Buscar

Exercicios de Fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERGONOMIA E SERGURANÇA DO TRABALHO
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO 1
1 – O que é ergonomia? Para que ela serve?
É o estudo de adaptação a fim de preservar sua saúde física, emocional e psíquica. A ciência aplicada para facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que trabalho envolve várias áreas de atuação. Promover a redução de fadigas, estresses, erros e acidentes proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores. 
2 – Quais são os principais objetivos da ergonomia?
Saúde e segurança: não ultrapassar limites fisiológicos e cognitivos, evitando situações de estresse, fadiga, etc.
Satisfação: resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador, produzindo uma sensação de bem-estar e conforto.
Eficiência e produtividade: medem os resultados obtidos, em comparação com os recursos empregados e uso do tempo. A produtividade deve ser colocada dentro de certos limites.
Minorias populacionais: crescente preocupação em atender as necessidades específicas da população, como: obesidade, deficiências, idade, etc.
3 – Que aspectos caracterizam os estudos percussores da ergonomia antes da Segunda Guerra Mundial?
Antes da segunda guerra, a ergonomia era definida como a fisiologia do trabalho e psicologia do trabalho, onde um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar esse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência.
4 – Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
Desde sua origem a ergonomia passou a realizar estudos cada vez mais abrangentes sobre o trabalho humano. Essa evolução histórica pode ser classificada em quatro fases principais:
5 – Quais são as tendências atuais de evolução da ergonomia?
Atualmente, poucos trabalhadores dependem da força física, mas principalmente dos aspectos cognitivos. A cognição refere-se ao processo de aquisição (aprendizagem), armazenamento (memória) e uso dos conhecimentos para o trabalho.
6 – Explique as quatro ocasiões da contribuição ergonômica.
Ergonomia de concepção: ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante o projeto do produto, da máquina, ambiente ou sistema. É a melhor situação, porém exige maior conhecimento e experiências, já́ que as decisões são tomadas com bases em situações hipotéticas.
Ergonomia de correção: é a aplicada em situações reais, já́ existentes, para resolver problemas que refletem na segurança, fadiga excessiva, doenças do trabalhador ou quantidade e qualidade de produção. Mais fácil, mas muitas vezes ela se torna cara, pois exige a substituição de máquinas ou equipamentos inadequados. Outras vezes, apenas a mudança de postura, instalação de dispositivos de segurança e aumento da iluminação resolvem o problema.
Ergonomia de conscientização: procura capacitar os próprios trabalhadores para a identificação e correção dos problemas do dia-a-dia. Sua atuação é, assim, constante e abrange problemas existentes e que venham a existir a qualquer momento devido a dinâmica do processo produtivo. 
Ergonomia de participação: Envolve o próprio usuário do sistema na solução dos problemas ergonômicos. Este pode ser o trabalhador, no caso de um posto de trabalho, ou mesmo o consumidor, no caso de produtos de consumo.
7 – Explique as quatro fases da ergonomia.
Ergonomia Física (1950 – 60): estudos restringidos no sistema homem-máquina, atuavam somente para resolver problemas pontuais.
Ergonomia de sistemas físicos (1970): com uma maior visão da ergonomia, começou a incorporação de variáveis no meio ambiente como componente do sistema – homem-máquina-ambiente. 
Ergonomia cognitiva (1980): foram colocadas maquinas no lugar do homem, quando houve a difusão da informática. A percepção, processamento de informações e a tomada de decisões. Pensar o que mudou, se melhorou, como e porquê. Com a introdução da internet teve maior facilidade e agilidade nas indústrias.
Ergonomia Organizacional ou Macro ergonomia (1990): passou de uma contribuição ou esporádica para permanente e integrada ao sistema produtivo. Os trabalhadores passaram a ser treinados para operar maquinas, à estudar antes de compra-las, o envolvimento do ergonomista a nível administrativo para melhorar a eficiência. 
8 – No que consiste a abordagem macro ergonômica?
