Buscar

Lista de Exercícios 4 – litisconsórcio e terceiros

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios 4 – Litisconsórcio, intervenção de terceiros
Juiz/PE – 2011 – FCC (adaptada): Demandado sozinho para responder pela totalidade da dívida, poderá o devedor solidário utilizar-se do instituto
da denunciação da lide.
do amicus curiae.
do chamamento ao processo.
da assistência litisconsorcial.
da desconsideração da personalidade jurídica.
Juiz/Ro – 2011 – PUCPR (adaptada): Avalie as assertivas abaixo. Assinale,a seguir, a única CORRETA. 
a) O adquirente ou o cessionário não poderá ingressar em juízo, substituindo o alienante, ou o cedente, sem que o consinta a parte contrária. 
b) A denunciação da lide de todos os devedores solidários é obrigatória quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dívida comum. 
c) Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, deverá se valer da assistência litisconsorcial. 
d) Para que o juiz declare, na mesma sentença, as responsabilidades dos obrigados, pode o réu requerer o chamamento ao processo até o despacho saneador, sob pena de preclusão. 
e) O juiz não poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, mesmo quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. 
Juiz/SP – 2009 – Vunesp: O litisconsórcio
a) necessário é sempre unitário, pois a presença de todos os litisconsortes só é imprescindível nas hipóteses em que o conteúdo da sentença deva ser idêntico para todos. 
b) pode ser, ao mesmo tempo, unitário e facultativo, bem como simples e necessário, embora a incindibilidade da relação de direito material determine, em regra, a unitariedade e a necessariedade. 
c) unitário é sempre necessário, pois nas hipóteses em que o conteúdo da sentença deva ser idêntico para os litisconsortes, todos devem participar do processo. 
d) é unitário se os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento fático. 
Juiz/To – 2007 – CESPE: Acerca do litisconsórcio, da assistência e da intervenção de terceiros, assinale a opção correta.
a) O chamamento ao processo é um meio processual de assegurar o exercício do direito de regresso, que se caracteriza pela dedução de pretensão contra quem assumiu solidariamente uma obrigação de garantia ou de direitos derivados de um mesmo fato. Se a pretensão deduzida na ação for julgada procedente, aquele que promoveu o chamamento e o chamado, em litisconsórcio passivo, serão condenados ao cumprimento da obrigação em favor do autor, que poderá executar qualquer um deles. 
 b) Havendo litisconsórcio unitário, o juiz deve julgar, necessariamente, de maneira uniforme em relação a todos os litisconsortes situados no mesmo pólo da demanda. Nesse tipo de litisconsórcio, ocorre a extensão dos efeitos dos benefícios da prática de um ato processual aos demais litisconsortes. Assim, eventual recurso interposto por um dos litisconsortes aproveita a todos os demais. 
c) A denunciação da lide tem justificativa no princípio da economia processual, porquanto encerra, em um mesmo processo, duas ações. Por isso, aceita a denunciação da lide feita pelo réu, o juiz deverá julgar as duas ações cumuladas em um só ato judicial, condenando solidariamente o denunciado e o denunciante a compor os prejuízos reclamados pelo autor. 
d) O assistente simples atua em nome próprio, mas na defesa de interesse alheio, exerce os mesmos poderes dos litigantes, podendo opor-se aos atos de disposição do assistido. Esse tem interesse e legitimidade para recorrer da sentença que foi desfavorável ao assistido, ainda que este não o faça. 
MP/RR – 2008 – CESPE: Com respeito ao litisconsórcio e à intervenção de terceiros, julgue os itens que se seguem.
Na denunciação da lide promovida pelo réu, pode a sentença condenar diretamente o denunciado a compor os prejuízos reclamados pelo autor se restar comprovado ter sido ele o causador direto dos danos sofridos por aquele.
FALSO
Em caso de litisconsórcio unitário, a decisão da causa tem de ser uniforme para todos os litisconsortes. Por isso, a confissão de um deles é ineficaz, inclusive em relação àquele que confessou.
VERDADE
No chamamento ao processo, forma-se um litisconsórcio necessário passivo entre as partes do processo primitivo, visando à condenação do terceiro e à reparação do prejuízo decorrente de sua eventual derrota na causa.
 FALSO
MP/SP – 2008: Na demanda ajuizada por sócios de uma sociedade em face desta para a declaração de nulidade de uma deliberação societária, o litisconsórcio existente entre esses sócios é considerado 
(A) comum (simples) e facultativo.
(B) comum (simples) e necessário.
(C) unitário e facultativo.
(D) unitário e necessário.
(E) alternativo e facultativo.
MP/SP – 2011 (adaptada): É correto afirmar que, na relação jurídico-processual em que haja litisconsórcio necessário unitário, 
a) o Juiz poderá limitá-lo, a pedido, quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. 
b) a validade da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.
c) a sentença será ineficaz para os que não foram citados. 
d) a validade da sentença independe da citação de todos os litisconsortes no processo. 
e) o Juiz poderá decidir a lide de modo diferente para cada um dos litisconsortes. 
Procurador do Estado/PE – CESPE – 2009: Assinale a opção correta quanto à intervenção de terceiros.
a) Diante da execução de dívida solidária, é viável que o executado se sirva do chamamento ao processo para trazer aos autos da execução o devedor solidário.
b) O chamamento ao processo é modalidade de intervenção de terceiro que existe para proteger o credor de dívida solidária, ao permitir que este busque, em um mesmo processo, seu crédito de mais de um devedor.
c) Por meio do chamamento ao processo, forma-se entre o chamador e o chamado um litisconsórcio passivo e unitário, já que se trata de dívida solidária.
d) Na hipótese de ser possível o chamamento ao processo, há, entre o chamado e a parte adversa, uma relação jurídica direta.
e) É viável o chamamento ao processo do fiador quando o devedor principal for réu em processo movido apenas contra ele pelo credor.
Delegado Federal – 2004 – CESPE:
(I) É admissível litisconsórcio por afinidade de questões de direito, como no caso de diversos contribuintes que se unem para demandar em face da fazenda pública, com o fim de se prevenirem da cobrança de tributo cuja inconstitucionalidade se argúi.
VERDADE
(II) Na assistência simples, a intervenção não impede o assistido de praticar atos dispositivos, como renúncia, desistência e outros equiparados.
VERDADE

Continue navegando