Buscar

150166 resvenhadolivrointroducaoaadministracaodoc 89619 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do livro Introdução a Administração
Introdução à Administração	
3 a. Edição Revista e Ampliada
 Antônio Cesar Amaru Maximiano
Administração é uma atividade de natureza complexa que envolve a conjugação dos esforços das pessoas, dentro das organizações, para que se atinjam os objetivos estabelecidos para as mesmas, ao mesmo tempo em que se satisfazem as necessidades humanas.
Pode-se, de forma objetiva e sintetizada, definir Administração como uma ciência social, que reúne teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e de bem-estar da sociedade.
É importante que o gestor entenda e pondere sobre essas tendências, para que uma organização se mantenha competitiva e alinhada ao pensamento dos consumidores em geral, ampliando as oportunidades e garantindo, assim, sua manutenção e seu crescimento.
Da expansão da empresa, há as categorias de crescimento interno e externo, como, também, puro, vertical, horizontal, agrupamento, concêntrico e de terceirização. Por fim, aborda-se o papel social das organizações, que além de buscar lucratividade, precisam fazer balanço social por questão de responsabilidade. Depois, menciona-se o futuro da administração, em relação às características das organizações futuras sobre seu tamanho, ambiente cultural, automação e tecnologia avançada, cooperação, mudança organizacional de piramidal para retangular e descentralização. A adaptação administrativa passará por percepção objetiva, responsabilidade pessoal e responsabilidade grupal com filosofia comportamental de realização organizacional. O livro é bem didático e abrangente, digno de ser leitura obrigatória acadêmica na área da administração.
Eryk de Lima Rayol
150166 – Administração – 2320
Atividade Avaliativa de Métodos e técnicas de Estudos
Prof. Nazaré.

Outros materiais