Buscar

didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Quando temos a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos, afetivos, além de visão crítica de mundo e autonomia para enfrentar um tipo de situação estamos demonstrando:
	
	
	 
	nossa aceitação da realidade
	 
	nossas competências
	
	nosso enquadramento ao sistema
	
	nosso Quociente Intelectual (QI)
	
	nosso ajustamento social
	
Explicação:
O professor com todas essas qualidades apontadas no enunciado da questão,  requer dele uma atitude de pesquisador,  onde possa se apropriar criticamente acerca das teorias, do que já está escrito, determinado, dissertado por alguém, por nós ou por autores de livros, — para que, no futuro próximo, apresente as suas próprias respostas sobre como ser professor, com autonomia. Para isso, precisa de aprofundamento teórico, · interiorização dos conceitos, · estudo, · leitura, · debate, · participação em aula, seja presencial ou a distância, e nos fóruns de discussão. Portanto, a apropriação crítica do saber é uma competência esperada no professor,
A resposta está correta, pois esse professor com todas essas qualidades, significa que adquiriu as competências necessárias para que sua prática seja transformadora.
	
	 
	Ref.: 201708503080
		
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A educação envolve processos transmissão, reelaboração e produção de saberes, valores, modos de sentir, agir e pensar. São processos complexos e, portanto, a educação guarda múltiplas dimensões: pessoal, sociocultural, político-econômica, filosófica. Correlacione os enunciados abaixo à dimensão correspondente:
 I. a concepções de mundo e de homem
II. às dinâmicas de grupos e culturas
III. aos processos individuais de aprendizagem
IV. a determinantes e estruturas de produção e poder
(  ) dimensão pessoal
(  ) dimensão sociocultural
(  ) dimensão político-econômica
(  ) dimensão filosófica
Assinale a sequência que corresponde a correlação correta:
	
	
	
	I - II - III - IV
	
	IV - III - II - I
	
	II - III - I - IV
	 
	III - II - IV - I
	
	I - IV - III - II
	
	 
	Ref.: 201709198943
		
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Didática é um dos ramos de estudo da Pedagogia. A Didática "é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais" (LIBÂNEO, 1994). Se a Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais, a prática educativa deverá considerar:
	
	
	 
	conhecimento acumulado pela sociedade, como processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana.
	
	todos os conhecimentos oriundos das atividades profissionais do estudante.
	
	os conhecimentos técnicos, desconsiderando os aspectos sociais.
	
	os conhecimentos científicos sem considerar as necessidades da comunidade escolar.
	
	apenas os interesses da classe dominante e do mercado.
	
	 
	Ref.: 201709487201
		
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É uma disciplina pedagógica que integra os cursos de formação de professores. Assume, ainda, o compromisso de discutir a transformação social, a realidade cultural, a política educacional, bem como a permanência dos alunos na escola, buscando práticas pedagógicas que atendam com eficiência a diversidade humana. Estamos nos referindo a:
	
	
	 
	Didática
	
	Antropologia
	
	Filosofia
	
	Psicologia
	
	Sociologia
	
	 
	Ref.: 201708509815
		
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Questão adaptada do TJPE, 2009). Fundamentado na perspectiva progressista da educação, em relação às orientações didáticas, levar-se-ão em consideração todos os aspectos abaixo, EXCETO:
	
	
	
	Diversidade
	 
	Homogeneidade da Turma.
	
	Contexto sócio-histórico
	
	autonomia
	
	Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.
	
	 
	Ref.: 201709443264
		
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Candau (2003) em seus estudos recentes, aponta um novo ressignificar no campo da Didática, o qual diz respeito a:
	
	
	 
	perspectiva multi/intercultural.
	
	perspectiva monocultural
	
	perspectiva técnica.
	
	perspectiva etnocêntrica
	
	perspectiva unidimensional.
	
Explicação:
Significa trabalhar a Didática na perspectiva multi/intercultural. A perspectiva intercultural da educação, aposta no reconhecimento da complexidade da educação, questionando os aspectos centralizadores, monoculturais do currículo nos instigando a pensar sobre os múltiplos aspectos de forma radical. Não mais é possível considerar as diferenças culturais de maneira superficial, trivializada, somos desafiados a pensar o currículo a partir do chão da escola considerando todas as diferenças que a constituem. Pensar a educação intercultural a partir do pensamento de Candau (2008) significa acreditar que é possível reinventar a escola, que outros conhecimentos possam ser construídos e as outras culturas até então negadas, silenciadas possam ser significadas, ressignificadas e incluídas no espaço/tempo escola.
	
	 
	Ref.: 201709445522
		
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considerando o planejamento educacional como uma ferramenta estratégica para subsidiar a busca de alternativas para a solução dos problemas e conflitos vivenciados na intervenção do professor progressista, assinale a opção correta.
	
	
	
	Se o professor assume, nos objetivos, o compromisso com a formação de atitudes, ele deve enfatizar a transmissão de conteúdos informativos e assimilação do conhecimento científico.
	
	Se o professor assume uma postura de ouvir seus alunos, ele deve ser diretivo e tomar partido daqueles que pensam como ele.
	
	Se o professor pretende favorecer a aprendizagem dos participantes, deve evitar conciliar, mediar dois objetivos antagônicos.
	
	Se o professor não dispõe de recursos materiais adequados, ele deve aguardar até que as condições precárias de trabalho sejam modificadas para abrir espaço de discussão e reflexão com os alunos.
	 
	Se o professor tem por objetivo contribuir para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos participantes, ele deve utilizar uma concepção educativa com foco na coletividade.
	
	 
	Ref.: 201709537770
		
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Levando em consideração a História das Ideias Pedagógicas é CORRETO afirmar:
	
	
	 
	Só podemos falar da existência da Didática como teoria do ensino que sistematiza o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar, a partir de meados do século XVII.
	
	João Amós Comênio, Jean-Jacques Rousseau, Henrique Pestalozzi e Johann Friedrich Herbart são exemplos de pensadores que elaboraram ideia pedagógicas, mas nenhum deles era de fato educador.
	
	O estudo da História das Ideias Pedagógicas é desnecessário em Pedagogia, já que o que interessa de fato ao professor em formação é aprender sobre conteúdos e técnicas de ensino.
	
	Na chamada Antiguidade Clássica (gregos e romanos) e no período medieval não existia nenhuma forma de prática pedagógica.
	
	Desde os primórdios da humanidade é possível dizer que a prática de ensino acontecia de forma organizada e sistematizada, logo, a Didática como ciência sempre existiu nass prática sociais humanas.
	
Explicação:
A Didática é reconhecida como um campo de estudo que se dedica a compreender as práticas pedagógicas, bem como a buscar alternativas e caminhos para que a aprendizagem se realize de forma ativa e significativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando