Buscar

Célula Estrutura e Ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
Rua 24 de maio, 141 – Tel./Fax: 51-3663.1763 – 3663.2666 – 3663.3359
CEP.: 95.520-000 – Osório/RS
	
ROTEIRO #2 – Célula: Estrutura e Função
Células são a coleção mais simples de matéria que possui vida. Células são unidades excitáveis que percebem e respondem a flutuações ambientais, e, como sistemas abertos, elas trocam continuamente materiais e energia com o ambiente circundante. Todas as células estão relacionadas, em alguma extensão, por descendência de organismos primitivos dos quais se modificaram de várias formas durante a longa história evolucionária na Terra. 
Dois tipos fundamentais de células:
Células Procariontes: São encontradas somente no reino Monera e portanto presentes em bactérias. Este tipo de célula tem uma organização bem simples, possuindo um único compartimento interno, delimitado pela membrana plasmática. Há uma região que corresponde ao núcleo, o nucleóide, onde o material genético está concentrado, no entanto não existe uma membrana que separe esse local do líquido citoplasmático. 
Células Eucariontes: presentes em algas, fungos, protozoários, plantas e animais. A principal característica deste tipo de célula é ter seu espaço interno dividido em inúmeros compartimentos membranosos. O termo “eucarionte” indica a existência de um núcleo verdadeiro, perfeitamente demarcado pela membrana nuclear. A compartimentalização interna das células eucariontes fornece diferentes ambientes localizados que facilitam funções metabólicas específicas. Em função disso, processos metabólicos que são incompatíveis podem ser realizados simultaneamente em compartimentos sub-celulares separados.
Toda a região existente entre o núcleo e a membrana que delimita a célula (membrana plasmática) é chamada de citoplasma. O citoplasma consiste de um meio semi-fluido chamado citosol, no qual estão suspensas organelas de forma e função especializadas, sendo que a maioria está ausente em células procariontes. 
Principais organelas celulares e suas funções (célula animal):
Retículo Endoplasmático Liso (Agranular): rede de estruturas tubulares e vesiculares achatadas que tem a função de armazenar substâncias e atua na síntese de diversos lipídeos (colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteróides). No músculo, o retículo sarcoplasmático é um retículo endoplasmático liso que tem a função de armazenar cálcio.
Retículo Endoplasmático Rugoso (Granular): também é uma rede de estruturas tubulares e vesiculares achatadas, mas que contém ribossomos presos em muitas partes da superfície externa. Devido à presença desses ribossomos, esse tipo de retículo endoplasmático participa da síntese de diversos tipos de proteínas. 
Ribossomos: além de estarem localizados no retículo endoplasmático rugoso, também se encontram livres no citoplasma e na carioteca (membrana nuclear). Promovem a síntese de proteínas de acordo com as informações genéticas.
Aparelho de Golgi: armazena, transforma e transporta substâncias. Proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, passam pelo aparelho de Golgi, onde são modificadas para posteriormente serem transportadas aos locais onde irão desempenhar suas funções.
Lisossomos: são organelas vesiculares que se formam ao se soltarem do aparelho de Golgi, dispersando-se por todo o citoplasma. As vesículas contêm enzimas hidrolíticas que são produzidas no retículo end. rugoso e que migram para o aparelho de Golgi para serem armazenadas. Essas enzimas são capazes de digerir diversas substâncias orgânicas, permitindo que os lisossomos participem da digestão intracelular.
Peroxissomos: semelhantes aos lisossomos, contêm enzimas digestivas. No entanto, os peroxissomos contêm grande quantidade da enzima catalase, que converte o peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e gás oxigênio. Dessa maneira, os peroxissomos participam da desintoxicação da célula, já que o H2O2 que se forma durante o metabolismo celular, é tóxico e precisa ser rapidamente eliminado.
Mitocôndrias: são as chamadas “usinas celulares”. Através das mitocôndrias ocorre a respiração celular e através desse processo as células são capazes de extrair quantidade significativa de energia dos nutrientes, sendo a energia liberada utilizada para sintetizar uma substância de alta energia, o ATP. As mitocôndrias são auto-replicantes, ou seja uma pode formar outra sempre que houver necessidade de maior quantidade de ATP. Possuem DNA, semelhante ao encontrado no núcleo, e necessitam de oxigênio para o seu funcionamento.
Núcleo: centro de coordenação das funções celulares. Através do DNA presente, há a síntese de proteínas que irão desempenhar suas funções na célula.
Nucléolo: onde ocorre a montagem de unidades ribossomiais, sendo sua função sintetizar os ribossomos.
Centríolo: desempenham importante papel no processo de divisão celular.
Microtúbulos e Microfilamentos: são os componentes fundamentais do citoesqueleto, condutores no transporte de substâncias, ancoram organelas e enzimas citoplasmáticas, estão associados com a motilidade celular.
Propriedades básicas da célula:
Irritabilidade: todas as células têm a capacidade de ser sensível aos estímulos. (neurônio: uma das mais especializadas em receber estímulos)
Condutibilidade: capacidade que a célula tem de conduzir o estímulo para outras partes da célula, pelo citoplasma. (células do sistema nervoso)
Contratilidade: capacidade da célula de responder ao estímulo. (células do músculo esquelético, cardíaco e liso; glândulas)

Outros materiais