Buscar

trabalho nutricao intra pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRAEMPREENDEDORISMO
Intraempreendedorismo, empreendedorismo interno ou empreendedorismo corporativo são termos que remetem a ação empreendedora dentro das organizações praticadas por funcionários, criando um ambiente de inovação e criatividade, ou seja, o exercício dos comportamentos empreendedores para a criação de valores e de diferenciais competitivos para a organização. Essa inovação pode ocorrer no âmbito de atuação de cada funcionário e depende de seu perfil e das condições que a empresa oferece para que isso ocorra, essa inovação somente é viável quando os colaboradores estão qualificados e motivados para enxergarem oportunidades de promoverem mudanças que vão impactar positivamente o setor de serviços. Além disso é imprescindível ter recursos humanos, materiais e financeiros para colocar em pratica as atitudes que vão modificar os procedimentos de trabalho e atendimento prestado.
Quando se fala de setor público essa modalidade de empreendedorismo ainda é caracterizado pela vontade do servidor de interagir com diversos segmentos do público-alvo. A medida possibilita entender melhor as demandas sociais e encontrar soluções para resolve-la. Essa atitude de intraempreendedorismo poderia ser aplicado no caso de Rosangela que ao se deparar com a filha de apenas um mês de vida chorando muito e com uma temperatura de 48.8º graus, procurou a única unidade básica de saúde UBS da sua cidade onde foi informada que não havia naquele momento médico pediatra para atender a pequena Valentina. Neste momento a atendente deveria ter passado o caso para um enfermeiro ou médico de plantão, porém deixou que a mãe fosse para casa sem nenhum tipo de atendimento para sua filha. O quadro clínico de Valentina se agravou, então a mãe resolve leva-la ao hospital da cidade vizinha, onde depois de se passar cinco horas de espera foi atendida pelo médico pediatra, que logo encaminhou a criança para a unidade de terapia intensiva (UTI), porém após duas horas Valentina veio a óbito.
Concluímos o quanto é falha a atitude intraempreendedora dos funcionários da UBS e do hospital em que a criança foi atendida, a falta iniciativa e imediatismo dos funcionários diante de um quadro grave como o de Valentina que poderia ter maiores chances de sobreviver, caso tivesse um primeiro atendimento na UBS, a qual a mãe procurou no início. Obviamente precisamos de mudanças na qual exige bastante paciência e força de vontade em qualquer organização. Isso porque aperfeiçoar a comunicação, instituir uma gestão focada em resultados, criar um ambiente favorável a inovação e priorizar a melhoria continua são ações que devem ser bem assimiladas pelos servidores. É possível pensar em maneiras de tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos, para isso é necessário uma mudança de mentalidade no servidor que valoriza as praticas destinadas a reduzir etapas de trabalho e tornar os processos mais flexíveis e alterações voltadas para a celeridade, que são de extrema importância principalmente no setor da saúde pública, onde pessoas continuam morrendo por falta ou demora no atendimento.
Existe no Brasil a Escola de Empreendedorismo em Governo (GOVLAB) onde é oferecido aos funcionários públicos workshops e cursos onde os servidores recebem subsídios para adotarem ações direcionadas para a inovação e o aperfeiçoamento dos procedimentos de trabalho. https://www.govlab.elogroup.com.br
Existe também a Rede de Inovação no Setor Público (INOVAGOV) que trabalha em conjunto com organizações públicas e privadas de diferentes setores da sociedade e tem o apoio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. http://inova.gov.br
As organizações públicas necessitam de funcionários que tenham capacidade de tomar iniciativa, priorizando o cidadão e a melhoria dos serviços prestados, por isso o intraempreendedorismo é primordial nesse setor.
Referências:
TAVARES, Erica Valeria Cabral, O Intraempreendedorismo e a sua utilização em instituições públicas. Disponivel em:< http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-intraempreendedorismo-e-a-sua-utilizacao-em-instituicoes-publicas,29488.html > Acesso em:22 de abril de 2018.
Intraempreendedorismo: Um caminho possível para o servidor público. Disponivel em:< http://www.digix.com.br/intraempreendedorismo-um-caminho-possivel-para-o-servidor-publico/ > Acesso em 23 de abril de 2018.
JULIANO, Marcio de Cassio: Empreendedorismo. Londrina. Editadora e Distribuídora Educacional AS.2016.

Outros materiais