Buscar

Transtorno de Humor I - s+¡ndrome depressiva (p2)

Prévia do material em texto

Transtorno de Humor I: Síndrome Depressiva
Pc bipolar tem depressões mais graves e geralmente é antes dos 25 anos.
Depressão sazonal: outono e inverno certas pessoas ficam + tristes pela falta de luz. + observado em países com clima bem definido.
Estado misto: pc mistura depressão com mania.
Unipolar: Tratada com antidepressivos
Bipolar: tto com estabilizadores do humor. Antidepressivos podem agravar a fase maníaca.
A síndrome depressiva é unipolar.
Unipolar: Depressões mais leves. Geral// apresentam depressões mais graves após os 25a.
Depressão atípica: sono mais abundante, ao invés de insônia. + comum na S. bipolar. Pode ter avidez por doce. 
Pc com depressão atípica, geralmente não se trata com antidepressivo clássico, pode tratar com Bupropiona (diminui avidez por doce; não afeta vida sexual; diminui sonolência; melhora o ânimo e diminui chance de virada maníaca).
► Transtornos do Humor: DSM IV – Categorias
Transtorno depressivo >, Recorrente: episódios depressivos duram no mínimo 2 wks. Tto: antidepressivo, s/ tto o pc pode cometer suicídio. Depressão por prob na vida usar a droga pode ser só um gasto, além de causar efeito colateral. A depressão > é recorrente, há que se prevenir a recorrência. Antidepressivo + prescrito: Citalopram, usar por 1a, se parar antes pode haver recaída, se parar após 1a a chance de recaída é quase zero. Depressão leve: 4 a 6m de uso da droga, começa a ter efeito colateral, pode-se pensar em parar. Tto por 1a e pára, se apresentar nova depressão, o tto deve ser feito pela vida toda.
Transtorno distímico: sempre mal-humorados, pessimistas. É um tipo de personalidade depressiva considerada antigamente. Geralmente pc melhora com Fluoxetina, tem efeito colateral: disfunção sexual. Na distimia prevalece o pessimismo, falta de coragem, baixa auto-estima e mal-humor. Se contenta com qq coisa (pessoa se acha feia, burra). Esse paciente não preenche critérios de depressão totalmente. Não tem prazer antecipatório. Gosta de sexo e álcool, geralmente. O distímico com alta auto-estima se acha, só faz comentários azedos. “perde o amigo mas não perde a piada”. Sempre tem uma ironia. 
Transtorno Bipolar I, Estados mistos: apresenta mania e depressão. Tem depressão, nada é bom, não aproveita nada de bom, dura aproximada// 2 wks. E é alternado com processos de maníacos, sendo uma euforia excessiva, delírios de grendeza, fala demais, dorme pouco, nessa fase de mania em geral o paciente deve ser internado. O tratamento é feito com estabilizador do humor, como o Lítio, por exemplo.
Tto: Lamotrigina, começar com 25 mg, aumenta 25mg/wk até 400 mg = dose terapêutica. Efeitos colaterais: urticária, angioedema, bolhas pelo corpo, indica suspensão do tto.
Transtorno Bipolar II: difícil diag. Pc tem depressão, mas não faz euforia, ele faz hipomania, não precisa internar. Perde a timidez, fica mais sociável. Não considera que seja um problema, se você der medicação fica supermaníaco.
Transtorno Ciclotímico: instabilidade emocional. Pessoas que apresentam temporadas de meses que estão falantes, menos tímidas, geralmente gastam muito dinheiro, ficam meio inconseqüentes. Em outras épocas ficam tímidas, pouco falantes. Não há relação com as circunstâncias. Podem tomar certas atitudes no momento e animação e no momento mais calado e depois arrepender-se. “Psicofarmacologia cosmética”: trata para melhorar a qualidade de vida.
Transtorno de humor derivado de uma condição médica geral: Dça se agrava -> depressão, geralmente desaparece com a alta. Depressão secundária à dça crônica, esta doença quando é tratada, tende fazer com que a depressão vá embora. Isso ocorre em alcoolista crônico. Pode permanecer alguns critérios de depressão como: aumento de sono, hiperfagia.
● Transtorno de humor induzido por substâncias- hidralazina, corticóide (dose alta crônica).
Depressão antes da vida adulta geralmente é bipolar. Mais tarde tem tendência a ser unipolar. Quando é sazonal quase sempre é alteração de humor.
► Depressão e Síndrome depressiva
A depressão pode ter características psicóticas (alucinações), catatônicas (estupor), melancólicas (sintomas somáticos CID-10); características atípicas (hipersonolência, avidez por carboidratos. No período pré-menstrual ou pré-menopausa, por exemplo).
Início no puerpério
Padrão sazonal – No outono e no inverno a depressão é mais freqüente (devido à diminuição da luz), e no verão e na primavera a euforia é mais freqüente.
Gravidade: Depressão pode ser leve, moderada e grave. A depressão leve é aquela que se consegue dissimular, se você não conta, só quem conhece bem pessoa que vai saber que ela está com depressão. A depressão moderada começa a ter conseqüência no desempenho da pessoa. Na depressão grave, a pessoa não sai da cama.
Ciclagem rápida: muitas fases por ano.
► Diagnóstico Diferencial:
● Depressão – trata com antidepressivo
● Tristeza – não trata com antidepressivo
● Reação de adaptação ou ajustamento com sintomas depressivos- qdo a pessoa é colocada em uma situação desfavorável.
► Depressão (doença): Evolução fásica e recorrente:
	Dura 3 a 6 meses, e tende a recorrer se não for tratada.
► Tríade de Kraepelin
Humor depressivo/ ansioso (Tristeza vital – K.Scereider): Pessoa começa a ficar triste, sendo que não era, e sem nenhum motivo ela começa a sentir tristeza.
Inibição do pensamento
Inibição motora (acinesia e/ou bradicinesia)
Tristeza N: motivada (reativa), compreensível, reativa ao meio, relação temporal com o motivo, mais cognitiva. Na tristeza normal, o tempo é o melhor remédio. Na tristeza vital há um ciclo, o pior momento é pela manhã, ao entardecer a pessoa fica melhor.
Tristeza vital: imotivada (“endógena”), incompreensível, rígida, variação circadiana, mais cenestésica (pessoa queixa de tristeza no corpo).Na tristeza vital começa a sofrer muito com as coisas naturais, que o indivíduo aturava tranquilamente. Coisas que sempre estiveram na vida dele (acordar cedo, morar com os pais, etc) e só agora ele passa a perceber e se incomodar com isso.
Pc com depressão só pensa em coisas ruins, olha para o passado e só lembra-se de coisas ruins, nada consegue desfazer essa tristeza, ela não consegue pensar em coisas boas, em coisas que deseja, acha que nunca vai melhorar. No luto, a pessoa fica triste, mas consegue lembrar coisas boas, o q indica que não é depressão, a >ia dos lutos não complicam com depressão.
	
► Inibição (retardo) – Variação circadiana
● Pensamento:
◘ Subjetivo (Depressões leves): diminuição da concentração, redução das tomadas de decisões e diminuição da memória
◘ Objetivo (Depressões graves): fala lenta e lacônica, mutismo
● Atividade Psicomotora
◘ Subjetivo (Depressões leves)
Preguiça – tudo o que se faz forçado você tem preguiça e tenta evitar
Desânimo – começa a ter desânimo até com aquilo que gosta
◘ Objetivo (Depressões graves): acinesia, bradicinesia, depressões inibidas e estupor
 
Humor ansioso + inquietude -> depressão agitada
“Anedonia” – perda da capacidade de experimentar o prazer.
Inquietude – a pessoa não pára quieta. Os sintomas de inquietude superam a bradicinesia. Pacientes mexem muito no cabelo, nas cutículas, nas mãos.
Os pacientes depressivos não tratados podem chegar ao suicídio.
► Sintomas somáticos das depressões
● Dores: cefaléias, lombalgias, difusas, etc
● Dispepsias: xerostomia,constipação intestinal
● Anorexia, perda de peso x Hiperfagia
● Libido: redução, inibição, aversão
● Insônia inicial, intermediária ou final x hipersonia
● Depressões atípicas- predomina fome e sono (bupropiona –tto)
● Depressões mascaradas – sintomas são trazidos em primeiro plano, queixa de sintomas somáticos que mascaram a depressão
● Depressões psicóticas- depressões que deliram, paciente pode se matar
●Distimia (“disfonia crônica”)
Critérios DSM-IV para Episódio Depressivo Maior:
 A. 5 ou + dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmoperíodo de 2wk e representam uma alteração a partir do funcionamento ant. Pelo menos um dos sintomas é:
(1) humor deprimido ou;
(2) perda do interesse ou prazer.
Não incluir sintomas nitidamente devidos a uma condição médica geral ou alucinações ou delírios incongruentes com o humor.
(1) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, indicado por relato subjetivo (por ex., sente-se triste ou vazio) ou observação feita por outros (por ex., chora muito).
Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável
(2) interesse ou prazer acentuada// diminuídos por todas ou quase todas as atividades na > parte do dia, quase todos os dias (indicado por relato subjetivo ou observação feita por outros)
(3) perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta (por ex., mais de 5% do peso corporal em 1 mês), ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias.
Em crianças, considerar falha em apresentar os ganhos de peso esperados
(4) insônia ou hipersonia quase todos os dias
(5) agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento)
(6) fadiga ou perda de energia quase todos os dias
(7) sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto-recriminação ou culpa por estar doente)
(8) capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros)
(9) pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio
B. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso ou medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipotiroidismo).
D. Os sintomas não são melhor explicados por Luto, ou seja, após a perda de um ente querido, os sintomas persistem por mais de 2 meses ou são caracterizados por acentuado prejuízo funcional, preocupação mórbida com desvalia, ideação suicida, sintomas psicóticos ou retardo psicomotor.
Critérios DSM-IV para Distimia:
A. Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou observação feita por outros, por pelo menos 2 anos. Nota.: Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, e a duração deve ser de no mínimo 1 ano. 
B. Presença, enquanto deprimido, de duas (ou mais) das seguintes características:
(1) apetite diminuído ou hiperfagia
(2) insônia ou hipersonia
(3) baixa energia ou fadiga
(4) baixa auto-estima
(5) fraca concentração ou dificuldade em tomar decisões
C. Durante o período de 2 anos (1 ano, para crianças ou adolescentes) de perturbação, jamais a pessoa esteve sem os sintomas dos Critérios A e B por mais de 2 meses a cada vez.
D. Ausência de Episódio Depressivo Maior durante os primeiros 2 anos de perturbação (1 ano para crianças e adolescentes); isto é, a perturbação não é melhor explicada por um Transtorno Depressivo Maior crônico ou Transtorno Depressivo Maior, Em Remissão Parcial.
Nota: Pode ter ocorrido um Episódio Depressivo Maior anterior, desde que tenha havido remissão completa (ausência de sinais ou sintomas significativos por 2 meses) antes do desenvolvimento do Transtorno Distímico. Além disso, após os 2 anos iniciais (1 ano para crianças e adolescentes) de Transtorno Distímico, pode haver episódios sobrepostos de Transtorno Depressivo Maior e, neste caso, ambos os diagnósticos podem ser dados quando são satisfeitos os critérios para um Episódio Depressivo Maior.
E. Jamais houve um Episódio Maníaco, um Episódio Misto ou um Episódio Hipomaníaco e jamais foram satisfeitos os critérios para Transtorno Ciclotímico.
F. A perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Psicótico crônico, como Esquizofrenia ou Transtorno Delirante.
G. Os sintomas não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral (por ex., hipotiroidismo).
H. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Especificar se:
Início Precoce: se o início ocorreu antes dos 21 anos. 
Início Tardio: se o início ocorreu aos 21 anos ou mais. Com Características Atípicas. 
 Critérios para Especificador Com Características Melancólicas:
A. Qualquer um dos seguintes, ocorrendo durante o período mais severo do episódio atual:
(1) perda de prazer por todas ou quase todas as atividades
(2) falta de reatividade a estímulos habitualmente agradáveis (não se sente muito melhor, mesmo temporariamente, quando acontece alguma coisa boa) 
B. Três (ou mais) dos seguintes:
(1) qualidade distinta de humor depressivo (isto é, o humor depressivo é vivenciado como nitidamente diferente do tipo de sentimento experimentado após a morte de um ente querido)
(2) depressão regularmente pior pela manhã
(3) despertar muito cedo de manhã (pelo menos 2 horas antes do horário habitual)
(4) acentuado retardo ou agitação psicomotora
(5) anorexia ou perda de peso significativa
(6) culpa excessiva ou inadequada

Continue navegando