Buscar

DEPRESSÃO SLIDE

Prévia do material em texto

DEPRESSÃO
 ESTUDO DE CASO 
EQUIPE:
ANA LIDIA
BRENDA MIRANDA
BLINIO FRAZÃO 
CLÁUDIA PATRÍCIA
CELIA ANDREA
DANIELY GALÚCIO
EMERSON LISBOA
FABIANE ONOFRE
FLÁVIA MATOS 
JACKELINE KETTLE
LARISHA MORIZ 
ESTUDO DE CASO 
 T. N. O., 35 anos, Feminino, natural de Manaus, divorciada, desempregada , sem filhos, , Ensino superior Completo, católica. Vem acompanhado de seu pai na consulta. Queixa Principal: “Tristeza”, “Pensamento de morte” .“Não consegue fazer mais nada”, segundo relatado por seu pai.
 História da Doença Atual: Pai relata que paciente iniciou a depressão quando tinha 17 anos, quando em um certo dia amanheceu com uma tristeza inexplicável, choro que não passava perdendo em seguida a vontade de sair de casa e se relacionar com as pessoas. Com o passar do tempo e sem diagnóstico os sintomas da paciente foram aumentando a ponto de parar de frequentar a escola e fazer demais atividades que antes era prazerosas o que resultou enclausuramento total em casa . Desde então, a paciente começou a apresentar insônia, perda de peso, cansaço, dores de cabeça , sem ânimo paras atividades diárias. Em consulta com um médico psiquiatra anterior que a diagnosticou com depressão, estava sob tratamento com Fluoxetina 20 mg e, nos casos de crise Clonazepam 0,5 mg porém relata não obter melhora e abandou o tratamento, alegando que a causa atual se trata de problema espiritual. A paciente foi á uma nova consulta onde recebeu o diagnóstico de Transtorno depressivo grave iniciando um novo tratamento com Cloridrato de Venlafaxina 150 mg aliado com a terapia cognitiva comportamental ,passando a frequentar o CAPS.
ESTUDO DE CASO 
História Médica Pregressa: paciente sofreu um acidente de moto aos 3 anos de idade mas sem sequelas graves.
História Familiar: Pai com histórico de depressão e hipertensão arterial .
Hábitos de Vida: Nega uso de álcool e tabagismo; sedentário.
Exame Físico: BEG, perda ponderal de peso de 2 kg, PA: 130x70mmHg, FC: 70 bpm FR: 16 rpm , T: 36,8 ºC, Exame Psíquico: Avaliação Geral da Pessoa: Auto cuidado preservado Nível de Consciência: Vigil. Estado Cognitivo: Orientado autopsiquicamente e alopsiquicamente; memória imediata .
Pensamento: lentificado, ora bloqueado, com predomínio de conteúdo negativo com pensamentos de morte; sem delírios. Linguagem: preservada, 
Sensopercepção: algo preservado, Humor: hipotímico, com afeto hipomodulado(Tristeza). 
Psicomotricidade: algo lentificado (Sensação de peso nos ombros )
DEFINIÇÃO/CAUSAS/TIPOS 
DEPRESSÃO É A MAIS COMUM DOS TRANSTORNOS MENTAIS , É UMA DOENÇA PSQUIATRICA ,CRÔNICA E RECORRENTE QUE PRODUZ UMA ALTERAÇÃO DE HUMOR CARACTERIZADA POR UMA TRISTEZA PROFUNDA ,SEM FIM,ASSOCIADA Á SENTIMENTOS DE DOR,AMARGURA,DESENCANTO,DESESPERANÇA ,BAIXA AUTOESTIMA E CULPA , E TAMBÉM DISTÚRBIOS DO SONO E APETITE .
AS CAUSAS PODEM SER A GENÉTICA , DESEQUÍBRIOS QUÍMICOS NO CÉREBRO ,DOR E PERDA , SOLIDÃO , TRAUMAS OU ABUSO NO PASSADO,DESEMPREGO , ABUSO DE SAUBSTÂNCIAS , PROBLEMAS FINANCEIROS E OUTROS.
OS TIPOS SÃO: TRANSTORNO DISTÍMICO, TRANSTORNO DEPRESSIVO GRAVE, DEPRESSÃO-PÓS PARTO , DEPRESSÃO PSICÓTICA, DEPRESSÃO AFETIVO SAZONAL 
TRATAMENTO/MEDICAÇÃO 
O TRATAMENTO É FEITO COM MEDICAMENTOS , PSICOTERAPIA , TERAPIA ELETROCONVULSIVA , ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA .
NO CASO DA PACIENTE , OS MEDICAMENTOS UTILIZADOS SÃO : FLUOXETINA 20MG , CLONAZEPAM 0,5MG E CLORIDRATO DE VENLAFAXINA 150MG .
FLUOXETINA : É UM ANTIDEPRESSIVO DA CLASSE DOS INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA INDICADO PARA DEPRESSÃO , TOC , TRANSTORNO DO PÂNICO E ANSIEDADE , TRANSTORNO DISFÓRICO PRE-MESNTRUAL, AUMENTANDO OS NÍVEIS DE SEROTONINA NO CÉREBRO .
CLONAZEPAM : PERTENCENTE A CLASSE DAS BENZOADIAZEPINAS E É USADO NO TRATAMENTO DA SINDROME DO PÃNICO ,DEPRESSÃO MAIOR ,TRANSTORNO BIPOLAR . AGE NO SISTEMA NERVOSO DEPRIMINDO SUA ATIVIDADE COM AÇÃO SEDATIVA , RELAXANTE MUSCULAR .ESSE MEDICAMENTO PONTECIALIZA A AÇÃO DO NEUROTRANSMISSOR GABA (ÁCIDO GAMA-AMINOBUTÍRICO) QUE É UM DEPRESSOR DO SISTEMA NERVOSO.
TRATAMENTO/MEDICAÇÃO 
CLORIDRATO DE VENLAFAXINA : É UM ANTIDEPRESSIVO DA CLASSE DOS ANTIDEPRESSIVOS INIBIDORES SELETIVOS DA RECEPTAÇÃO DA SEROTONINA E NORADRENALINA PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO E RECAÍDA E RECORRÊNCIA DA DEPRESSÃO . O FÁRMACO AGE AUMENTANDO A QUANTIDADE DE DOPAMINA ,NOREPINEFRINA E SEROTONINA NO SISTEMA NERVOSO CAUSANDO A MELHORA NO QUADRO DA DEPRESSÃO.
DIAGNÓSTICOS/ RESULTADOS ESPERADOS/AÇÕES DE 
 ENFERMAGEM 
 RESILIENCIA PREJUDICADA RELACIONADA Á TRANSTORNO PSICOLÓGICO EVIDENCIADO POR DEPRESSÃO . A PACIENTE DEVERÁ VERBALIZAR MELHORAS NA FORMA DE LIDAR COM SITUAÇÕES DE CRISES ADVERSAS .ESTIMULAR A INTERAÇÃO COM PESSOAS AO SEU REDOR E FORTALECER O VÍNCULO COM OS FAMILIARES.MOTIVAR O PACIENTE A TER ATITUDES POSITIVAS PARA MELHORA DO SEU ESTADO EMOCIONAL .
NUTRIÇÃO DESEQUILIBRADA RELCIONADA A INCAPACIDADE DE INGERIR OU DIGERIR COMIDA POR CAUSA DE FATORES PSICOLÓGICOS .RESTABELECER CONTROLE ELETRÓLITICO DO PACIENTE EVITANDO ASSIM POSSÍVEIS PATOLOGIAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS DEVIDO AO SEU MAL ESTADO PISCOLÓGICO NUTRICIONAL . AFERIÇÃO DOS SINAIS VITAIS COM ÊNFASE NA GLICEMIA CAPILAR , OFERTAR DIETA ADEQUADA AO PACIENTE, DIALOGAR COM O PACIENTE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS DANOS QUE PODE CAUSAR A DESNUTRIÇÃO, ADMINISTRAR POLIVITAMINICOS CONFORME PRESCRIÇÃO MÉDICA. 
BIBLIOGRAFIA 
NANDA 
D.E 
DR.MARIO RODRIGUES LOUZÃ NETO – PSQUIATRIA –PSICANÁLISE DISPONÍVEL EM http://www.saudemental.net/depressao.htm ACESSADO EM 10/04/2018

Continue navegando