Buscar

GAB REVISÃO AV2 OP ARMAZ ESTOQ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO - REV AV2 – OPERAÇÕES DE ARMAZENAGEM E ESTOQUES
1 - MÉTODO ABC, também conhecido como Classificação ABC ou ainda Curva ABC -este método é bastante empregado na linguagem corrente da gestão de estoques. Qual das seguintes afirmações não se aplica ao Método ABC?
Três parâmetros são utilizados para o entendimento do método ABC: frequência de ocorrência de falhas para aquele item (que pode ser classificada em muito alta; frequência nula e frequência muito baixa ou extremamente improvável
O fundamento do método é aplicável a muitas situações onde seja possível estabelecer prioridades
2 - É a quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produção, de comercialização, de prestação de serviços, dos programas de investimento, do consumo administrativo etc. Essa definição refere-se a ao conceito de:
Demanda
3 - O controle de estoques, para cada item estocado é orientado basicamente, a partir de:
Informações relativas a demanda, custos, mercado fornecedor e prazos de entrega
4 - A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. A classe denominada "CLASSE A" da curva ABC pode ser definida da seguinte forma
Classe A: Corresponde aos produtos que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração
5 - Existem nos estoques um pequeno número de itens que correspondem a uma participação grande nas vendas / giro. Essa definição refere-se a que tipo de itens?
Itens A
6 - 6 - As principais vantagens do método das quantidades fixas , e que o tornam tão popular , são : Aponte a alternatica INCORRETA
Redução dos custos no processo de picking
7 - VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO CAMINHÕES DE TRANSPORTE QUE TÊM UMA PLACA ALARANJADA COM DOIS NÚMEROS. ESSA PLACA É CHAMADA DE PAINEL DE SEGURANÇA. O CAMINHÃO QUE TRANSPORTA PRODUTO PERIGOSO DEVE COLOCAR O PAINEL DE SEGURANÇA EM TRÊS LUGARES DIFERENTES: UM DE CADA LADO DA CARROCERIA E OUTRO, ATRÁS DO CAMINHÃO. O NÚMERO QUE ESTÁ ESCRITO NA PARTE DE CIMA INDICA O RISCO QUE A SUBSTÂNCIA APRESENTA. QUANDO APARECE DUAS OU TRÊS VEZES O MESMO ALGARISMO, SIGNIFICA QUE O RISCO:
É MAIS INTENSO.
8 - O estoque pode ser avaliado por três métodos. Explique cada metodologia:
Primeiro que entra primeiro que sai (PEPS): processo que obedece à ordem das saídas pelo valor da entrada. Último que entra, primeiro que sai (UEPS) - processo onde o primeiro a sair deverá ser o último que entrou no estoque. CUSTO MEDIO: o valor é recalculado sempre que é feita uma entrada ou uma saída do estoque.
9 - 9 - A movimentação de materiais tem sido indevidamente encarada como uma atividade improdutiva, que gera uma enorme perda de tempo e de dinheiro. Contudo, ultimamente, ela tem sido objeto de grandes investimentos por parte das empresas, como uma forma de obter retornos garantidos. Na realidade, quando bem-administrada, a movimentação de materiais pode trazer grandes economias para a empresa e um excelente resultado para a produção. Com base nessas informações, quais as principais finalidades da movimentação de materiais?
- Aumentar a capacidade produtiva da empresa;
- Melhorar as condições de trabalho; e
- Reduzir os custos de produção
10 - Dentre as frases a seguir sobre trade-offs, há uma errada. Assinale-a.
Todos os custos devem ser comparados. Os trade-offs definem como determinados custos podem ser compensados entre si.
Aumentar o nível de serviços reduz os custos logísticos, aumentando as receitas e o lucro. Assim, um trade-off indica o menor nível de serviço.
Os trade-offs devem ser tratados com o conceito do custo total, uma vez que uma perda pode ser compensada com algum ganho.
Trade-off pode ser definido como o ponto de equilíbrio entre os custos, de forma a se obter algum benefício para a empresa.
Os padrões de custos das diferentes atividades de uma empresa frequentemente revelam características de conflito mútuo.
11 - O sistema PEPS de gerenciamento de estoques se caracteriza por:
Controle de recebimento e despacho de lotes, de modo que o 1º lote produzido seja o 1º lote a ser despachado
12 - De acordo com a natureza, as cargas podem ser classificadas em:
Carga Geral e Granéis
13 - Quantidade de material que deve ser adquirida para completar o nível de estoque operacional. Esta definição se refere a:
Quantidade de Ressuprimento
14 - Existem diferentes tipos de Inventários de estoque. Assinale o único que não é um deles.
Inventário Eventual
15 - Podemos citar como características dos inventários rotativos / cíclicos : EXCETO
Paralisa as atividades da empresa
16 - Com a prospecção de novos mercados, novas fronteiras geográficas surgem e com o aumento das distâncias entre os pólos produtores e consumidores, temos como consequência os riscos de ruptura no atendimento por falta de produtos, nesse contexto os Centros de Distribuição tornaram-se o grande fator de diferenciação competitiva, tendo como principal finalidade agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas de forma personalizada e com a velocidade exigida pelo consumidor. Sobre os Centros de Distribuição foram feitas as seguintes afirmações: I - Os Centros de Distribuição são projetados para colocar produtos em movimento, e não apenas para armazená-los. II - A busca pela redução do lead time é um dos fatores principais que levam ao uso dos Centros de Distribuição. III - Dentre as desvantagens da utilização dos Centros de Distribuição podemos citar o aumento nos custos de manutenção de estoques em função de aumentos nos níveis de estoque de segurança necessários para proteger cada armazém contra incertezas da demanda. Está(ao) correta(s):
I, II e III
17 - As áreas com maior frequência de movimentação em um armazém devem estar situadas o mais próximo possível da entrada / saída do armazém, a fim de evitar deslocamentos constantes de carga a longas distâncias. A isto se denomina:
Simplificação do fluxo
18 - Fale sobre a importância da administração de estoques nas empresas e de que forma isso pode se transformar em vantagem competitiva.
O estoque envolve todo um processo, desde a compra do produto até a sua organização. É de extrema importância dentro da organização, pois indica o seu sucesso ou fracasso. A administração de estoque pode trazer vantagens e desvantagens para uma empresa, dependendo da sua forma de administrar. Deve ser bem administrada em função da grande concorrência existente no dia de hoje, assim, tendo o material necessário para atender o cliente a qualquer hora. De um modo geral, a administração de estoques é um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, destinadas a suprir as atribuições e abrangendo desde compras, recebimento, armazenagem, fornecimento e finalmente o controle de estoques.

Outros materiais