Buscar

Estudo Dirigido -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 1
1. Defina microbiota normal, transiente e micro-organismos oportunistas
 Microbiota normal: São micro-organismos que estabelecem uma residência mais ou menos permanente , mas que não causam doenças em condições normais.
Microbiota Transiente: Micro-organismos que podem estar presentes por vários dias, meses ou anos e depois desaparecem.
Micro- organismos oportunistas: Normalmente não causam doenças em seu habitat normal, em uma pessoa saudável, mas podem causar em um ambiente- situações diferentes. Micro-organismos que se aproveitam da debilidade das defesas do organismo para causar dano. Ocorrem em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, permitindo que tais organismos causem uma infecção generalizada. 
2. Defina os seguintes conceitos:
Doença contagiosa (comunicável): 
Doença não-contagiosa (não-comunicável);
Doença aguda: Se desenvolve rapidamente, mas dura pouco tempo em nosso corpo. Podemos dar o exemplo da Gripe.
Doença crônica: A mesma se desenvolve mais lentamente e os sintomas são menos resistentes , mas é continua e recorrente por um longe período. Podemos citar como exemplo a Tuberculose e a Hepatite B.
Doença latente: O seu agente etiológico permanece inativo por algum tempo mas que pode ser ativado a qualquer momento e o mesmo sendo ativado ira provocar os sintomas dessa doença. Podemos dar o exemplo da Herpes.
3. Explique as fases de desenvolvimento de uma doença.
A mesma começa na fase de incubação que é o intervalo de tempo entre a infecção inicial e o surgimento dos primeiros sinais e sintomas. Na segunda fase é a do Prodrômico , seu período é curto, no qual irá ocorrer os primeiros sinais e sintomas da doença, mas de forma leve. Sua terceira fase entra na doença em si, onde é a fase mais aguda da doença, apresentando os seus sintomas mais agressivamente e pode-se observar alterações nos Leucócitos no sangue. A quarta fase é a do Declinio onde seus sinais e sintomas da fase anterior perdem a força, tendo assim uma vulnerabilidade e riscos de infecções secundarias. Por ultimo é a fase da convalescência que é a recuperação. O organismo volta ao estado anterior da doença.
4. Explique como as enzimas coagulase, hialuronidase e a coagulase contribuem para a invasibilidade do micro-organismo.
Coagulase: As coagulases são enzimas com capacidade para coagular o plasma sanguíneo através de um mecanismo similar ao da coagulação normal.A atividade da coagulase é utilizada para distinguir espécies patogenicas de Staphylococcus de espécies não patogenicas, sendo um bom indicador da patogenicidade do S.aureus
Hialuronidase: A hialuronidase age despolimerizando reversivelmente o ácido hialurônico existente no cimento ao redor das células do tecido conjuntivo, reduzindo assim temporariamente a viscosidade desse tecido e tornando-o mais permeável à difusão de líquidos
Colagenase: Degrada o colágeno, a proteína de sustentação encontradas nos tendões, cartilagem e ossos.
5. Quais são os tipos de toxinas produzidas pelos micro-organismos? Podem ser classificadas como: 
Endotoxinas : possuem atividades biológicas diversificadas e complexas. Podem se ligar a diversos tipos de células do organismo, principalmente às proteínas séricas específicas, as LBPs, provocando uma resposta do organismo, o que pode finalizar em uma septicemia em humanos. Sua produção está presente no LPS da membrana externa da parede celular, sendo liberado somente após destruição da bactéria. Quando a infecção é causada por uma bactéria Gram-negativa, ocorre o rompimento da célula bacteriana e liberação da endotoxina, provocando uma resposta do sistema imune humano, em geral como febre, fraqueza, dores, choques e vasodilatação. Em grandes quantidades, a toxina pode levar a septicemia, e, conseqüentemente, a morte. 
 Exotoxinas: As exotoxinas são divididas em três grupos, de acordo com as suas interações com as células do hospedeiro. Afetam principalmente funções celulares, células nervosas e trato gastrointestinal. 
No primeiro grupo, encontramos os superantígenos e as toxinas ST, que atuam somente na superfície das células. Entre as bactérias que produzem superantígenos, as mais frequentes e estudadas são Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. As toxinas ST (toxinas termoestáveis) são produzidas principalmente pela Escherichia coli (ETEC), atacando as células do epitélio intestinal, causando principalmente diarréia.
No segundo grupo, as toxinas danificam a membrana do citoplasma, causando morte celular. As bactérias usam essas toxinas para matar fagócitos e romper a membrana dos fagossomas. Também lisam hemácias para obter ferro da hemoglobina. Essas toxinas formam poros na membrana celular.
No terceiro grupo está o maior número de toxinas e as mais importantes como fatores de virulência. Neste grupo encontramos as seguintes toxinas: toxina diftérica, toxina colérica, LT, Toxina de Shiga, toxina botulínica, toxina tetânica, toxina pertussis (coqueluche), adenilato ciclase invasiva (coqueluche) e exotoxina A (infecções pulmonares em pacientes com fibrose cística).
6. Pesquise sobre doenças nosocomiais e doenças infecciosas emergentes.
Doença nosocomiais: . A infecção nosocomial é conhecida pelo desenvolvimento de um processo infeccioso produzido por bactérias adquiridas no hospital, no curso da hospitalização. O surgimento desse tipo de infecção aumenta a possibilidade de desenvolver complicações graves, inclusive a morte.
Os pacientes infetados são portadores de microrganismos que podem ser transmitidos tanto aos profissionais da saúde como a outros pacientes. Além disso, essas bactérias podem contaminar objetos ou instrumentos como móveis, roupas de cama, água, alimentos e inclusive os sistemas de dutos de ar condicionado e propagando-se por diversas unidades da mesma instituição. Estas bactérias ingressam no organismo por via aérea, especialmente quando existem dispositivos que transpassam as barreiras protetoras como é o caso dos tubos endotraqueais e ventiladores mecânicos, através das feridas cirúrgicas, assim como pelas sondas e cateteres.Infecção nosocomial mais comum é a pneumonia, alcançando 20% de todos os casos, seguidas pelas infecções urinárias, cirúrgicas e das conhecidas como sepse ou septicemia
 Doenças infecciosas emergentes: A doença emergente é um problema de saúde novo em que sua incidência cresceu nos últimos anos. Pode ser também um problema conhecido, mas que, ultimamente, tem aparecido com mais frequência.
Um exemplo importante de doença emergente é a AIDS, que se iniciou em dois principais locais: Estados Unidos e África. Posteriormente, ela se espalhou por todo mundo e teve um grande impacto negativo, uma vez que matou milhares de pessoas.
7. Pesquise sobre probióticos e prébióticos.
Probióticos
Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bacterias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bacterias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bacterias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
Prebióticos
Os prebióticos são fibras não digerríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bacterias probióticas.
Alem de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorvição de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a aborvição de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
As fibras prebióticas mais comuns são:
- a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;
- a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;
- e os chamados Frutooligossácarideos(FOS). Estes só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.

Outros materiais