Buscar

2 avaliando aprendizado BIOFISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2 avaliando aprendizado
	A retina é uma película que apresenta um tipo de célula fotossensível, relacionada com a visão fototópica (fóton, luz), ou seja, que está envolvida com a percepção de cores e detalhes. Essa célula é chamada de:
		
	 
	Cone.
	
	Bastonete.
	
	Célula horizontal.
	
	Célula amácrina.
	
	Célula ganglionar.
	
	
	Marque a resposta certa:
		
	 
	Os cones são também células alongadas que possui segmento interno e externo, corpo basal com cílio e acúmulo de mitocôndrias. No segmento externo também são observados discos empilhados, no entanto, são originários de invaginações da membrana celular. Acredita-se que existam cerca de 6 milhões de cones em uma retina humana; são elementos de percepção de luz em intensidade normal e possibilitam grande acuidade visual.
	
	Os bastonetes são também células alongadas que possui segmento interno e externo, corpo basal com cílio e acúmulo de mitocôndrias. No segmento externo também são observados discos empilhados, no entanto, são originários de invaginações da membrana celular. Acredita-se que existam cerca de 36 milhões de bastonetes em um cristalino humano; são elementos de percepção de luz em intensidade anormal e possibilitam grande acuidade visual.
	
	O cristalino são também células alongadas que possui segmento interno e externo, corpo basal com cílio e acúmulo de mitocôndrias. No segmento externo também são observados discos empilhados, no entanto, são originários de invaginações da membrana celular. Acredita-se que existam cerca de 6 milhões de cones em uma cóclea humana; são elementos de percepção de luz em intensidade normal e possibilitam grande acuidade visual.
	
	Os cones são também células alongadas que possui segmento interno e externo, corpo basal com cílio e acúmulo de mitocôndrias. No segmento externo também são observados discos empilhados, no entanto, são originários de invaginações da membrana celular. Acredita-se que existam cerca de 6 milhões de cones em uma fóvea humana; são elementos de percepção de infravermelho em intensidade anormal e possibilitam grande acuidade visual.
	
	Os cones são também células alongadas que possui segmento interno e externo, corpo basal com cílio e acúmulo de mitocôndrias. No segmento externo também são observados discos empilhados, no entanto, são originários de invaginações da membrana celular. Acredita-se que existam cerca de 36 milhões de cones em uma retina humana; são elementos de percepção das ondas mecânicas em intensidade normal e possibilitam grande acuidade visual.
	Marque a resposta certa:
		
	
	A cóclea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	 
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há menor nitidez da visão. Neste local, a luz não atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	O cristalino é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da cóclea, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	Quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células (Y). A letra Y pode ser substituída por:
		
	
	do cristalino.
	 
	da retina.
	
	da íris.
	
	da fóvea.
	
	da córnea.
	
	
	O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão, é o que chamamos de:
		
	
	miopia.
	
	daltonismo.
	 
	catarata.
	
	glaucoma.
	
	cegueira.
	Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmação (I) é correta
	
	Somente a afirmação (II) é correta
	
	Todas as afirmações são corretas
	 
	Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
	 
	Somente as afirmações (II) e (III)
SAIBA + 
	Catálogo:
	BIOFÍSICA
	Matriz:
	Humor aquoso e íris
	Aula:
	2
	Assunto:
	Biofísica do sistema visual
	Dúvida:
	O que é glaucoma?
	Resposta:
	O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.
	
	Dúvida:
	O que é glaucoma de ângulo fechado (agudo)?
	Resposta:
	O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.
	Dúvida:
	O que é glaucoma de ângulo aberto (crônico)?
	Resposta:
	O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.
	Dúvida:
	O que é glaucoma congênito?
	Resposta:
	O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.
	Dúvida:
	O que é glaucoma secundário?
	Resposta:
	O glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.
	Sobre a hipermetropia assinale a alternativa correta:
		
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem depois da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem na retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes convergentes para correção visual
	 
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem depoisda retina e necessita de lentes convergentes para correção visual
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	
	Logo abaixo da esclerótica encontramos a coroide, uma película dotada de vasos sanguíneos e melanina que tem a função de nutrir e absorver a luz que chega à retina. Na parte anterior da coroide localiza-se a íris, estrutura muscular de cor variável. Na íris há um orifício central que chamamos de pupila. É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por:
		
	
	preservar o humor vítreo.
	
	regular a atividade da retina.
	
	preservar o humor aquoso.
	 
	regular o foco da imagem.
	 
	regular a quantidade de luz que entra no olho.

Continue navegando