Buscar

LETRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
ALUNA:
LIDIANE SILVEIRA GONCALVES
POLO
URUGUAIANA
2018
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade
– Identificação:
a)Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari
Ensino infantil e ensino Médio, atualmente com 1.500 alunos ao todo. Ensino infantil e médio.
Diretor da escola: Luís André da Silva Rodrigues.
b) Rua Padre Anchieta, 2474 CEP. 97.503-130, bairro São Miguel na cidade de Uruguaiana RS.
c) (55)34122469.
d) Instituição mantenedora. O Estado
2 – Análise do ambiente físico:
É bem localizada e atende as necessidades da comunidade 
O espaço físico é adequado com a proposta pedagógica que a escola apresenta.
A escola é espaçosa possui uma área de 12.000m2, as salas possuem espaços adequados ao numero de alunos, bem arejada e com iluminação adequada, pátio parte dele é gramado e outra parte com piso, possui um parque infantil, uma quadra de esporte coberta e outra descoberta. Possuem uma Biblioteca e 4 laboratórios de Química, Física e Matemática, Biologia e Ciências humanas, esses laboratórios são usados diariamente, com os professores em suas respectivas matérias, segundo os alunos e professores as aula ministradas nos laboratórios tem maior participação por parte dos alunos tornando assim um aprendizado maior e mais agradável por essa razão, os laboratórios são usados diariamente, a Biblioteca é equipada com diversos livros onde os alunos poderão fazer empréstimo dos mesmos para leitura ou até mesmo pra pesquisas, tanto os laboratórios quanto a biblioteca possuem salas amplas e climatizadas.
Há duas salas onde são realizadas as reuniões pedagógicas e um salão onde são realizadas as reuniões com os pais, todas atingem suas finalidades proposta pela escola.
2-1 A biblioteca é muito usada pelos alunos do ensino infantil juntamente com os professores, os alunos tem contato com os livros e os professores leem estórias tornando assim um ambiente agradável para as crianças, os laboratórios sãos usados pelos alunos acompanhados dos professores cada um em suas respectivas matérias.
a) os laboratórios são usados para as aulas práticas de cada matéria, os alunos realizam experiências e tem contato direto com animais e outros materiais e equipamentos, por exemplo, na matéria de biologia os alunos irão trabalhar com compostagem utilizando cascas de frutas madeiras e outros elementos para adquirirem um adubo totalmente orgânico.
b) São usados pelos alunos e professores, os laboratórios são usados diariamente, em todas as aulas os professores preferem ministrarem suas aulas nos laboratórios, pois tem obtido maiores resultados com o aprendizado dos alunos, pois os mesmo tem demonstrado um entusiasmo com essas matérias tornando as aulas mais produtivas.
c) esses recursos tem melhorado o desempenho dos alunos e isso tem sido visíveis em suas notas e frequências nas aulas.
d) A escola possuem espaço e salas adequadas para a realização de um bom trabalho, pátio quadras de esporte, laboratórios e biblioteca equipada e bem organizada pelos profissionais, ou seja, um ambiente agradável.
c) Sim diante de tudo isso que já foi mencionado aqui é sabido por todos que a educação no Brasil passa por situações difíceis por conta de politicas mal elaboradas onde os profissionais da educação não são valorizados, mais ainda existem aqueles pelo amor a sua profissão ensinam com entusiasmo sempre com a esperança de formar cidadãos que possam transformar a sociedade.
3 – Características da gestão escolar
a) Nos momentos de reuniões pedagógica cada professor elabora dentro do seu conhecimento e turma o que será trabalhado na sala de aula e os professores estão sempre em contato com a equipe pedagógica que é formada por três pedagogas as quais estão sempre buscando o aperfeiçoamento para melhorar o aprendizado das turmas.
b) Sim, no conselho escolar todas as decisões administrativas, pedagógicas e o financeiro etc. são discutidas e englobam a todos os pais e alunos.
c) Sim, a comunidade escolar me recebeu e me colocou a disposição, o diretor e a equipe pedagógica foram bem prestativos
d) Ainda falando do espaço construído da escola, ela possui estrutura suficiente para desenvolver um bom trabalho com os alunos e até com a comunidade, mas o que se percebe é que faltam profissionais para desenvolver esse trabalho, uma vez que os professores se desdobram para atender os alunos. 
