Buscar

Psicologia da Percepção.docx KELLY

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Graduação em Psicologia
Kelly dos Santos
Trabalho de Percepção: 
SURDOCEGUEIRA
RIO DE JANEIRO
2017
 Introdução:
O filme O milagre de Ane Sulivan.
No filme, Helen tem uma doença infectocontagiosa (Escarlatina), e desde o começo de sua doença, seus pais tem dificuldades de se comunicar com ela e entender o que a mesma quer dizer. Isso se dá quando uma pessoa é criada, ou desenvolve-se sem qualquer tipo de estimulo e interação social.
Helen Keller, que aprendeu a se comunicar através do tato, Ane dava uma boneca na mão de Helen e escrevia na palma de sua mão, B-O-N-E-C-A; fazia o mesmo com água, flor e diversos objetos; criando então uma memória a Helen.
Helen que ficava presa a seu próprio corpo, sem qualquer tipo de comunicação, aprendeu através do tato a se comunicar.
Surdocegueira:
A surdocegueira e uma deficiência que, combinando a perda visual e auditiva, acaba trazendo problemas sérios de comunicação, locomoção e interação.
Mas não há limites para o ser humano e o surdocego mostra que a comunicação pode ser simples, bastando ter tempo, perseverança e compreensão do outro.
A comunicação se dá pelo tadoma, libra adaptada a cegos, utilizando o tato.
Colocando a mão sobre a boca e pescoço de um intérprete, e possível sentir a vibração de sua voz e entender o que está sendo dito.
Também é possível escrever na mão de seu intérprete mensagens em um sistema em braile. E existe um alfabeto Moon, que substitui as letras por desenhos, símbolos e figuras para designar os objetos e ações.
Segue abaixo alguns órgãos de apoio ao portador de surdocegueira:
"Instituto Benjamin Constant"
Localizado no Rio de Janeiro, através do Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego.
ADEFAV - Associação para Deficientes da Áudio-Visão
A Associação oferece serviços aos surdocegos como cursos de orientação e mobilidade, braille e LIBRAS, além de atendimento psicológico, fonoaudiológico e fisioterapêutico.
AHIMSA - Associação Educacional para Múltipla Deficiência
A AHIMSA realiza atendimento educacional para crianças, jovens e adultos com deficiência múltipla sensorial e surdocegueira, visando a sua inclusão na sociedade, oferecendo qualidade de vida a essas pessoas.
AGAPASM - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes
Procura desenvolver ações em parceria com Instituições que possam contribuir para o fortalecimento da sua Missão, valorizando atitudes de cooperação.
AABRASC - Associação Brasileira de Surdocegos
abrascsofia@hotmail.com
A ABRASC não possui um site, mas pode ser contatada através do e-mail acima.
Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial
O Grupo Brasil é uma ONG criada em 1997 para unir as entidades que atendem pessoas com surdo cegueira. Em seu site, é possível consultar as instituições filiadas em cada região do país, conhecer as ações realizadas por elas, as publicações da organização e suas campanhas.
Estas são algumas das organizações que têm propiciado ao surdocego diferentes oportunidades para reverter o processo de exclusão social a que estão submetidas essas pessoas.
Conclusão:
PERCEPÇAO é a função do cérebro que permite ao indivíduo organizar e interpretar as impressões sensoriais, de forma a atribui significado ao meio ambiente, atribuindo a memórias para identificar certo tipo de objeto.
Com ajuda de órgãos dos sentidos que veiculam as informações obtidas (visão, audição, tato, olfato).
Os órgãos receptores detectam e recebem estímulos (sensação)
O estímulo é traduzido em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro, onde são processados.
Após a chegada de informações ao cérebro vão se estruturar e organizar as
representações do mundo.
O tato desempenha um papel crucial na comunicação de indivíduos que não possuem visão nem audição.
É somente através do tato que indivíduos surdos cegos se comunicam com o ambiente que o cerca.
Prática de sala de aula:
Na aula prática foi nos dada a função de experimentar algumas sensações com alguns de nossos sentidos ‘’ imobilizados `` (Audição e visão) , como pular com os olhos vendados e os ouvidos tapados. 
Nessa experiência, pude experimentar, como é agonizante estar alheio ao a ajuda de alguma pessoa. Lembro-me que estava totalmente dependente de alguém. 
Na experiência da bola, eu pude correlacionar com as vezes em que a Sra Sullivan tentava demonstrar a Helen o que os objetos que ela tocava significavam.
 Na experiência que tive com a bola, a primeira coisa que fiz quando me puseram nela, foi me atirar ali e experimentar a sensação de ser dependente, guiado por alguém, pois quando eles me guiavam eu sentia que se eu agisse por conta própria, não conseguiria atingir nenhum objetivo.

Continue navegando