Buscar

Lista 2 de Fisica III - Reginaldo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA 2: FISICA II
Em um corpo eletricamente neutro, os efeitos das partículas das cargas positivas e negativas se cancelam. Um corpo dotado de carga elétrica positiva ou negativa contem partículas de carga positiva e negativa, não contrabalançadas. Assim, a carga elétrica de um corpo depende do excesso de partículas positivas ou negativas, medido a partir do estado neutro. Baseado nesta explicação julgue as afirmações:
Os corpos eletrizados são todos aqueles que possuem sempre cargas elétricas.
Os corpos neutros não possuem cargas elétricas.
A carga elétrica de um corpo esta associada ao excesso de cargas elétricas de um dado sinal.
Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque:
A barra metálica é isolante e o corpo humano bom condutor.
A barra metálica é condutora e o corpo humano isolante.
Tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores.
Tanto a barra metálica como o corpo humano são isolantes.
Detecta-se a presença de um campo elétrico em um ponto colocando-se ali uma carga e observando-se:
As vibrações da carga em torno do ponto.
O aparecimento de uma força elétrica sobre a carga.
Uma variação significativa no valor da carga.
O maior ou menor grau de eletrização da carga.
Uma carga elétrica Q fica sob a ação de uma força elétrica de módulo igual a F ao ser colocado num determinado ponto de um campo elétrico. Que carga elétrica, colocada nesse mesmo ponto, ficaria sob a ação de uma força elétrica de módulo igual a 4F?
A diferença de potencial entre duas placas condutoras paralelas é 200 V. Considerando as indicações do esquema, calcule a diferença de potencial entre os pontos A e B.
O gráfico que melhor descreve a relação entre o potencial elétrico V, originado por uma carga elétrica Q < 0, e a distancia d de um ponto qualquer `a carga é:
		b)
c)			d)
Sabe-se que a ddp entre duas placas condutoras paralelas é 500 V. Calcule o trabalho realizado pelo campo elétrico quando um elétron é transportado do ponto A ao B.
Julgue as afirmações a seguir.
O potencial elétrico é uma grandeza escalar.
O potencial é função do ponto.
O estudo do potencial elétrico de uma região não tem importância para o calculo da energia elétrica que uma carga de prova adquire ao ser colocada nessa região.
No dia-a-dia de nossas vidas, nos deparamos com fenômenos elétricos, como, por exemplo, as descargas elétricas entre nuvens, as cargas elétricas acumuladas em nosso corpo, às manifestações elétricas de aparelhos eletrônicos etc. em relação aos processos de eletrização, conceito de campos e potenciais elétricos e superfícies equipotenciais, julgue as afirmações:
A carga de um condutor eletrizado por indução será de mesmo sinal que a carga do indutor.
O potencial elétrico, no campo de uma carga elétrica pontual, além de ser uma grandeza escalar, é inversamente proporcional a distancia da carga que o gerou.
O campo elétrico num ponto P, gerado por uma carga elétrica q, duplica de intensidade se a carga for reduzida a metade.
A direção das linhas de força do campo elétrico gerado por uma carga puntiforme fe tangente as superfícies equipotenciais.
Uma barra fina não condutora, com uma distribuição uniforme de cargas positiva Q, tem a forma de um circulo de raio R (conforme exemplo desenvolvido em sala). O eixo central do anel é o eixo z, com a origem no centro do anel. Determine o modulo do campo elétrico (a) no ponto z = 0; (b) no ponto z = e (c) Se R = 2,00 cm e Q = 4,00 C, qual é o valor do campo elétrico?
Uma certa bateria de automóvel de 12 V pode fazer passar uma carga de 84 A.h (ampere-horas) por um circuito, de um terminal para outro da bateria. (a) quantos coulombs correspondem esta quantidade de carga? (b) se toda esta carga sofre uma mudança de potencial elétrico de 12V, qual é a energia envolvida? (Resp. 3,0 . 105C e 3,6 . 106J)
A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é 1,2 . 109V. Qual é o módulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para a terra envolvida? (Resp.: 1,2 GeV)
Uma partícula de massa m = 1,6 . 10-27kg e carga elétrica q = 1,6 . 10-19C fe abandonada no ponto A do campo elétrico uniforme apresentado na figura. (a) Calcule o campo elétrico desse ponto, em V/cm; (b) calcule o potencial elétrico no ponto P e (c) calcule a diferença de potencial entre os pontos P e Q. (Resp.: 16 V/cm, 580 V e zero)
A figura mostra duas placas metálicas paralelas e horizontais eletrizadas. A placa superior esta no potencial 10 000 V e a inferior esta a 0 V. A partícula P, de massa m = 3,6 . 10-2 kg encontra-se em equilíbrio, submetida apenas ao campo elétrico entre as placas e ao campo gravitacional. Determine a carga elétrica da partícula. (Resp.: - 18 C)
Na figura, o campo elétrico fé uniforme e tem modulo igual a 20 N/C. Se d = 4,25 m, determine a diferença de potencial entre as superfícies equipotenciais assinaladas.

Outros materiais