Buscar

Funções essências à justiça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Funções essências à justiça (art. 127 a 135)
São todas aquelas atividade (públicas e privadas) profissionais sob a qual o poder judiciário não funcionaria, ou funcionaria mal, tem o objetivo de dinamizar a atividade jurisdicional, sendo chamada de função essenciais à justiça.
Essas funções servem para dinamizar a atuação do poder judiciário, de “dizer o direito”.
Defesa do estado.
Procuradoria Geral da União (art. 131).
Procuradores dos estados e DF (até mesmo os municipais) São advogados dos entes federativos e não tem nada haver com MP (art. 132).
Defesa do cidadão
MP (art. 127-130 A).
Advocacia privada (art. 133).
Defensoria pública (art. 134)
Ministério público (MP)
Natureza-> Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do estado, órgão autônomo não subordinado a nenhum dos poderes.
O MP não é um órgão para defesa do estado, é um órgão para defesa do cidadão, não tem status de poder, é um órgão autônomo, que n está subordinado a nenhum dos poderes, tanto é que se o presidente violar uma das funções do MP vai ser crime de responsabilidade, é uma instituição permanente.
Função-> Sua função é a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos individuais e indisponíveis. O MP vai atuar na defesa da ordem jurídica, defendendo nossas leis, o nosso ordenamento jurídico. A função do MP NÃO é defender o estado, isso é dos procuradores gerais.
Estrutura
MP -> Conamp
|
MP da União -> MP estadual
|
MP Federal-> MP do trabalho -> MP militar -> MP do DF e territórios
O MPE não faz parte do MPU.
A formação do MPE é uma junção do MP federal e estadual (é mista).
conselho nacional de justiça, é um órgão disciplinar, funcional, administrativo e financeiro para fazer o controle funcional dos juízes e membros do poder judiciário. É um órgão que fiscaliza/controla o poder judiciário. 
O CONAMP-> O conamp foi criado foi criado junto com o CNJ e vai fazer a msm coisa que o CNJ faz no poder judiciário, mas vai fazer no MP (art. 130 A).
Garantias do MP-> São as mesmas do poder judiciário + garantias institucionais, o UII.
UII é a Unidade de Independente e Indivisibilidade funcional.
O MP é uno, a divisão é meramente funcional, que decorre da unidade porque é possível que um membro do MP substitua o outro. O MP também tem a independencia funcional, ou seja, tem autonomia e não se submete a nenhum controle de outros poderes, ele atua de acordo com a lei.
Autonomia FIFA-> Financeira, funcional e administrativa.
    Art. 127- § 4º Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º.
Ex: Proposta orçamentária feita em 2014 para ser usada em 2015.
Art. 127- § 5º Se a proposta orçamentária de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do § 3º, o Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual.
§ 6º Durante a execução orçamentária do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de créditos suplementares ou especiais. 
Garantias do MP:
Promotor natural -> É mesma que a do juiz natural, só vai ser julgado por órgão já existente (não vai haver tribunal de exceção), somente será processado por órgão independente do estado, vedando a figura do promotor ad hoc.
Garantias funcionais-> Garantias de independência, Inamovibilidade, vitaliciedade e irredutibilidade de subsídio.
A mobilidade do membro do MP e do magistrado só se da por interesse público mediante decisão de maioria absoluta, no caso do MP maioria do órgão competente assegurado ampla defesa. Só podem perder o cargo por decisão judicial transitada em julgado devido a vitaliciedade (adquirida após 3 anos de exercício).
O subsídio do membro do MP não pode abaixar, ou seja, não abaixa o salário deles e do magistrado também não. Essa irredutibilidade está sujeita ao teto constitucional, é chamada irredutibilidade nominal.

Continue navegando