Buscar

portfolio etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional – Uninter
Curso: Bacharelado de Serviço Social
Disciplinas: Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social: Ética Profissional do Serviço Social.
Tutora Rosemeri Local: Uninter Sitio Cercado
Aluna: Simone Santos Muniz RU: 1749674
Barroco, M. Lucia Silva, fundamentos Éticos do Serviço Social.In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Conselho Federal de Serviço Social. Brasília 2009.
Resenha
Vamos apresentar uma analise descritiva da autora Lucia Barroco, que traz um conceito do que é ética Profissional, segundo a autora são determinações mediadas às necessidades e possibilidades, de demanda e resposta que legítima a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista marcada pela trajetória, segundo a autora ela acontece pela ação moral, através da pratica profissional, como normatização de deveres e valores através do código de Ética Profissional. Ela descreve que a Ética Profissional é permeada por conflitos e contradições substanciais na formação moral dos indivíduos sociais, forma de representação e vivência do trabalho, a presunção do significado da profissão em forma de valores, finalidades e responsabilidades profissionais coletivos, quando o individuo tem a consciência de valores éticos e as normas morais , ou seja, leva isso como deveres.
É apresentado pela autora o conceito moral profissional que é apresentado com relação ao comportamento pratico de decisões escolhas, ação de valor moral, e são avaliados em função de suas consequências éticas, da responsabilidade profissional, tendo por vista valores e referenciais dados pela categoria profissional, como código de Ética.
A proposta de alienação dada pela autora, pode se pensar nas condições sociais, diante de motivações coletivas serem direcionadas a consciência realização de direitos, a relações de alienação proposta e sociedade capitalista é que pode ser concebida na universalidade da pratica social como um todo, a política é um campo de critério de decisão e são dados hegemonicamente pelos interesses, e não por valores éticos, tende a reproduzir uma lógica, que atualiza uma ética especifica a relação entre as exigências éticas das ações e as necessidades materiais reproduzidas socialmente, de outra forma a sociedade é organizada a partir da propriedade privada dos meios de produção e das classes sociais, da divisão social do trabalho exploração do homem pelo homem, a objetivação é limitada e desigual, convivendo com sua negação o que evidencia o fenômeno de alienação. 
É bem relevante o ponto e vista da autora quando se fala de moral na sociedade burguesa, porque a sociabilidade burguesa funda sua ética no principio liberal, quando a liberdade de um individua é o limite de outro, ela visa que não a liberdade no certo, e sim uma descrença pelas mídias em massa quando só tem violência, o moralismo, conservadorismo, em sua forma democrática, reforçando a ordem medidas repressiva, a solução morais para a crise social. A classe dominante determina uma orientação moral, dos interesses econômicos capitalistas e que se dispara por toda a sociedade e todas as classes como orientação moral única e incontestável.
O preconceito e o conservadorismo, alienação, e a ética em relação serviço social, percebido pela ideologia neoliberal conservadora, ou seja, as ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado. O neoliberalismo são condições ideológicas para a reprodução de valores pautados na defesa de relações autoritárias e de instituições adequadas a sua reprodução, com destaque para a família tradicional, para as instituições religiosas, seus representantes na figura das autoridades constituídas. O Serviço Social é uma profissão vulnerável á incorporação ao enfrentamento de relações conservadoras.
O Serviço Social tem ampliado e lutado para a conquista da convivência do homem na sua ética moral e profissional, é com essas lutas que muitas conquistas foram alcançadas e muitos preconceitos foram vencidos, desde a burguesia até os dias de hoje a ética profissional tem ganhado seu espaço, acredito que para a autora Lucia Barroco com o texto presente tem avaliado um avanço de derrubada de poder, e também que a ética tanto moral como profissional, pode avançar cada vez mais.

Outros materiais