Buscar

caso 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE ...
PROCESSO Nº
	ALBERTO ..., nacionalidade ..., estado civil ...,profissão engenheiro, portador da carteira de identidade nº ..., inscrito no CPF sob o número ..., residente e domiciliado na Rua ..., bairro ..., cidade de ..., estado do ..., CEP ..., email ..., vem por seu advogado infra assinado, com endereço profissional na Rua..., nº ..., cidade ..., estado ..., CEP ..., email ..., propor, com fulcro nos artigos 5º inciso LXVI da CF e art 310, parágrafo único do CPP
LIBERDADE PROVISÓRIA 
FATOS 
	O indiciado vem por este instrumento narrar o que se segue. Que no dia ... o indiciado foi surpreendido por agentes policiais do 4º Distrito Policial da Capital e conduzido a sede policial. Lavrado auto de prisão em flagrante capitulando os fatos como o que incorre no art 155, § 4 º, inciso IV do CP.
 
FUNDAMENTOS
	O artigo 5 inciso LXVI da CF positiva que ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança. Sendo o indiciado trabalhador, primário e de bons antecedentes, residente em local sabido na própria comarca, qual seja, a Capital. Não sendo sua prisão necessária. Ostentando intento de responder ao processo.
	Incorre que a prisão torna se desnecessária sendo primário e de bons antecedentes a pena sendo de até dois anos poderá ser suspensa nos moldes do artigo 77 do CP. Ou seja, se findo o processo o indiciado mesmo condenado não teria sua liberdade privada não seria necessário então diante dos fatos a tê-la privada neste momento.
	O artigo 310 parágrafo único do CPP permite ao juiz conceder liberdade provisória mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais. O que até agora é o que demonstra o indiciado, em ser preferível responder ao presente.
	Por prova da existência do crime compreende-se a demonstração inequívoca da ocorrência de um fato punível. O indício de sua autoria, por outro lado, constitui-se dos elementos indicativos da prática do fato pelo sujeito de quem se cogita submeter à medida cautelar extrema. Ordem pública, nos termos do dispositivo, significa, em linhas gerais, a paz social. A garantia da ordem econômica, inserida na redação anterior do art. 312 do CPP pela  Lei 8.884/94, serve de fundamento para a prisão preventiva de investigados ou acusados detentores de poder econômico que interfiram na livre iniciativa e concorrência, visem à dominação de mercados relevantes ou ao aumento arbitrário de lucros, ou exerçam sua posição econômica dominante de forma abusiva, nos termos do art. 20 daquela lei. A prisão preventiva para garantia da aplicação da lei penal busca evitar a fuga do imputado e assegurar a execução de eventual pena a ser futuramente aplicada. A conveniência da instrução criminal, por sua vez, significa a necessidade de privação da liberdade quando o investigado ou acusado procure, por qualquer meio, interferir no regular processamento da persecução penal, como quando ameaça testemunhas ou oculta ou destrói provas.
Para a decretação da prisão preventiva, não bastam os fundamentos estabelecidos pelo art. 312, do CPP: é necessário que esteja presente também algum dos requisitos estabelecidos por seu art. 313, caput e parágrafo único, com a redação conferida pela Lei 12.403/11, quais sejam: I – crime para o qual seja cominada pena máxima superior a 4 anos; II – reincidência do investigado/acusado; III – crime praticado em contexto de violência doméstica, para assegurar o cumprimento de medida protetiva de urgência aplicada na forma da Lei n. 11.340/06 (LMP); ou, ainda, “quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação” (art. 313, parágrafo único, do CPP).
Tendo em vista as alegações elencadas nos parágrafos anteriores não constitui qualquer perigo ao processo e qualquer requisito preenchido quanto a necessidade de prisão preventiva do indiciado sendo o mesmo passível de responder o processo em liberdade e comprometendo se a sua presença a quaisquer atos do qual for intimado.
PEDIDOS
	Isto posto requer:
A liberdade provisória e a expedição do alvará de soltura.
Nestes termos pede deferimento.
Local ... Data ...
Advogado ... UF ... OAB ...

Outros materiais