Buscar

Questionário de Contabilidade Un.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
	A Rerum Novarum Ltda. é uma tradicional joalheria de Salvador, Bahia, que acaba de abrir uma subsidiária em Antuérpia, na Bélgica. Felizmente, a subsidiária belga está obtendo sucesso, o que motivou os seus sócios a comprar mais joias a fim de ofertar uma maior quantidade de opções para os clientes. No balanço patrimonial da Rerum Novarum Ltda., essas joias serão relatadas como:
	
	a.
	Estoques, no ativo circulante.
	
	b.
	Estoques, no ativo permanente.
	
	c.
	Investimentos.
	
	d.
	Intangíveis, já que são os produtos mais importantes dessa joalheria.
	
	e.
	Ativo permanente – artigos para negociação.
0,25 pontos   
Pergunta 2
	Com a intenção de vender equipamentos de altíssima tecnologia para produtores rurais, o ambicioso e jovem (apenas 22 anos) empresário Juliano Julião resolveu representar uma empresa de Israel, famosa por oferecer serviços inovadores de irrigação e gotejamento. Para montar a empresa e cuidar de toda a documentação, além das licenças e das burocracias, gastou-se mais de R$ 200.000,00. No balanço patrimonial, esse valor pode ser considerado como:
	
	a.
	ativo intangível.
	
	b.
	não pode ser considerado ativo.
	
	c.
	não pode ser considerado ativo; trata-se de um patrimônio líquido.
	
	d.
	ativo permanente.
	
	e.
	ativo diferido.
0,25 pontos   
Pergunta 3
	Como são chamadas as contas representativas de ganhos obtidos pela empresa que não transitam pelo resultado, tais como ágio recebido na emissão de ações?
	
	a.
	Capital social.
	
	b.
	Reservas de capital.
	
	c.
	Lucros acumulados.
	
	d.
	Prejuízos acumulados.
	
	e.
	As alternativas C e D estão corretas.
0,25 pontos   
Pergunta 4
	Como são chamados os recursos aplicados em itens imateriais, como marcas, patentes, direitos autorais, tendo como conta redutora a amortização acumulada?
	
	a.
	 Intangível.
	
	b.
	 Imobilizado.
	
	c.
	 Investimentos.
	
	d.
	Patrimônio Liquido.
	
	e.
	Nenhuma das anteriores.
0,25 pontos   
Pergunta 5
	Como é chamado o demonstrativo contábil dinâmico, que mostra a situação econômica e financeira de uma empresa em um determinado período?
	
	a.
	DRE.
	
	b.
	Balanço patrimonial.
	
	c.
	Doar.
	
	d.
	DFC.
	
	e.
	Nenhuma das anteriores.
0,25 pontos   
Pergunta 6
	Como é chamado o grupo cujas contas representam obrigações com prazo de vencimento após o término do exercício social subsequente à data do balanço patrimonial?
	
	a.
	Ativo circulante.
	
	b.
	 Ativo não circulante.
	
	c.
	Passivo circulante.
	
	d.
	Passivo não circulante.
	
	e.
	Patrimônio líquido.
0,25 pontos   
Pergunta 7
	De acordo com as convenções contábeis, é no lado esquerdo do balanço patrimonial que são demonstrados os bens e direitos de uma empresa e o lado direito do balanço patrimonial é formado por passivo e patrimônio líquido. Nesse lado são relatadas as dívidas da empresa. É sempre assim, não muda nunca. Mas, se ambos os grupos mostram dívidas, qual é a diferença entre esses dois grupos de contas contábeis? Não poderia haver apenas um grupo? 
	
	a.
	Um relata obrigações inesperadas, o outro, obrigações de rotina.
	
	b.
	Um relata ativos de menor liquidez, o outro, de maior liquidez.
	
	c.
	Um relata obrigações de curto prazo, o outro, de longo prazo.
	
	d.
	Um relata obrigações com terceiros nas atividades principais da empresa, o outro, com terceiros que prestam serviços em projetos especiais.
	
	e.
	Um relata obrigações com terceiros em geral, o outro, obrigações com terceiros em especial.
0,25 pontos   
Pergunta 8
	O Sr. Antônio, um simpático piracicabano com forte sotaque do interior paulista, disse em uma palestra, em uma cooperativa agrícola, que as contas contábeis nos balanços patrimoniais devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. E o próprio Sr. Antônio explicou, em suas próprias palavras, que liquidez é a capacidade que tem um bem ou um direito de se transformar o mais rapidamente possível em dinheiro. De acordo com essa definição, entre as alternativas a seguir, escolha a que traz uma ordem coerente de contas:
	
	a.
	estoques, imóveis, caixa.
	
	b.
	bancos conta movimento, caixa, máquinas e equipamentos.
	
	c.
	caixa, imóveis, estoques.
	
	d.
	caixa, bancos conta movimento, máquinas e equipamentos.
	
	e.
	máquinas e equipamentos, caixa, bancos conta movimento.
0,25 pontos   
Pergunta 9
	O Sr. Antônio, um simpático piracicabano com forte sotaque do interior paulista, certa vez proferiu uma palestra em uma cooperativa agrícola, onde falou sobre “curiosidades da contabilidade” e as “mensagens” que um balanço patrimonial transmite. Uma dessas curiosidades é que a lei orienta os contadores a registrar as obrigações da empresa em ordem decrescente de exigibilidade. O Sr. Antônio está correto? O que isso significa?
	
	a.
	Não está correto. As obrigações com terceiros, que são mais exigentes na hora da cobrança, devem ser demonstradas primeiro.
	
	b.
	Sim, está correto. A “exigibilidade” é um termo usado em contabilidade no sentido de parceria. Empresas com melhor relacionamento e amizade devem ser priorizadas.
	
	c.
	Sim, está correto. As obrigações com vencimento em menor prazo devem ser demonstradas com ênfase na parte superior do balanço.
	
	d.
	Não está correto. As obrigações com empresas mais exigentes em questões de qualidade dos produtos e serviços devem ser priorizadas.
	
	e.
	Sim, está correto. As obrigações com vencimento em maior prazo devem ser demonstradas com ênfase na parte superior do balanço.
0,25 pontos   
Pergunta 10
	Qual o nome dado aos juros pagos por atraso de pagamento a fornecedores ou em empréstimos e financiamentos?
	
	a.
	Despesas gerais.
	
	b.
	Despesas tributárias.
	
	c.
	Custo do produto vendido.
	
	d.
	Despesas não operacionais.
	
	e.
	Despesas financeiras.
0,25 pontos   
 Salvar e Enviar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais