Buscar

Exercícios Gravimetria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Gravimetria 
1- Em uma dada análise de íons ferro tomou-se uma alíquota de 15 mL de uma solução comercial, oxidou-se qualquer Fe2+ presente na amostra a Fe3+ e, então, precipitou-se todo o Fe3+ sob a forma de hidróxido de ferro (III). Este hidróxido foi calcinado á 900°C, convertendo-se ao respectivo óxido de ferro. Pesou-se e constatou-se uma massa de 1,569 2 g do produto em questão. Calcule a porcentagem (m/v) de Ferro presente na amostra comercial.
2- Em um determinado laboratório de química Analítica, precisou-se determinar a quantidade mais exata possível de sódio e de potássio presente em uma amostra de um sal comercial feita pela mistura de NaBr e KBr em proporções desconhecidas. Para isso, acidificou-se o meio com HNO3 6 M e então adicionou-se AgNO3 0,2 M em excesso como agente precipitante. O precipitado foi filtrado e colocado em estufa. Após isso, o produto formado pesou 0,955 6 g. Calcule a porcentagem de cada íon na amostra.
3- Sabe-se que uma determinada amostra de um sal composto, é composta por NaBr, KBr, KI e NaI em proporções desconhecidas. Para efeitos de análise, tomou-se 1,561 0 g deste sal composto pelos haletos descritos anteriormente e precipitaram-se os respectivos haletos como um precipitado de haleto de prata, que pesou 0,568 9 g. Neste precipitado de haleto de prata, utilizou-se então um procedimento químico que converteu todo AgI a AgBr, e após isso o precipitado pesou 0,423 6 g. Calcule a porcentagem de cada sal na amostra.
4- Em que consiste o procedimento de gravimetria por volatilização? Explique quando esta é inviável, citando um exemplo.
5- Explique como utilizar o procedimento de oxidação com permanganato na análise de íons brometo, citando as reações envolvidas no procedimento. O que aconteceria se tivéssemos íons iodeto como fonte de contaminação? Como poderíamos removê-lo? Explique usando um procedimento viável em escala laboratorial e que gere o maior custo-benefício.
6- Cite 3 principais aplicações da análise gravimétrica no cotidiano de laboratórios de química analítica.
7- O nitroprussiato de sódio, Na2[Fe(CN)5NO] poderia ser usado para análises gravimétricas? Se não, para que tipo de análise ele poderia ser usado? Dê um exemplo prático.

Outros materiais