Buscar

AD2 1 Auditoria e Controladoria.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Avaliação a Distância Período – 2017/1 ° Semestre
Fazer uma pesquisa e elaborar um texto apontando os tipos de Auditoria, bem como os principais objetivos de cada um. Mínimo de 1 lauda e máximo de 3 laudas (folha A4).  
A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração. A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los. Existe diferentes formas de Auditoria, são elas de extensão, geral, parcial e por amostragem; e de tempestividade são permanente e eventual.
Tipos de Auditoria
A Auditoria Interna é realizada por um funcionário da empresa. Com o objetivo principal de atender as necessidades da administração e o trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa. Já a Auditoria Externa é realizada através de contratação de um profissional independente; o objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras. O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado. 
A auditoria contábil é um sistema permanente de atividade especializada exercida em uma entidade, compreendendo o conhecimento das leis, normas ou costumes que regem as atividades da entidade, as observações dos controles internos mantidos pela entidade, o exame dos registros contábeis e dos documentos de suas operações, a verificação física dos bens ou valores da entidade, confirmação dos débitos e créditos de terceiros que transacionam com a entidade. Tem por objetivo averiguar os registros contábeis e as demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável que naquelas demonstrações não existam distorções materiais.
Na Auditoria Fiscal, um dos principais objetivos desse tipo é avaliar se as obrigações tributárias da empresa estão sendo cumpridas de maneira correta, de acordo com a legislação vigente. Por isso, muitos também a nomeiam como auditoria tributária. Através dela, é avaliado todo o processo de apuração e pagamento de tributos, e as formalidades necessárias para o pagamento, ou seja, as obrigações acessórias. 
 A Auditoria Operacional e de Sistemas é responsável pelo controle das atividades relacionadas a todo o desempenho da organização. Em outras palavras, ela atua nos seus ciclos operacionais. Serão avaliados diversos departamentos como o de vendas, o pessoal, de custos, de estoques, dentre outros. O objetivo é similar ao da auditoria contábil, ele avalia se os controles realizados pela empresa nesses ciclos operacionais estão sendo realizados de maneira efetiva, evitando fraudes e erros. É um sistema permanente de atividades especializadas exercidas em uma entidade compreendendo: coleta de dados, análise, cálculos, etc. Assim, é possível assegurar que todas as informações estejam sendo prestadas de maneira útil para a organização e sem distorções. 
A Auditoria Ambiental é um componente ou compartimento da auditoria social; deve ser independente, sistemático, periódico, documentado e objetivo. Tem como objetivo detectar problemas ou oportunidades em áreas ou atividades como: fontes de poluição e medidas de controle e prevenção; uso de energia e água e medidas de economia; processos de produção e distribuição; pesquisas e desenvolvimentos de produtos; uso, armazenagem, manuseio e transporte de produtos controlados; subprodutos e desperdícios; estações de tratamento de esgoto; saúde ocupacional e segurança do trabalho
A Auditoria Social é o emprego das técnicas de auditoria para fins de controle, apuração e certificação acerca da fidelidade das informações relativas aos gastos, investimentos e aplicações de cunho ambiental e social. Um dos ramos de destaque da auditoria social é a auditoria ambiental, tendo em vista o aumento da demanda de questões ambientais por parte das companhias com o intuito de melhor preservar o meio ambiente e de divulgar as ações concretas para se alcançar esses objetivos.
A Auditoria de Gestão tem o objetivo de emitir opinião, com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da Prefeitura ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da existência física de bens e outros valores; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; e verificação do cumprimento da legislação pertinente.
 A Auditoria de Programas tem como objetivo acompanhar, examinar e avaliar a execução de programas e projetos governamentais específicos, bem como a aplicação de recursos descentralizados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos como a análise da realização físico-financeira em face dos objetivos e metas estabelecidos; análise dos demonstrativos e dos relatórios de acompanhamento produzidos com vistas à avaliação dos resultados alcançados e a eficiência gerencial; e análise da adequação dos instrumentos de gestão -contratos, convênios, acordos, ajustes e outros congêneres - para consecução dos planos, programas, projetos e atividades desenvolvidas pelo gestor, inclusive quanto à legalidade e diretrizes estabelecidas. 
A Auditoria Governamental é a técnica que visa analisar se determinados atos e fatos estão consonantes com critérios preestabelecidos, sustentada em procedimentos específicos, devendo ser relatada a situação encontrada com respaldo em evidências e provas consistentes .Segundo os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público (ISSAI 100), a auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidência para determinar se a informação ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios estabelecidos.
A Auditoria de Conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.
E por fim, a Controladoria Governamental é o órgão central do Sistema de Controle Interno que agrega não somente as atividades de auditoria, mas diversas outrasatividades de controle da administração pública a exemplo de: funções de defesa do patrimônio público, controle interno, auditoria pública e outros. 
Referências Bibliográficas:
CHAVES, Renato Santos. Auditoria Governamental. Auditoria, Contabilidade e Gestão Pública. Disponível em:< http://www.contas.cnt.br/auditoriagovernamental/> Acesso em: 25 Abr. 2017.
PERRONE, Luciano. Auditoria 1- Formas e Tipo. UNINOVE. Centro Universitário Nove de Julho. 2008. Disponível em:< https://pt.scribd.com/doc/6996932/Aula-4-Formas-e-Tipos-de-Auditoria> Acesso em: 25 Abr. 2017.
PORTAL DA EDUCAÇÃO. Tipos de Auditoria. Publicado em: 14 Dez. 2012. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/tipos-de-auditoria/24051> Acesso em: 25 Abr. 2017.
PORTAL DE CONTABILIDADE. Auditoria- Conceitos- Objetivos. Disponível em:< http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/auditoria.htm> Acesso em: 25 Abr. 2017.
WIKIPEDIA. Auditoria. Publicado em: 28 Ago. 2016. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria> Acesso em: 25 Abr. 2017.

Continue navegando