Buscar

O que é destilação simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução 
Um dos grandes desafios da Química é a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais presentes na natureza são formados por misturas de substâncias. Para saber se uma matéria é substância pura ou mistura analisa-se as propriedades específicas desta. Se o resultado das análises indicar uma mistura de várias substâncias e se queira isolar as substâncias puras presentes será necessário escolher um método adequado de purificação, como a destilação simples. 
A destilação é um método que já existe há muito tempo, estima-se que este processo tenha surgido na idade média primeiramente usada pelo alquimista Jabir Ibn Hayyan (Geber), por volta do ano de 800 D.C. “O processo de destilação consiste em separar a substância mais volátil por meio da vaporização, de modo que o componente menos volátil permaneça no frasco inicial. A substância com maior grau de volatilidade é recuperada depois, através da condensação.” (BASTOS, A. M.,2014)
 “O processo de destilação é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos” (MARAMBIO,2007), também é usado atualmente como solução para a falta de água (água doce) já que esse processo permite a dessalinização da água do mar, devido ao alto teor de sal encontrada na água do mar a ingestão da mesma se torna impossível por isso usa-se a destilação para separar o sal da agua e torna-la potável para o ser humano. Este recurso também é amplamente usado na produção de álcool e nas fabricas para o refino do petróleo. 
Para que o corra o processo de destilação fazemos o uso do ponto ebulição das substâncias, é necessário que os materiais a serem separados possuam pontos de ebulição muito distintos um do outro. Para a pratica foram usados diversos aparatos laboratoriais a fim de separar dois líquidos, e observar o ponto de ebulição das substâncias e comparar os resultados obtidos aos encontrados na bibliografia.
Referencias 
MARAMBIO,O.G., Métodos Experimentais Em Química Orgânica. Pizarro DC.1a Ed. UTEM, Editorial Universidade Tecnológica Metropolitana, 2007 
BASTOS, A. M.; Relatório de Química orgânica I, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2014.
VOGEL, A, I., Química orgânica: análise orgânica qualitativa, 3ª Ed., Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico S.A., 1981. V. 1

Outros materiais