Buscar

banco de sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferencie HEMOCOMPONENTES de HEMODERIVADOS e dos Hemocomponentes descreva;
1. Obtenção (0,5);
2. Características do produto (1,0 );
3. Validade (0,25);
3. Temperatura de Conservação (0,25).
Pesquisem livremente e utilizem o livro Guia para Uso de Hemocomponentes disponilizado no AVA.
Observem a data limite de postagem 19.04.2018 às 23h59min.
Resposta da APS 
A diferença entre hemocomponentes e hemoderivados é que os hemoderivados são industrializados ,ou seja os materiais como hemácias, plaquetas , plasma etc, são retirados e são industrializados para retornar em forma embaladas, a partir do fracionamento do plasma por processos físicoquímico .
obtenção : é obtido através de doação voluntária de pessoas com atitudes solidaria, presando sempre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso , a Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001 , é a lei que regulamenta todo esse processo de doação, os serviços de hemoterapia são adequados e estruturados, com níveis de complexidade diferentes, a depender das atividades que executam. Serviços mais completos executam todas as etapas do ciclo do sangue, que correspondem à captação de doadores, à triagem clínica, à coleta de sangue, ao processamento de sangue em hemocomponentes, às análises sorológicas e imuno hematológicas no sangue do doador, ao armazenamento e à distribuição destes produtos e à transfusão
características do produto : Os produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos como centrifugação, congelamento é uma característica especifica para que seja um produto denominados hemocomponentes. Existem duas maneiras para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total. A outra forma, mais específica e de maior complexidade, é a coleta por meio de aférese , , o processo de centrifugação possibilita a separação do sangue total em camadas ,sendo hemácias que ficam depositadas no fundo da bolsa. Acima delas formase camada leuco-plaquetária, ou seja, uma camada de leucócitos e plaquetas, a camada de plasma que contém plaquetas dispersas.
ou seja o produto hemocomponentes se caracteriza por vários outros produtos que existem como hemácias, plaquetas ,plasma, a crio precipitação que são algumas proteínas plasmáticas.
validade e temperatura: sua validade depende do produtos por exemplo os Concentrado de granulócitos devem ser transfundidos assim que possível após a coleta, e, se for inevitável, seu armazenamento deve ser em temperatura entre 20°C e 24°C, em repouso e por, no máximo, 24 horas. Para transporte deste hemocomponente, recomendase o uso de recipientes próprios, com produto refrigerante comercial que assegure a manutenção desta temperatura, as hemácias deve ser mantido entre 2°C e 6°C e sua validade varia entre 35 e 42 dias, dependendo da solução conservadora, o plasma É completamente congelado até 8 horas após a coleta e mantido, no mínimo, a 18°C negativos, sendo, porém, recomendada a temperatura igual ou inferior a 25°C negativos. Sua validade se armazenado entre 25°C negativos e 18°C negativos é de 12 meses. Se mantido congelado a temperaturas inferiores a 25°C negativos sua validade é de 24 meses.

Continue navegando