Consiste nas decisões ergonômicas serem tomadas em nível de administração superior da empresa afetando-a como um todo, gerando grandes benefícios. A abordagem macro pode proporcionar melhorias de 60 a 90%. 
9 – Escolha pelo menos cinco pessoas entre seus familiares, amigos, colegas, etc, com maior variabilidade possível. Investigue o grau de conhecimento deles sobre ergonomia. Avalie se os conceitos deles sobre ergonomia estão corretos.
10 – Observe um restaurante, padaria, lanchonete ou algum outro estabelecimento comercia de pequeno porte. Examine em que aspectos a aplicação da ergonomia poderia contribuir para melhorar as operações da empresa.
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO 2
1 – Na folha mesmo
2 – Cite ao menos duas vantagens possíveis de ergonomia de concepção em relação à ergonomia de correção em processos.
A ergonomia de concepção não há gastos, pois não é necessário o Recall de produtos defeituosos, que podem prejudicar a reputação da empresa. Como é a criação durante o projeto, não há riscos de prejudicar alguém, causar algum acidente. 
3 – Explique a importância da ergonomia de conscientização/participação. 
A ergonomia de conscientização é importante pois é a partir dela que se tem uma segurança para o trabalhador, ele aprende a como utilizar os equipamentos e como se portar para realizar as atividades através de treinamentos fornecidos pelas empresas. Enquanto a conscientização traz a informação para o trabalhador, a de participação faz com que ele interaja com o problema e ajude a solucioná-lo já que é ele quem está ali envolvido no dia a dia. 
4 – Não vou copiar enunciado porque é muito grande.
5 – Em ergonomia, nem sempre as melhores soluções encontradas resolvem o problema em 100%. Muitas vezes medidas paliativas devem ser tomadas, a fim de reduzir os danos causados pela situação de um ambiente de trabalho ou tarefa. É possível ter, então, soluções com diversos níveis de eficiência para cada problema. Dentro deste contexto, explique a diferença entre uma solução ótima e uma sub-ótima. 
Ótima: a solução ótima de um problema é aquela que maximiza ou minimiza a função objetivo, dentro das restrições impostas pelo problema. Isto significa que a solução ótima não existe de forma absoluta, mas para certos critérios definidos, como produção, lucros, custos, acidentes, erros, índices de refugos e outros. Portanto, para cada critério aplicado, existe uma solução ótima diferente. Ex.: 
Sub-ótima: as soluções que se afastam do ponto ótimo, seja mínimo ou máximo. Ex.: um carro que pode correr até 220 km/h mas o permitido é só até 110 km/h. 
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO 3
1 – Escreva sobre as propriedades dos neurônios, células altamente especializadas do sistema nervoso. 
2 – Descreva o mecanismo da contração muscular. 
3 – Sabe-se que a fadiga muscular surge em consequência da estrangulação dos capilares sanguíneos durante a realização de um trabalho muscular. Digamos que temos uma tarefa pesada que exige esforço muscular considerável, sendo realizado de forma continua. O que, de imediato, poderia ser feito para reduzir a fadiga causada pela realização da tarefa?
4 – Para ser possível a realização de movimentos e levantamento de pesos, o corpo humano utiliza de sistemas de alavancas formadas em sua base pelo conjunto músculos-ossos. Explique os três tipos de alavancas existentes e dê um exemplo de cada.
5 – Sobre as três deformações de coluna de maior interesse na ergonomia, explique o que são, suas possíveis causas e modo de prevenção.
6 – Um operário de uma grande construtora é responsável apenas pelo assentamento de tijolos, recebendo todo o material dos seus serventes e realizando essa atividade durante um=m turno de 8 horas. Estima-se que o consumo de energia desta atividade seja de 3,0 kcal/minutos.Considerando que seu metabolismo basal consome aproximadamente 2000 kcal/dia e que o consumo energético no restante do dia seja equivalente a 800 kcal, estime qual é o seu consumo total de energia diário. 
7 – muita coisa pra copiar 2 beijos
8 – Na folha mesmo 
9 – Conta
10 – Assinalar

Outros materiais