Buscar

método pilates no tratamento da dor lombar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO DE LITERATURA
Método Pilates no tratamento da dor lombar.
O método Pilates incorpora várias diretrizes de exercícios terapêuticos que são considerados eficientes para o tratamento da dor lombar crônica. Seu desenvolvimento como tratamento, leva em consideração as características individuais de cada paciente. Esta técnica requer o desempenho dos movimentos da maneira mais premeditada com base em seis princípios básicos: equilíbrio, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo. 
A coluna vertebral forma o esqueleto axial do nosso corpo e constantemente está sujeita à alterações posturais e ao suporte de diferentes cargas, exigindo sempre que os elementos que a compõem tenham um bom funcionamento. Como a dor lombalgia é desencadeada por vários fatores etiológicos, tais como: distúrbios inflamatórios, degenerativos ou neoplásicos; fraqueza muscular; má formação congênita; sinais de degeneração na coluna vertebral , etc; a coluna vertebral é intimamente instável e é necessária a interação de três subsistemas para proporcionar essa estabilidade: o subsistema passivo composto por corpos vertebrais, articulações, ligamentos espinhais e discos intervertebrais; o subsistema ativo compostos de músculos e tendões da coluna vertebral; e o neural que recebe informações através de receptores, que capturam mudanças de equilíbrio e promove ajustes específicos através dos músculos. 
Uma forte evidência indica que a instabilidade articular do subsistema passivo desencadeia a dor lombar. A estabilidade da coluna depende principalmente da contração de grupos específicos de músculos, dentre os quais, destacam-se o multífido, transverso do abdome, os oblíquos internos e o quadrado lombar. Com a contração coordenada desses músculos, promove-se o aumento da rigidez das articulações, o tornando menos capaz ao distúrbio, assim evitando a ocorrência de estresse e lesões articulares. O tratamento também mantém o foco em exercícios para a estabilização lombo pélvica, que são amplamente utilizados para tratar dor lombar crônica. A pesquisa mostra que os indivíduos que participam de programas de estabilização segmentar experimentam uma melhora significativa na dor e desempenho funcional. O método Pilates é aplicado terapeuticamente para alcançar uma estabilização na região, trabalhando para garantir que a pélvis esteja corretamente posicionada. 
Conforme os estudos, o método Pilates trás uma melhoria na relação entre os músculos antagonistas do tronco, aumentando a atividade do abdome transverso e os músculos oblíquos internos durante a realização de exercícios, causando efeitos que podem minimizar a incidência de lombalgia; Trazendo uma alta melhoria com efeitos muito positivos no tratamento para os indivíduos com dores na lombar.
VASCONCELLOS, Marcelo Henrique Oliveira de; SILVA, Ramon Diego Santana da; SANTOS, Sheila Maria Bispo dos; MERLO, Jose Reynaldo de Carvalho; CONCEIÇÃO, Tatiana Maída Alves. The Pilates method in the treatament of lower back pain. Fisioter.mov.vol.27 no.3 Curitiba July/Sept.2014