Buscar

AVALIANDO DE TRAUMA E ORTOPEDIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502527829)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da síndrome conhecida como ombro congelado e da sua abordagem fisioterápica, assinale a opção correta.
		
	
	Os exercícios de Codman não devem ser aplicados, pois não produzem efeitos na aderência entre cápsula e úmero e proporcionam desconforto ao paciente.
	
	Na avaliação fisioterapêutica, a realização de rotação interna do ombro e de rotação contra resistência é fundamental para o diagnóstico dessa síndrome.
	 
	Essa síndrome também é denominada capsulite adesiva; nela, a restrição de amplitude e a dor ao realizar movimento são causadas pela adesão da cápsula articular ao úmero.
	
	O treino funcional fisioterapêutico tem o estrito objetivo de aliviar a dor, uma vez que não acelera a restauração da amplitude de movimento.
	
	A utilização da termoterapia, por meio do calor, é totalmente contraindicada, pois aumenta o metabolismo e o fluxo sanguíneo local.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501535714)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As fraturas distais do rádio estão entre as fraturas mais frequentes do corpo, são mais comuns em mulheres e normalmente decorrem de traumas de baixa energia. Sobre estes tipos de fraturas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A Distrofia Simpática Reflexa é uma complicação típica desta fratura.
	 
	A fratura distal do rádio com desvio dorsal é chamada de Fratura de Chofer.
	
	A consolidação viciosa é uma complicação comum desta fratura.
	
	A fratura do rádio intra-articular com luxação do punho é denominada fratura-luxação de Barton.
	
	O mecanismo traumático desta fratura é o trauma indireto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502026720)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A fratura do colo do fêmur consiste uma ameaça direta à sobrevida do paciente idoso. Diante disto, marque a opção INCORRETA sobre as características desta fratura:
		
	
	O tratamento médico de escolha geralmente é a fixação com metais internamente ou uma artroplastia de substituição.
	
	Nos local da fratura onde houver maior suprimento sangüíneo e menor mobilidade no foco de fratura haverá uma maior formação de calo ósseo duro suficientemente firme para estabilizar a fratura
	
	As possíveis complicações desta fratura são as lesões de vasos e nervos, osteomielite, necrose avascular e a pseudo-artrose.
	 
	No exame funcional observa-se que a perna fica encurtada e em rotação interna, por isso no teste de mobilidade deve-se verificar a amplitude das rotações, da adução e flexão, principalmente logo após o traumatismo ou a cirurgia para se atuar precocemente
	
	O mecanismo de lesão ocorre nos idosos por uma queda sobre o quadril; por um movimento súbito de torção no osso osteoporótico e, no jovem e ativo, a fratura ocorre como resultado de microtraumas repetitivos ou por avulsão do trocânter maior ou menor devido a uma contração excessivamente forçada dos músculos abdutores ou flexores do quadril
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501543223)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A tenosinovite de Quervain é uma tendinopatia que acomete também sua bainha sinovial, e comum em atividades laborais que requeiram muita utilização da função do punho como cabelereira, eletricistas e etc..Sendo assim, quais são os tendões envolvidos nesta patologia:
		
	 
	Abdutor londo e extensor curto do polegar;
	
	Extensor comum dos dedos;
	
	Abdutor do dedo mínimo.
	
	Flexor londo dos dedos;
	
	Extensor longo e abdutor curto de polegar;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501530021)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As fraturas supracondilianas do úmero são fraturas típicas da idade escolar. Segundo Blount elas são de 60% das fraturas da região do cotovelo na criança. As fraturas supracondilianas são potencialmente graves e com freqüências apresentam lesões associadas que dificultam o tratamento e modificam o prognostico. O fisioterapeuta por sua vez deve ter conhecimento das complicações que podem surgir na hora da recuperação pós cirurgia dessas patologias. Dentre as complicações que podem surgir com a intervenção da fisioterapia manipulativa passiva para ganho de arco de flexão/extensão temos:
		
	 
	Miosite ossificante e artrofibrose,
	
	consolidação da fratura com fragmento distal em antecurvato ou recurvato,
	
	distúrbio do crescimento
	
	lesão da placa epifisária medial,
	
	consolidação viciosa,
	
	
	1a Questão (Ref.:201502176193)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema musculoesquelético inclui ossos, músculos e estruturas articulares. As lesões agudas ou condições crônicas, que perturbam a anatomia ou fisiologia dos tecidos musculoesqueléticos, podem afetar grandemente a função de um paciente. Sobre a avaliação musculoesquelética, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Dentre os propósitos de uma avaliação musculoesquelética, incluem determinar a presença ou ausência de comprometimento envolvendo ossos, músculos e estruturas articulares, determinar uma base para comparação futura e ajudar a formular metas fisioterapêuticas, resultados esperados e plano de tratamento apropriado.
	
	Na amplitude de movimento articular deve ser testada a amplitude de movimento ativa (ADMA) e a passiva.
	
	Padrões capsulares são observados pela restrição de mobilidade, que, em geral, envolvem múltiplos movimentos em uma articulação.
	
	Dinamômetros manuais são dispositivos portáteis colocados entre a mão do fisioterapeuta e o corpo do paciente, os quais medem a força mecânica no ponto de aplicação.
	 
	O Teste Muscular Manual usa a gravidade, arco de movimento e velocidade do segmento corporal para testar e determinar os graus musculares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502171377)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das possíveis complicações encontradas nas lesões dos membros superiores, são as lesões nervosas, sendo assim é falso afirmar:
		
	
	C8 flexores dos dedos;
	 
	C9 e T1 abdutores e adutores dos dedos.
	
	C6 nervo radial: músculos extensores do punho;
	
	C5-C6 nervo musculocutâneo: bíceps, braquial;
	
	C7 tríceps, flexores do punho e extensores dos dedos;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502087604)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o tecido ósseo selecione a alternativa falsa.
		
	
	O tecido ósseo está em constante renovação e as principais células envolvidas nesse processo são os osteoblastos, produtores da matriz óssea, e os osteoclastos, responsáveis pela degradação da mesma.
	 
	O periósteo é a membrana que reveste externamente os ossos assim como os canais de Havers e Volkmann, sua ruptura pode provocar necrose na área lesionada, pois ele é responsável por parte da nutrição do tecido ósseo.
	
	Na osteoporose os osteoclastos trabalham com maior velocidade e intensidade que os osteoblastos.
	 
	Os osteócitos se localizam em lacunas, se comunicam através de canalículos e são responsáveis pela manutenção da matriz óssea.
	
	A diferença entre a medula óssea rubra e flava está nas células livres que,na rubra, se diferenciam em eritrócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos tipo B, monócitos e plaquetas e, na flava, são substituídas por células adiposas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501535684)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as complicações das fraturas é correto afirmar:
		
	
	A fratura diafisária do úmero pode provocar lesão do nervo axilar.
	
	A osteomielite somente ocorre em fraturas expostas.
	
	A artrose precoce é uma complicação típica das fraturas extra-articulares.
	 
	A distrofia simpática reflexa é mais freqüente em indivíduos com distúrbio emocionais.
	
	A consolidação viciosa se caracteriza pela não consolidação da fratura.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501536121)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das fraturas do úmero mais comuns e mais importantes na infância, que pode causarlesão da artéria braquial, é a fratura:
		
	
	do epicôndilo medial
	
	do côndilo medial
	 
	supracondileana,
	
	do epicôndilo lateral
	
	do côndilo lateral,

Continue navegando