Buscar

resumo introcução ao serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O serviço social iniciou-se na década de 30 no Brasil.
A primeira escola de serviço social foi criada em 1936 em São Paulo, que tinha a tradição católica como objetivo e no mesmo período inaugurou-se o Instituto de Educação Familiar e Social, destinada a formação de profissionais no RJ.
O surgimento do Serviço Social foi estreitamente ligado aos propósitos de mobilização da igreja católica na busca de resgatar seus interesses e privilégios.
A influência dos dogmas europeus na construção dos pensamentos e da maneira de agir no cotidiano do serviço social, destaca o modelo fraco-belga. A hegemonia deste modelo, na profissão, vai do seu início até aproximadamente 1947 quando os assistentes sociais passam a adotar de forma hegemônica modelo norte americano.
Em 1940 o modelo belga foi cedendo espaço para o modelo norte-americano que levou os assistentes sociais do Brasil para o EUA para “aprender”, o que resultou na ação de filantropia e ajudas sociais.
O serviço Social é um conjunto de esforços feitos para adaptar as condições de vida social as necessidades dos indivíduos.
Matéria prima: Questão social
Mudança da forma de atuar com a questão social, foi da caridade, de cunho filantrópico, praticada pela classe dominante (burgueses), para o que se ver hoje atividades assistenciais ou prestações de serviços sociais.
O assistente social passa a receber um mandato diretamente das classes dominantes (estado) para atuar nas classes trabalhadoras.
Sua origem no brasil, esteve vinculado com a igreja católica e aos interesses do estado.
As primeiras candidatas as escola de serviço social foram moças de classes bastardas da sociedade e teve como diretora uma das moças formadas na Bélgica.
Os trabalhadores era vistos pelo capital como desajustados, por isso, necessitavam de um apoio para que não se manifestassem pelas condições de trabalhos.
Os assistentes sociais foram “criados” para trabalhar com a situação de vida do trabalhador mais não necessariamente para eles. 
Capitalismo: exploração da maioria (operários) pela minoria (burguesia).
Criação do Centro de Estudos e Ação Social CEAS (1932), que formava os membros pela doutrina da igreja aplicando o conhecimento dos problemas sociais.
Teve origem no movimento da Ação católica, mediante o qual a igreja assumia como proposito a reforma social, e tinha como objetivo a divulgação da doutrina da igreja. Era uma maneira de recristianizar a sociedade pois estavam perdendo seus privilégios.
A doutrina da igreja adotava um discurso centralizado, seguindo diretrizes que definiam normas para a fé católica, e utilizava instrumentos fortes, entre os quais mais importantes eram as encíclicas papais Rerum Novarum (chama atenção da situação operaria e afirma que a religião é a solução mais eficaz) representada pelo Papa Leão XVIII e Quadragesimo Anno (escrita em resposta da crise de 1929 criticando o socialismo e trazendo severas advertências ao capitalismo e defendia a importância da doutrina social da Igreja Católica) reflexão do papa Pio XI.
As encíclicas constituem o recurso que a igreja adota para tocar no assunto da questão social, visto que tem como causa o bem comum.
O papa Leão XVIII levantou a bandeira contra o socialismo, pois segundo ele estes atendem contra a ordem natural e embora a encíclica defendesse a naturalização das diferenças de classes, sabe-se que estas são resultados das desigualdades nas formas de relação estabelecidas pelo o homem e pelo capitalismo. 
A igreja tinha como objetivo fazer concordâncias entre as classes e não a briga entre elas.
Teve sua gênese no Brasil marcada pela a igreja católica, de modo que as ações empreendidas nos primeiros tempos da profissão estavam diretamente vinculadas a Filantropia.
O modo de produção esta marcado pela troca monetária e também pela dominação do processo de produção do capital.
Mercadoria mais valiosa para o capitalismo é a força de trabalho, pois o homem vende sua força para que não passe “fome”

Outros materiais