Buscar

introdução 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prática da higienização bucal na Unidade de Terapia Intensiva para a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica.
Introdução:
Em 1863, a enfermeira Florence Nightingale descreveu procedimentos de cuidados relacionados aos pacientes e ao ambiente, com a finalidade de diminuir os riscos da infecção hospitalar. (artigo fato histórico)
A Infecção Hospitalar é definida como “aquela adquirida após admissão do paciente e que se manifesta após a internação ou a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares”. (BRASIL, 1998). (artigo talvez não possa ser usado)
A infecção hospitalar é definida como aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. (10)
Outros tipos de infecções de menor ocorrência foram agrupadas, totalizando 36 (7%), sendo estes: aspergilose, infecção de catéter de marca-passo, celulite, infecção cutânea, infecção de catéter central, diarréia, flebite, infecção de partes moles, sinusite e tiflite. Prevaleceram, pois, a pneumonia (29%), seguida pela infecção de corrente sanguínea (27%), do trato urinário (17%), de catéter central (11%) e de sítio cirúrgico (9%). (artigo tipos de infecções hospitalares)
LINK
Dentre as infecções hospitalares, podemos citar a pneumonia.
a pneumonia é uma infecção do trato respiratório inferior, que compromete as vias aéreas e o parênquima, com ou sem consolidação dos espaços alveolares. Quando nos referimos à pneumonia lobar, fazemos entender uma pneumonia “típica”, localizada em um ou mais lobos do pulmão, em que o lobo ou lobos afetados estão completamente consolidados. (artigo – o que pneumonia).
Pneumonia é uma infecção aguda dos pulmões, que pode produzir sinais e sintomas respiratórios, como tosse, respiração curta e rápida, produção de secreção e dores no peito, além de sintomas sistêmicos não-específicos, incluindo febre, fadiga, dores musculares e falta de apetite. As bactérias são as causas mais frequentes dessas infecções, e as pneumonias bacterianas são usualmente as mais fáceis de serem prevenidas e tratadas. (artigo sexto)
LINK
Um exemplo de pneumonia é a pneumonia associada à ventilação mecânica
A pneumonia associada à ventilação mecânica é definida quando se manifesta 48 horas após a intubação do paciente, até 48 horas após a extubação. Ela é uma das infecções pulmonares mais comuns nas unidades de terapia intensiva (UTI).

Continue navegando