circulação sistêmica; e leva substratos para serem excretados na urina.
A auto-regulação permite a manutenção constante do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular, apesar de mudanças na pressão arterial sanguínea entre 90 e 180mmHg. A auto-regulação é decorrente de mudança na resistência vascular renal mediada pelo reflexo miogênico e pelo feedback túbulo-glomerular.
Nervos simpáticos, angiotensina II, prostaglandinas, NO, endotelina, bradicinina e adenosina exercem o controle mais importante sobre o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular.

Continue navegando