– Organização administrativa e pedagógica:
a) É organizada pelo diretor professores e outros colaboradores, todos trabalham em conjunto para que a escola funciona da melhor forma possível, não há organograma já que todos formam uma parceria.
b) A escola possui 23 salas, funciona em 3 turnos ensino médio e curso normal, divididos em trimestres com 200 dias letivos.
c) O horário de permanência dos professores são 16 horas na escola e 4 horas atividades que não precisam está na escola, quem coordena é o estado que delimita os horários. 
d) Os planos de estudos são elaborados com os professores e a coordenação pedagógica.
e) O grupo de professores que decidem como eles irão avaliar os alunos cada um de acordo com a sua disciplina.
f) Através de chamamentos elaborados por bilhetes, há sim reuniões e nem sempre os pais atendem o chamado. As informações sobre a aprendizagem dos alunos são feitas nas reuniões trimestrais com cada professor, nessas reuniões são apresentados aos pais às notas as necessidades ou dificuldades de cada aluno.
5 – Outras atividades desenvolvidas pela escola:
a) A escola possui o circulo de pais e mestre (CPM) que é eleito pela comunidade.
b) Sim, possui um grêmio eleito pelos alunos.
c) A escola não desenvolve nenhum tipo de programa ou projeto que envolva a família.
6 – Alguns alunos se mostraram satisfeitos com a escola, outros gostariam que as quadras de esportes fossem mais utilizadas e que fossem desenvolvidos trabalhos voltados para o esporte, pois eles sentem falta disso na escola.
 
Características da comunidade:
1 – Localização geográfica.
Localizada no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Uruguaiana, bairro São Miguel, fica 500KM da capital Porto Alegre, o acesso a capital pode ser pela rodovia ou por via aérea.
2 – Equipamentos sociais.
As informações dos recursos federais e estaduais vinculados ao transporte escolar e despesas realizadas pelo município para sua oferta, além de dados detalhados sobre cada veículo utilizado seja próprio ou contratado, e também sobre os condutores.
Das informações obtidas, 483 municípios que preencheram o questionário de um total 496 destinatários foram detalhados 6.624 veículos e 7.050 condutores. Ainda que não se tenha obtido o universo da frota circulando no estado, as informações disponíveis permitem retratar aproximadamente a situação do transporte escolar publico, dos 6,6 mil veículos empregados pelos municípios gaúchos no transporte escolar, 55% têm mais de uma década de fabricação idade considerada avançada e coloca em risco a segurança dos alunos.
Na área da saúde publica a cidade de Uruguaiana conta com a Santa Casa de Misericórdia oferece uma estrutura com pronto atendimento 24 horas e com uma equipe médica e enfermagem especializada nos atendimentos de emergência e urgência, atualmente com 3 ambulâncias para o atendimento da população. Além de postos comunitários para pequenas consultas e exames possui também um programa de agentes comunitários de saúde e tem um trabalho bastante interessante que é a Casa Vida, ela oferece hospedagem para pacientes que estão em tratamento e não tem onde ficar, essa casa é sustentada com doações de empresas e da população em geral.
O teatro municipal Rosalina Pandolfo Lisboa onde a população participa de eventos e oficinas, além do teatro a Uruguaiana conta também com o SESC onde são promovidos vários eventos para população com sala de teatros danças e promove ações para o bem estar dos trabalhadores do
comercio e da comunidade nas áreas da saúde educação e cultura esporte e lazer sem contar também com o CTG (centro de tradições gaúchas).
3- Pouco populosa
População estimada 129,720 mil habitantes
21,95 hab/km2 
4 - Perfil econômico, 60% das famílias de Uruguaiana ganham em média 1 salário mínimo, portanto é considerada baixa renda.
5 - O uso predominante do solo 
Misto 
6 – Conversando com alguns moradores da região alguns demostraram satisfeitos com o trabalho apresentado pela escola, a maioria estudaram na mesma e considera a escola como uma das melhores escolas públicas aqui em Uruguaiana, porém outras já disseram que o espaço a qual a escola tem deveria ser mais bem utilizado mais que eles entendem, pois não tem sido fácil para o profissional da educação uma vez muitos trabalham com muito empenho e dedicação e principalmente amor pela profissão, o que eles veem é que a educação precisa de um apoio maior no tocante a valorização dos professores e dos profissionais da educação, para isso é necessário que os políticos se voltem para esse trabalho o qual a sociedade precisa, pois só assim podemos formar cidadão comprometido com a sociedade e assim construirmos um mundo melhor é o que todos desejam para seus filhos e netos, vivemos em uma sociedade em que a educação precisa ser priorizada mesmo assim as pessoas são otimistas, pois elas esperam que um dia possam viver outro momento onde os profissionais da educação sintam–se valorizados e que tenham prazer de ensinar é o que todos esperam.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais