Buscar

Armazenagem e Movimentação de Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Quando a organização decide montar um armazém essa não é uma tarefa fácil para qualquer gestor, isso porque fatores como custo, sofisticação dos métodos de armazenagem, tecnologia envolvida e principalmente a imobilização de capital em local destinado a guardar materiais acabam sendo limitadores para as organizações principalmente de pequeno e médio porte, influenciando assim no 
crescimento da organização. 
Para as organizações que já possuem seus armazéns fica também uma tarefa muito difícil, identificar quando o armazém está obsoleto, ou seja, qual o momento de expandir o armazém ou mudar de local, para que assim os interesses da organização sejam atendidos. 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva que fatores permitem à empresa identificar quando o armazém está obsoleto. 
O primeiro fator que permite a uma empresa identificar que um armazém está obsoleto é o tempo de estocagem dos itens. Quando ele é muito grande, trata-se de um armazém obsoleto.
O segundo fator é o método de movimentação dos itens. Quando se trata de um processo manual, o armazém encontra-se obsoleto.
Por fim, o último elemento que torna um armazém obsoleto é a ruptura constante do estoque, prejudicando o atendimento a pedidos. 
Questão 2/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
O Setor de Recebimento faz parte do Departamento de Almoxarifado, Armazém, ou Depósito e é responsável pela conferência na entrada dos produtos adquiridos pela empresa. 
Segundo Paoleschi, (2013), as principais conferências são: "quantidade, peso, classificação fiscal, empilhamento máximo, volume, validade, marca, cor, voltagem, vencimento da nota fiscal e embalagem retomável". O autor cita ainda que o fluxo de trabalho do setor passa por quatro fases principais. 
De acordo com o conteúdo disponibilizado para estudos, descreva quais são as quatro principais fases de um setor de recebimento. 
1a fase – entrada de materiais;
2a fase – conferência quantitativa;
3a fase – conferência qualitativa;
4a fase – regularização;
Questão 3/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Sempre que ocorre o recebimento de um pedido cabe ao setor de recebimento avaliar se o produto recebido está de acordo com o solicitado na ordem de compras, isso vale tanto para um novo fornecedor como para um fornecedor antigo, pois diferenciação na qualidade, quantidade, dimensões ou outros aspectos podem influenciar diretamente no produto final, ocasionando assim produtos não conforme. 
Quando o produto não atende as especificações, deve ser devolvido imediatamente, sendo que, para isso, o setor de compras comunica o fornecedor e negocia a devolução do produto, podendo ser uma devolução parcial ou total. E muito importante que esse processo seja registrado para assim facilitar o acompanhamento de retomo e posterior envio do novo produto, como também as condições da devolução. 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva abaixo a sequência que corresponde aos documentos do processo de devolução. 
Nota fiscal de entrada, procedimento operacional padrão (POP) de rejeição, relatório de não conformidade (RNC) e nota fiscal de devolução.
Questão 4/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Uma empresa que deseja ser produtiva nas tarefas de Armazenagem e Movimentação deve ter bem claro que isso só é possível quando há uma combinação de recursos tecnológicos e mão de obra capacitada. Ou seja, de nada adianta fazer altos investimentos em Tecnologia da Informação (TI) e não oferecer condições dignas aos colaboradores e até mesmo capacitação para que possam atuar com essas novas condições. 
Observa-se uma tendência a automatizar tudo que é possível dentro de um Armazém, mas a programação ou o comando das máquinas, a organização, a limpeza e o controle serão feitos por mãos humanas. Isso leva a reflexão de que os gestores necessitam avaliar o conjunto e ter informações, pois conhecer como as tarefas são executadas, quais riscos oferecem aos colaboradores e o que é possível fazer para melhorar, trará benefícios a todos. 
Embora o sistema de processamento de pedidos esteja cada vez mais automatizado e sofisticado, ele não é totalmente imune a problemas durante o ciclo do pedido, verifica-se com relativa frequência a ocorrência de três tipos de problemas durante o ciclo do pedido. 
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva quais são a quatro fatores-chave para que um armazém seja produtivo. 
Organização, Limpeza, Conservação e Segurança
Questão 5/5 - Padronização: Qualidade e Certificação 
Segundo Donato (2011), embalar é arte, ciência e tecnologia da preparação de produtos para o mercado, estocagem, transporte e venda. E um meio de garantir a entrega de um determinado produto, até o usuário final, em boas condições, ao menor custo possível. 
Além disso, a embalagem tem papel fundamental na vida moderna, pois se sabe que todo e qualquer produto utiliza uma ou mais embalagens para chegar até o cliente, o qual necessita estar em perfeitas condições. Por esse e outros motivos, as empresas têm investido pesadamente no desenvolvimento das embalagens que atendam às especificações e tenham os custos minimizados. 
Já Banzato (2008) conceitua embalagem como: "o sistema integrado de materiais e equipamentos com que se procura levar os bens às mãos do consumidor final, utilizando-se dos canais de distribuição e incluindo métodos de uso e aplicação do produto". 
De acordo com o conteúdo disponibilizado para estudos, descreva quais são as principais funções do processo de embalagem.
As principais funções da embalagem são: contenção, proteção e comunicação.
FUNÇÃO DE CONTENÇÃO:  refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo, por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem, esta função não foi cumprida.
FUNÇÃO DE PROTEÇÃO:  possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto. Também com relação a esta função deve-se estabelecer o grau desejado de proteção ao produto.
FUNÇÃO DE COMUNICAÇÃO: é a que permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como símbolos, impressões e cores. Nas embalagens primárias, esta função ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto. E nas embalagens ditas industriais, relacionadas à logística, a comunicação ocorre na medida em que impressões de códigos de barra nas embalagens, marcações, cores ou símbolos permitam a localização e identificação de forma facilitada nos processos logísticos de armazenagem, estoque, separação de pedidos, e transporte.

Outros materiais