Buscar

caso concreto constitucional 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 1
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE)
R: correto, a primeira parte fala de lassale, que defende o sentido sociologico ao afirmar que uma constituição só seria legitima a partir do momento em que se submetesse aos fatos reais de poder,sendo a constituição e real e efetiva. A segunda parte fala de korand Hesse dizendo que a constituição deve impor-se sobre estes fatores não tomando uma postura exclusivamente passiva,onde as normas jurídicas e a realidade sejam consideradas em um condicionamento recíproco. Por fim, fala-se de kelsen e o sentido jurídico no qual a constituição seria o equivalente a norma positiva suprema, ou seja um conjunto de normas que regula a criação de outras normas.
SEMANA 2
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
R: favorece a estabilidade tendo em vista que seus princípios e garantias fundamentais são clausulas pétreas,tendo a proteção de ser uma constituição rígida e dando uma segurança maior,quanto ao seu ordenamento e as pessoas que são resguardadas por esse ordenamento jurídico.
Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
R: a constituição é classificada da seguinte forma: formal,escrita,dogmática,promulgada,super-rigida ou rígida, analítica e dirigente.
SEMANA 3
Considere a seguinte notícia, adaptada do site do Tribunal Superior do Trabalho. Por maioria de votos, a Souza Cruz S.A. obteve, na SBDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho, decisão que lhe permite manter trabalhadores no chamado “painel sensorial” de avaliação de cigarros (“provador de cigarros”). A maioria dos Ministros seguiu a divergência aberta pelo Exmo. Ministro Ives Gandra Martins Filho, no sentido de que a atividade, sendo lícita e regulamentada, não poderia ser proibida e reformou condenação que impedia a ré de contratar trabalhadores para esta atividade. Para o Ministério Público do Trabalho, a expressão “painel sensorial” é apenas um “nome fantasia” para o que, na prática, seria “uma brigada de provadores de tabaco”, que provam cigarros da Souza Cruz e dos concorrentes com a finalidade de aprimorar o produto comercialmente. Embora a fabricação e o consumo de cigarros sejam lícitos, trata-se de atividade “sabidamente nociva à espécie humana”. Ao contestar a ação civil pública, a Souza Cruz defendeu que a avaliação de cigarros é essencial para garantir a uniformidade do produto, sendo que a técnica do “painel sensorial” é usada internacionalmente. A proibição, imposta somente a ela e não às empresas concorrentes, afetaria sua posição no mercado. Destacou, além de outros aspectos, que a adesão ao “painel sensorial” é voluntária e restrita aos maiores de idade e fumantes e que a decisão recorrida violou diversos dispositivos e princípios constitucionais, dentre eles o da livre iniciativa, o da separação dos Poderes, o do livre exercício profissional e o do direito ao trabalho. Assim, considere que A Constituição Federal de 1988 não veda o labor em condições de risco à saúde ou à integridade física do empregado, pois garante a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, bem como o pagamento de adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas. Esta afirmativa encontra-se correta ou errada¿ Fundamente. (TRT – 4ª Região – adaptada)
R:
SEMANA 4
Consoante o Art. 5º, iniciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido”. Com os olhos voltados à classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: o art 5º,XLV é uma norma constitucional de eficácia contida. Sua aplicabilidade é direta, imediata e possivelmente não integral. Trata-se de norma autoaplicavel,que independente de regulamentação da pessoa do condenado,sendo a obrigação de reparação de dano e a decretação do perdimento de bens estendida aos sucessores e contra eles executadas. é possível,todavia,que haja restrição a esse comando constitucional,uma vez que a lei pode definir requisitos para que a obrigação de reparação do dano e a decretação do perdimento de bens seja estendidas aos sucessores e contra eles executadas.
SEMANA 5
Determinado Prefeito Municipal tinha a intenção de encaminhar projeto de lei à Câmara dos Vereadores disciplinando a concessão de direitos sociais a certa camada da população. No entanto, tinha dúvidas a respeito da compatibilidade dessa iniciativa com a ordem constitucional, mais especificamente com o princípio da igualdade, consagrado no Art. 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil. Em seu entender, a igualdade exigiria que os direitos sociais fossem igualitariamente oferecidos a todos, independentemente de suas características pessoais. Para sanar suas dúvidas, solicitou o pronunciamento da Procuradoria do Município, que exarou alentado parecer a respeito dessa temática. À luz da presente narrativa, o conceito de igualdade, tal qual consagrado na Constituição, não se projeta sobre as políticas públicas a cargo do Poder Executivo. Julgue se correta ou errada e fundamente. (FGV – adaptada)Parte superior do formulário
R:
SEMANA 6
Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Julgue e fundamente. (FGV ? adaptada)
R: pode dizer sobre as normas que definem os direitos e garantias fundamentais temos a sua aplicação imediata, pois são normas que não necessitam de leis infraconstitucionais para que seja atingida sua eficácia,o dispositivo previsto na CF/88por si so atinge todos seus efeitos.
SEMANA 7
Ednaldo soube por um amigo que determinada empresa pública estadual mantinha em seu poder diversas informações, relativas à sua pessoa, que seriam incorretas. Ato contínuo procurou um advogado e solicitou esclarecimentos de como deveria proceder para retificar os dados incorretos. À luz da sistemática constitucional brasileira Ednaldo deve impetrar um habeas data, que independe da formulação de prévio requerimento de retificação na esfera administrativa. Julgue fundamentadamente. (FGV – adaptada)
R: art 5º, LXXII será concedido habbeas data em duas hipóteses , para segurar o conhecimento de informações relativas a pessoa do impetramente,constante de registroou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter publico , para retificação de dados,quando não se prefira faze-lo por processo sigiloso, Judicial ou administrativo. A impetração de habbeas data depende de previa negativa da administração ou seja pressupõe a apresentação de prova do indeferimento administrativo do pedido de retificação.

Outros materiais