Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) -Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil 
QUESTÃO:
1. O Brasil buscava reestruturar seu currículo para melhorar a qualidade da educação em ciências, pois o ensino oferecido recebia influências do sistema público francês. No final da década de 50, o país realizou mudanças no currículo com a ajuda do Instituto Brasileiro de Educação Ciências e Cultura - IBECC. Partindo dessa informação, quais as contribuições do IBECC para as escolas brasileiras?
RESPOSTA ESPERADA:
O Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura - IBECC - realizou reformas no currículo das escolas brasileiras para promover melhorias na qualidade do ensino de ciências. As reformas realizadas no currículo tiveram um caráter de ensino experimental, oferecendo um ensino mais prático. Vários projetos foram desenvolvidos, com o objetivo de preparar os estudantes para a universidade, formando profissionais preparados para a indústria e para a tecnologia do país, que estava em desenvolvimento. Além dos projetos, foram produzidos livros didáticos, equipamentos para laboratório e o treinamento de professores para utilizar esses materiais. Outros materiais de ciências, como livros explicativos para a realização dos experimentos e kits foram elaborados. O objetivo desta mudança foi introduzir o método experimental na sala de aula.
QUESTÃO:
2. A forma como o homem vem danificando a biosfera, devido à grande exploração na natureza para atender aos seus interesses, está causando danos irreversíveis ao planeta. A Educação Ambiental (EA) vem se destacando como uma possibilidade de mudança no comportamento das pessoas. Como local privilegiado para trabalhar a Educação Ambiental, de que forma poderá contribuir a escola com o meio ambiente?
RESPOSTA ESPERADA:
É urgente que a escola ofereça uma educação ambiental com qualidade, para formarmos cidadãos conscientes com novos conceitos sobre a preservação do meio ambiente. O grande desafio da EA é modificar a prática educativa desempenhada pelos professores. A escola possui conhecimento científico que deve ser colocado ao alcance dos alunos. Para isso, deve sugerir ações pedagógicas planejadas e interdisciplinares. Esses conhecimentos devem ser significativos aos alunos para a construção de novas posturas e novas atitudes perante o meio ambiente. A educação ambiental quando trabalhada de forma fragmentada não apresenta significado para o aluno. Assim, ele não consegue relacionar o conteúdo já pronto e acabado com os impactos causados ao planeta, nem de que forma ele poderá contribuir para essa mudança de comportamento. Por isso, a escola precisa associar o conhecimento com ações envolvendo a família. Só assim, a mudança de valores, de hábitos e de conceitos poderá mudar quando vivenciarmos de forma concreta essas ações.

Outros materiais