Buscar

trabalho psicopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exame ​ ​Psíquico
Maria, é levada pela neta ao setor de emergência do hospital SMH, em Petrópolis. De acordo com a acompanhante, a cerca de 3 meses a avó vem apresentando um comportamento diferente do habitual, deprimida, alegando ouvir vozes e ver pessoas em sua casa. Bem vestida, porém é notório o mal cheiro. Durante a consulta, mostrava-se cansada, seus movimentos ​lentos, assim​ como sua fala. ​ ​Diz ​ ​não ​ ​sentir ​ ​vontade de ​ ​sair da cama , ​ ​ou ​ ​mesmo ​ ​realizar ​ ​tarefas ​ ​simples como cozinha ou mesmo​ ​referentes ​ ​a sua higiene pessoal , como tomar banho​(o ​ ​que ​ ​explica ​ ​o ​ ​mal ​ ​estado ​ ​de ​ ​higiene ​ ​em ​ ​que ​ ​se ​ ​encontrava), não esboçou nenhuma emoção, não teve dificuldades em dizer o seu nome, porém não sabia em qual hospital e ano estávamos. Antes do aparecimento desses sintomas, Maria levava uma vida normal, cuidando da sua casa, indo as consultas médicas com frequência, e fazendo atividades físicas, caminhando com sua vizinha. Sua neta ainda afirma que as “Vozes” ouvidas pela avó e as alucinações visuais são mais constantes durante a madrugada, e que por isso a noite de descanso também fica comprometida, fazendo com que ela durma bastante durante o dia. 
Questão ​ ​2: ​ ​​Quais ​ ​são ​ ​os ​ ​desafios ​ ​envolvidos ​ ​na ​ ​diferenciação ​ ​do ​ ​normal ​ ​e ​ ​do patológico? ​ ​
Perceber o que é normal e o que é patológico na psicopatologia, se torna fácil quando as alterações comportamentais e psicológicas são muito extravagantes, ou progressivas, ou que durem muito tempo, porém há situações mais complexas onde o normal e o patológico apresentam-se intimamente ligados e o limite entre um e outro se torna muito tênue, o que permite sugerir que os critérios de normalidade e patologia variam muito em função do olhar que se tem sobre o indivíduo analisado em determinado tempo e espaço. 
Questão ​ ​3: ​ ​​Descreva ​ ​a ​ ​função ​ ​psíquica ​ ​da ​ ​atenção ​ ​e ​ ​suas ​ ​possíveis ​ ​alterações psicopatológicas. 
A atenção é a concentração da atividade psíquica sobre os estímulos que a solicitam.
Dentre as alterações psicopatológicas estão:
*Hipovigilância: diminuição da capacidade de estar atento a novos estímulos.
*Hipervigilância: Sensibilidade excessiva para novos estímulos.
*Distratibilidade: Incapacidade de concentração da atenção, a qual é desviada para estímulos irrelevantes.
*Desatenção seletiva: bloqueio dos estímulos que geram ansiedade ou aflição.
* Hipotenacidade: dificuldade de manter-se fixado a um mesmo estímulo
*Hipertenacidade: atenção excessiva a determinado estímulo.

Continue navegando