Buscar

Caso AtekPC

Prévia do material em texto

Caso AtekPC
I - A AtekPC é uma empresa atuante no ramo de TI, concentra-se especificamente na fabricação de computadores de médio porte. É uma empresa de médio porte que, conseguiu crescer com rapidez, consolidando-se em um mercado disputado e, que sofre mudança rapidamente. A indústria de informática passava por uma situação cautelosa e de transição, pois, era percebido que o setor estava sofrendo com as constantes quedas nas margens de lucro, devido ao crescimento assombroso de aparelhos menores como celulares e PDA’s com acesso a aplicações com uso de internet. 
John Strider, diretor de informática, tinha fortes convicções que, o modelo PMO (Project Management Office – Escritório de gerenciamento de projetos) era o caminho a ser seguido, porém a implementação desse processo de gestão iria trazer desafios enormes como por exemplo a implementação de projetos de padronização em uma empresa que tinha por cultura uma abordagem informal para os projetos, havendo uma relação de confiança entre a área funcional e seu analista chefe. Mudar isso poderia trazer dificuldades no entendimento para a equipe que poderia ver o PMO como forma de “burocratizar” o trabalho e um atraso significativo na entrega dos produtos e, consequentemente, afetaria os resultados da empresa. Além disso pensar em um modelo PMO trazia uma discussão grande dentro do nível estratégico da empresa porque também não haviam muitos recursos. 
Contudo, o PMO, apoiado por algumas áreas da empresa, começou a ser implementado vagarosamente, e houve com essa lenta implementação o reconhecimento da necessidade de uma equipe maior de especialistas para criar padrões e métodos mais rapidamente, isso gerou o interesse mútuo por parte dos gerentes sêniores de TI. 
A criação do PMO objetivou a condução, o planejamento, a organização e as atividades de maneira padronizada e mais ágil trazendo 
II –
1 - A AtekPC é uma empresa da indústria de computadores que se concentra especificamente na fabricação de computadores de médio porte. Fundada em 1984, a AtekPC conseguiu no ano de 2006 atingir 1.9 bilhões de vendas com um vínculo empregatício de 2.100 colaboradores plenos e mais 200 de meio período. Tinha Jon Strider como Diretor de Informática tendo abaixo dele a diretoria de desenvolvimento de aplicação e a diretoria de tecnologias e operação. Abaixo algumas gerências, de vendas, produção, financeiros e a gerência de projetos que teve inserida em si o Diretor PMO Mark Nelson com sua equipe de GP’s. 
2 – A mudança da cultura organizacional da AtekPC com a adaptação ao novo modelo de gerenciamento de projetos trouxe à empresa uma nova perspectiva com relação ao mercado, podendo o PMO não apenas ser utilizado como manutenção e utilização dos recursos de TI mas também alinhado às estratégias de negócios. O PMO trouxe melhorias no planejamento e desempenho em meio a um ambiente de mudanças e desafios que precisavam de projetos de escala grande e complexa.
III – 
1 – O maior desafio ao se implementar o PMO na AtekPC foi a adequar qual o nível de gerenciamento poderia ser inserir. Isso se dava numa discussão sobre encontrar um meio-termo entre as características de um PMO-pesado, sendo rígido com os processos e o PMO-leve, flexível. Ser muito rígido iria de encontro com a cultura da empresa e também haveria a necessidade de trazer bastante gente de fora visto que os que estavam internos não tinham muita experiência com práticas formais e também não tinham muito sobre conhecimento sobre as ferramentas e técnicas para o gerenciamento de projetos. Um PMO-leve poderia também não trazer os resultados com a velocidade esperada. Então verifica-se que eram algumas barreiras fortes a cultura organizacional de informalidade e necessidade de redução de custos.
2 – No início da implementação do PMO o plano era aceitação ao consultar e fazer tutoria para projetos individuais. Pouco a pouco com alguns projetos dando certo, o apoio de outros setores se tornou maior e consequentemente a implementação teria maior êxito. Com isso, o reconhecimento da necessidade de uma equipe maior de especialistas para criar padrões e métodos mais rapidamente, gerou o interesse mútuo por parte dos gerentes sêniores. O PMO possibilita um controle nos recursos humanos, na eficiência e promove um ambiente de decisão conjunta minimizando riscos e favorecendo a capacidade de conduzir as melhores decisões do negócio. Quando os resultados positivos em virtude do escritório de projetos começam a surgir esse a qualquer resistência perde força.

Continue navegando